quarta-feira, 26 de junho de 2013

TERCEIRO DIA DA FEIRA TEVE O MAIOR PÚBLICO DE UMA QUARTA-FEIRA DE FEICORTE: SEIS MIL VISITANTES ESTIVERAM NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES IMIGRANTES




Líderes do setor discutem na Feicorte governança para programas de fidelidade. Que tipo de líderes o agronegócio brasileiro precisa para garantir investimentos e a importância da governança para programas de fidelidade foram temas abordados no Encontro de Líderes realizado na quarta-feira (19/06), na Feicorte. O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, falou sobre a necessidade de as lideranças trabalharem em conjunto e não abrirem mão das entidades representativas do setor em seus estados. O ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo João Sampaio, destacou a importância de um líder ser respeitado e ter coragem para tomar iniciativas. Sampaio também criticou o governo federal e os empresários que insistem em permanecer no conforto de seus lares. “O governo federal não nos ouve, está na inércia. Essas manifestações que estão acontecendo poderiam ter sido feitas por nós, produtores. Temos muitas reivindicações”, ressaltou, acrescentando ainda que o papel das novas lideranças que têm que surgir é o de cobrar. “Precisamos acreditar que é possível exercer liderança com capacidade. Precisamos ter coragem para sair do conforto das nossas fazendas e por a cara para bater”, disse. O consultor internacional da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Francisco Vila, convocou os pecuaristas a investirem. “Ou faz ou vai ficar para trás”, disse, referindo-se à necessidade de se investir na integração da cadeia produtiva. “A regra do jogo mudou. Antes produtor escolhia a raça e vendia. Agora, quem manda é o consumidor”, disse. Vila destacou a importância de união do setor. “É necessário começar com compromisso das lideranças e construir um mecanismo de governança. Varejo e indústrias de insumos são dois aliados que podem negociar em pé de igualdade com os frigoríficos”, acrescentou. Na sequência, o Diretor do Grupo Pão de Açúcar, Leonardo Miayo apresentou o Programa “Qualidade desde a origem” (QDO) para a carne bovina, seguido da experiência da VPJ Alimentos, apresentada pelo presidente Valdomiro Poliselli, que atua da genética a marcas de carne próprias, muito fortes no mercado. O diretor da Phibro Animal Health, Danilo Grandini, também destacou os desafios técnicos da pecuária tecnificada. “Adoção tecnológica define rumo, mas não a velocidade do trajeto. Precisamos investir neste segmento”, apontou o executivo. Em seguida, líderes de empresas como Dow AgroScienses, Tortuga/DSM, MSD Saúde Animal e Grupo Pão de Açúcar deram depoimentos sobre seus compromissos e de suas empresas com a governança. O encontro de líderes da Feicorte contou com a presença de dois ex-ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli, que receberam junto com João Sampaio homenagem como personalidades do ano do agronegócio. Marcou presença também no encontro a Secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi. Tratadores de gado recebem capacitação em saúde, nutrição e manejo. Na noite de quarta-feira, cerca de 60 tratadores de gado que trabalham durante a Feicorte participaram de um ciclo de palestras sobre produção pecuária e seu papel como profissional. Marcus Rezende, da Ouro Fino Saúde Animal tratou sobre sanidade; Carlos Eduardo dos Santos, da Tortuga, sobre nutrição e o tema manejo foi abordado por Renato dos Santos, da Beckhauser e por Stavros Tseimazides, da Marfrig. “Sempre que posso participo dessas palestras, pois gosto de lidar com os animais e é muito ruim saber que tem gente que não faz direito o manejo. Os animais precisam ser tratados com calma e carinho e isso faz com que o desempenho deles seja melhor”, afirmou o tratador Luis Antonio Burh Vieira, de Alegrete (RS). Mauro Braihan, de Uruguaiana (RS), veio pela primeira vez à Feicorte e disse que o que aprendeu nas palestras dá condições para melhorar o desempenho do trabalho. “Vivo aprendendo e nunca se pode achar que se sabe tudo. Valeu muito a pena”, declarou. “Foi muito importante porque tem coisas de manejo que a gente que lida com os animais não liga, mas que ajudam bastante a melhorar o trabalho”, disse Everton Marques da Silva, de Itapetininga (SP), que foi o ganhador da sela sorteada ao final do evento. 1º Fórum de Comunicação no Agronegócio aborda sinergia entre as mídias. A 19ª Feicorte foi palco de um evento inédito do setor. O 1º Fórum de Comunicação no Agronegócio, realizado na manhã desta quinta-feira (20/06), reuniu operadores de mídia televisiva, impressa, internet e redes sociais para discutir a importância da comunicação e eventos como canais difusores de atualização e novos conhecimentos para a pecuária do futuro. “O diálogo fora da porteira é zero e o diálogo dentro da porteira é abundante. Agronegócio sem marketing é só agro”, decretou o escritor, professor, executivo e jornalista José Luiz Tejon Megido. Para ele, as empresas do setor devem destinar uma parte definida de seu lucro para a comunicação, “de forma compatível e inteligente”, ponderou. O diretor geral do canal Terraviva, pertencente ao Grupo Bandeirantes, Evandro do Carmo Guimarães, apresentou dados sobre a maior abrangência das televisões via satélite principalmente no campo ante a TV a cabo e defendeu a convergência inevitável pela qual as mídias segmentadas passam para cumprir com suas atividades. O CEO do BeefPoint, Miguel Cavalcanti falou de sua experiência de convergência de mídias e uso de ferramentas para o objetivo principal da empresa, que é, segundo ele, “contribuir para melhorar a pecuária”. “Meu negócio existe para mudar a pecuária e a internet é uma ferramenta que uso para que o Beef Point seja um catalisador de quem faz isso, um ponto de encontro de quem está fazendo coisa boa”. Regis Borges, diretor de marketing do Rural Centro, canal de agronegócios do UOL, compartilhou a experiência de comunicação desenvolvida na internet pelo portal, ressaltando que “o produtor rural chegou mais tarde à internet não porque é resistente à tecnologia, mas por falta de infraestrutura de acesso”. O papel dos eventos na disseminação de conhecimento e na convergência das mídias foi abordado pela gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio, que promove a Feicorte. “Precisamos tratar como colaboração e não como parceria. Cada veículo tem o seu foco e procura fazer o seu melhor, mas separado a gente não consegue fazer nada”, afirmou Carla, que destacou a importância das mídias para o sucesso de eventos como a Feicorte e o Circuito Feicorte, que este ano já passou pelos estados de Mato Grosso e Tocantins e que ocorre até o final do ano em Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará. A revista Feed&Food, representada pelo diretor e editor Osvaldo Penha Ciasulli, também participou do evento falando de sua experiência de 43 anos na área editorial no setor, ressaltando a importância da especialização da equipe para a cobertura de nichos, como da cadeia produtiva do camarão, abordado por sua revista. Rodada de Negócios internacional do BHB na Feicorte deve gerar US$ 620 mil em vendas. Foi realizada nesta terça-feira (18/06) durante a Feicorte a Rodada de Negócios internacional, promovida pelo Programa Brazilian Hereford & Braford (BHB), surgido a partir de um convênio entre a ABHB e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Com a participação de quatro compradores de países como Paraguai, Equador, Costa Rica e Colômbia e 10 empresas brasileiras de sementes, genética, troncos e balanças, as rodadas devem gerar uma estimativas de vendas para os próximos 12 meses de US$ 620 mil. “Vendedores e compradores saíram bastante satisfeitos da Rodada, que é bem direcionada, e reafirma o objetivo do BHB de aproximar empresas brasileiras do mercado internacional”, avalia a gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Leticia Matas. - Ascom

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