Jornalistas
nacionais e internacionais que estão trabalhando no Cento Aberto de Mídia
(CAM), instalado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, para produzir
matérias durante a Copa das Confederações da FIFA, tiveram a oportunidade de
conhecer alguns dos atrativos de Belo Horizonte e do entorno através de
apresentação do musico mineiro Maurício Tizumba e duas palestras, uma do
Inhotim e outra sobre a gastronomia mineira, realizada na tarde desta
segunda-feira (17/06). Coordenador de Hotelaria e Gastronomia do Senac MG, Hans
Eberhard Aichinger, falou sobre a
relação entre a gastronomia e o turismo mineiro e as oportunidades em Minas
Gerais no segmento. De acordo com Aichinger, a gastronomia é um resgate às
tradições e ao patrimônio cultural e humano, que vai além do ato de cozinhar. A respeito da capital mineira ele lembrou que Belo Horizonte é a capital
dos bares e botecos. “Sediamos um dos mais importantes festivais gastronômicos,
o Comida di Buteco, que ajuda a promover alguns dos ícones da gastronomia típica
mineira, como o torresmo, a mandioca, o queijo, dentre tantos outros”. Hans
lembrou ainda da riqueza do Mercado Central e das cervejas artesanais, polo
econômico em expansão na capital mineira. “Somente em Belo Horizonte temos a
produção 23 rótulos de cervejas artesanais, sendo alguns dos melhores do
Brasil. A produção de cerveja em Minas Gerais perde somente para Santa
Catarina, que já esta no mercado há mais de 15 anos”. O músico, ator e
compositor Maurício Tizumba apresentou-se em um pocket show com cantigas de
Minas Gerais, utilizando o tambor mineiro e instrumentos típicos do Congado. De
acordo com Tizumba, a participação no Centro Aberto de Mídia foi uma
oportunidade de mostrar ao Brasil a cultura negra. “Participar de um evento
como este, onde a imprensa das mais diversas partes do país está presente, é
mostrar que, além do futebol, o Brasil e, principalmente, Minas Gerais tem
raízes negras. É um momento de contar a história do negro brasileiro para a
imprensa e mostrar o movimento da cultura negra de resistência”. Tizumba
lembrou ainda que será o curador do 7º Festival de Arte Negra, um dos maiores
do país, que acontecerá no segundo semestre deste ano, em Belo Horizonte. Ricardo
Gazel, CEO do Instituto Inhotim, apresentou o museu que reúne um dos maiores
acervos de Arte Contemporânea do mundo, situado em Brumadinho, a 60 Km de Belo
Horizonte. Segundo Gazel, a expectativa é de que o museu receba cerca de 450
mil visitantes este ano. “Minas Gerais possui atrações como Belo Horizonte,
obras de Niemeyer e cidades históricas e o Inhotim veio somar a todos os
atrativos do Estado. Recebemos os maiores colecionadores de arte e os maiores
artistas do mundo, o que nos credencia como referência em Arte Contemporânea e
nos torna, além de um atrativo, um destino turístico”. O CEO do Instituto Inhotim
lembrou ainda que a grandiosidade do museu já foi descrita na imprensa
internacional por jornais como o The New York Times, El País e BBC
Internacional. As apresentações culturais de Belo Horizonte no CAM é uma
iniciativa da Belotur, em parceria com Secretaria Extraordinária para Copa,
Fundação Municipal de Cultura, Senac Minas e Instituto Inhotim. O CAM -
Coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e
pelo Ministério do Esporte, o Centro Aberto de Mídia foi idealizado para
abrigar atividades envolvendo os governos federal, estaduais e municipais, que
receberão os jogos da Copa das Confederações da FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA
2014TM. A expectativa é oferecer oportunidade de divulgação de cada cidade-sede
por meio de conteúdos institucionais e pautas diversificadas sobre o Brasil. - Ascom
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