quarta-feira, 19 de junho de 2013

OUVIDORIAS DO MUNICÍPIO E DO ESTADO DESENVOLVEM TRABALHO CONJUNTO EM PROL DAS COPAS, EM PARCERIA COM A BELOTUR E A SETUR-MG

Iniciativa prevê ações que têm o intuito de ouvir do cidadão opiniões que melhorem a organização dos eventos na capital

Uma parceria da Ouvidoria-Geral do Município (Ouvim) com a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), envolvendo a Belotur e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizará uma série de ações que visam o aprimoramento do atendimento ao cidadão durante os jogos da Copa das Confederações FIFA 2013. A ideia é utilizar o contato direto que os dois órgãos possuem com a população para monitorar a qualidade dos serviços públicos envolvidos com o torneio, como saúde, transporte e segurança. A iniciativa colabora para que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) identifique e previna riscos, registre boas práticas e fortaleça a imagem da cidade. As ações também servirão de base para aquelas que serão utilizadas em 2014, durante os jogos da Copa do Mundo. Entre as várias ações de ouvidoria em andamento na Copa das Confederações, é importante destacar a Ouvidoria Itinerante, cuja atividade será a abordagem direta dos cidadãos, nos terminais de embarque dos torcedores para os jogos, nos seguintes locais: Savassi (Rua Paraíba, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Antônio de Albuquerque); Centro (Rua Espírito Santo, entre Ruas dos Tupis e dos Tamoios); Praça Floriano Peixoto (entre Av. Brasil, Contorno e Rua Manaus - Santa Efigênia); Minas Shopping (Avenida Cristiano Machado, 4.000); Estação Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 640) e também na Fan Fest - Praça da Estação (Avenida dos Andradas, 201). Serão registradas em formulários próprios, elaborados para tal finalidade, as opini&otil de;es dos cidadãos em relação ao evento e à sua estadia na cidade. Durante o evento, também serão desenvolvidas outras atividades de Ouvidoria, dentre as quais a instalação de urnas com impressos de pesquisa de satisfação, em português, inglês e espanhol, em pontos estratégicos, como os postos de informações turísticas da Belotur, hotéis, rodoviária e aeroportos, oportunizando aos cidadãos a possibilidade de expressarem sua opinião. Todas essas ações são articuladas em parceria com a Belotur e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com a geração de relatórios atualizados para a Prefeitura e o Governo do Estado. De acordo com o Ouvidor-Geral do Município, Saulo Amaral, “é muito importante este trabalho integrado e a atuação conjunta, por ser uma ação inédita de utilização dos procedimentos de ouvidoria nas competições da FIFA. Destacou que os dados produzidos, sob a perspectiva do usuário, propiciarão uma análise e avaliação mais apuradas da realização do evento, sendo de grande valia, no sentido de possibilitar a correção ou prevenção de possíveis dificuldades ou falhas nos serviços públicos, além de fortalecer a rede de atuação conjunta para a Copa do Mundo de 2014 e outros grandes eventos”. O trabalho também permitirá uma visão holística das Copas sob a perspectiva do usuário, o que será crucial para a realização de novos megaeventos que a cidade poderá realizar no futuro. Outros resultados esperados são o fortalecimento da vocação da cidade para o turismo, a reunião das práticas bem sucedidas e a possibilidade de atrair novos investimentos externos. Esta iniciativa não exclui as formas de atendimento já adotadas pelas Ouvidorias anteriormente. O contato pelo telefone da Ouvim continua por meio do número 156, seguido da opção 6, enquanto que o da OGE permanece com o número 162. Quanto à Ouvidoria do Município, o cidadão ainda pode acionar seus serviços por outros dois canais: no site oficial da PBH (www.pbh.gov.br, opção “Fale Conosco” - Ouvidoria) ou presencialmente no BH Resolve (Avenida Santos Dumont, 363 - Centro), das 8h às 18h. - Ascom

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