Iniciativa prevê ações que têm o intuito de ouvir do
cidadão opiniões que melhorem a organização dos eventos na capital
Uma
parceria da Ouvidoria-Geral do Município (Ouvim) com a Ouvidoria-Geral do
Estado (OGE), envolvendo a Belotur e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur)
realizará uma série de ações que visam o aprimoramento do atendimento ao
cidadão durante os jogos da Copa das Confederações FIFA 2013. A ideia é
utilizar o contato direto que os dois órgãos possuem com a população para
monitorar a qualidade dos serviços públicos envolvidos com o torneio, como
saúde, transporte e segurança. A iniciativa colabora para que a Prefeitura de
Belo Horizonte (PBH) identifique e previna riscos, registre boas práticas e fortaleça
a imagem da cidade. As ações também servirão de base para aquelas que serão
utilizadas em 2014, durante os jogos da Copa do Mundo. Entre as várias ações de
ouvidoria em andamento na Copa das Confederações, é importante destacar a
Ouvidoria Itinerante, cuja atividade será a abordagem direta dos cidadãos, nos
terminais de embarque dos torcedores para os jogos, nos seguintes locais:
Savassi (Rua Paraíba, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Antônio de
Albuquerque); Centro (Rua Espírito Santo, entre Ruas dos Tupis e dos Tamoios);
Praça Floriano Peixoto (entre Av. Brasil, Contorno e Rua Manaus - Santa
Efigênia); Minas Shopping (Avenida Cristiano Machado, 4.000); Estação Barreiro
(Av. Afonso Vaz de Melo, 640) e também na Fan Fest - Praça da Estação (Avenida dos
Andradas, 201). Serão registradas em formulários próprios, elaborados para tal
finalidade, as opini&otil de;es dos cidadãos em relação ao evento e à sua
estadia na cidade. Durante o evento, também serão desenvolvidas outras
atividades de Ouvidoria, dentre as quais a instalação de urnas com impressos de
pesquisa de satisfação, em português, inglês e espanhol, em pontos
estratégicos, como os postos de informações turísticas da Belotur, hotéis,
rodoviária e aeroportos, oportunizando aos cidadãos a possibilidade de
expressarem sua opinião. Todas essas ações são articuladas em parceria com a
Belotur e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com a geração de
relatórios atualizados para a Prefeitura e o Governo do Estado. De acordo com o
Ouvidor-Geral do Município, Saulo Amaral, “é muito importante este trabalho
integrado e a atuação conjunta, por ser uma ação inédita de utilização dos
procedimentos de ouvidoria nas competições da FIFA. Destacou que os dados
produzidos, sob a perspectiva do usuário, propiciarão uma análise e avaliação
mais apuradas da realização do evento, sendo de grande valia, no sentido de
possibilitar a correção ou prevenção de possíveis dificuldades ou falhas nos
serviços públicos, além de fortalecer a rede de atuação conjunta para a Copa do
Mundo de 2014 e outros grandes eventos”. O trabalho também permitirá uma visão
holística das Copas sob a perspectiva do usuário, o que será crucial para a
realização de novos megaeventos que a cidade poderá realizar no futuro. Outros
resultados esperados são o fortalecimento da vocação da cidade para o turismo,
a reunião das práticas bem sucedidas e a possibilidade de atrair novos
investimentos externos. Esta iniciativa não exclui as formas de atendimento já
adotadas pelas Ouvidorias anteriormente. O contato pelo telefone da Ouvim
continua por meio do número 156, seguido da opção 6, enquanto que o da OGE
permanece com o número 162. Quanto à Ouvidoria do Município, o cidadão ainda
pode acionar seus serviços por outros dois canais: no site oficial da PBH
(www.pbh.gov.br, opção “Fale Conosco” - Ouvidoria) ou presencialmente no BH
Resolve (Avenida Santos Dumont, 363 - Centro), das 8h às 18h. - Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário