quarta-feira, 19 de junho de 2013

CENTRO ABERTO DE MÍDIA NO RIO DE JANEIRO TEM UM DIA DE ATIVIDADES CULTURAIS SOBRE BELO HORIZONTE E ENTORNO


Jornalistas nacionais e internacionais que estão trabalhando no Cento Aberto de Mídia (CAM), instalado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, para produzir matérias durante a Copa das Confederações da FIFA, tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos atrativos de Belo Horizonte e do entorno através de apresentação do musico mineiro Maurício Tizumba e duas palestras, uma do Inhotim e outra sobre a gastronomia mineira, realizada na tarde desta segunda-feira (17/06). Coordenador de Hotelaria e Gastronomia do Senac MG, Hans Eberhard Aichinger,  falou sobre a relação entre a gastronomia e o turismo mineiro e as oportunidades em Minas Gerais no segmento. De acordo com Aichinger, a gastronomia é um resgate às tradições e ao patrimônio cultural e humano, que vai além do ato de cozinhar.  A respeito da capital mineira  ele lembrou que Belo Horizonte é a capital dos bares e botecos. “Sediamos um dos mais importantes festivais gastronômicos, o Comida di Buteco, que ajuda a promover alguns dos ícones da gastronomia típica mineira, como o torresmo, a mandioca, o queijo, dentre tantos outros”. Hans lembrou ainda da riqueza do Mercado Central e das cervejas artesanais, polo econômico em expansão na capital mineira. “Somente em Belo Horizonte temos a produção 23 rótulos de cervejas artesanais, sendo alguns dos melhores do Brasil. A produção de cerveja em Minas Gerais perde somente para Santa Catarina, que já esta no mercado há mais de 15 anos”. O músico, ator e compositor Maurício Tizumba apresentou-se em um pocket show com cantigas de Minas Gerais, utilizando o tambor mineiro e instrumentos típicos do Congado. De acordo com Tizumba, a participação no Centro Aberto de Mídia foi uma oportunidade de mostrar ao Brasil a cultura negra. “Participar de um evento como este, onde a imprensa das mais diversas partes do país está presente, é mostrar que, além do futebol, o Brasil e, principalmente, Minas Gerais tem raízes negras. É um momento de contar a história do negro brasileiro para a imprensa e mostrar o movimento da cultura negra de resistência”. Tizumba lembrou ainda que será o curador do 7º Festival de Arte Negra, um dos maiores do país, que acontecerá no segundo semestre deste ano, em Belo Horizonte. Ricardo Gazel, CEO do Instituto Inhotim, apresentou o museu que reúne um dos maiores acervos de Arte Contemporânea do mundo, situado em Brumadinho, a 60 Km de Belo Horizonte. Segundo Gazel, a expectativa é de que o museu receba cerca de 450 mil visitantes este ano. “Minas Gerais possui atrações como Belo Horizonte, obras de Niemeyer e cidades históricas e o Inhotim veio somar a todos os atrativos do Estado. Recebemos os maiores colecionadores de arte e os maiores artistas do mundo, o que nos credencia como referência em Arte Contemporânea e nos torna, além de um atrativo, um destino turístico”. O CEO do Instituto Inhotim lembrou ainda que a grandiosidade do museu já foi descrita na imprensa internacional por jornais como o The New York Times, El País e BBC Internacional. As apresentações culturais de Belo Horizonte no CAM é uma iniciativa da Belotur, em parceria com Secretaria Extraordinária para Copa, Fundação Municipal de Cultura, Senac Minas e Instituto Inhotim. O CAM - Coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e pelo Ministério do Esporte, o Centro Aberto de Mídia foi idealizado para abrigar atividades envolvendo os governos federal, estaduais e municipais, que receberão os jogos da Copa das Confederações da FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014TM. A expectativa é oferecer oportunidade de divulgação de cada cidade-sede por meio de conteúdos institucionais e pautas diversificadas sobre o Brasil. - Ascom

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