Líderes
do setor discutem na Feicorte governança para programas de fidelidade. Que tipo
de líderes o agronegócio brasileiro precisa para garantir investimentos e a
importância da governança para programas de fidelidade foram temas abordados no
Encontro de Líderes realizado na quarta-feira (19/06), na Feicorte. O
presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, falou
sobre a necessidade de as lideranças trabalharem em conjunto e não abrirem mão
das entidades representativas do setor em seus estados. O ex-secretário de
Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo João Sampaio, destacou a
importância de um líder ser respeitado e ter coragem para tomar iniciativas.
Sampaio também criticou o governo federal e os empresários que insistem em
permanecer no conforto de seus lares. “O governo federal não nos ouve, está na
inércia. Essas manifestações que estão acontecendo poderiam ter sido feitas por
nós, produtores. Temos muitas reivindicações”, ressaltou, acrescentando ainda
que o papel das novas lideranças que têm que surgir é o de cobrar. “Precisamos
acreditar que é possível exercer liderança com capacidade. Precisamos ter
coragem para sair do conforto das nossas fazendas e por a cara para bater”,
disse. O consultor internacional da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Francisco
Vila, convocou os pecuaristas a investirem. “Ou faz ou vai ficar para trás”,
disse, referindo-se à necessidade de se investir na integração da cadeia
produtiva. “A regra do jogo mudou. Antes produtor escolhia a raça e vendia. Agora,
quem manda é o consumidor”, disse. Vila destacou a importância de união do
setor. “É necessário começar com compromisso das lideranças e construir um
mecanismo de governança. Varejo e indústrias de insumos são dois aliados que
podem negociar em pé de igualdade com os frigoríficos”, acrescentou. Na
sequência, o Diretor do Grupo Pão de Açúcar, Leonardo Miayo apresentou o
Programa “Qualidade desde a origem” (QDO) para a carne bovina, seguido da
experiência da VPJ Alimentos, apresentada pelo presidente Valdomiro Poliselli,
que atua da genética a marcas de carne próprias, muito fortes no mercado. O
diretor da Phibro Animal Health, Danilo Grandini, também destacou os desafios
técnicos da pecuária tecnificada. “Adoção tecnológica define rumo, mas não a
velocidade do trajeto. Precisamos investir neste segmento”, apontou o
executivo. Em seguida, líderes de empresas como Dow AgroScienses, Tortuga/DSM,
MSD Saúde Animal e Grupo Pão de Açúcar deram depoimentos sobre seus
compromissos e de suas empresas com a governança. O encontro de líderes da
Feicorte contou com a presença de dois ex-ministros da Agricultura, Roberto
Rodrigues e Alysson Paulinelli, que receberam junto com João Sampaio homenagem
como personalidades do ano do agronegócio. Marcou presença também no encontro a
Secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi. Tratadores
de gado recebem capacitação em saúde, nutrição e manejo. Na noite de
quarta-feira, cerca de 60 tratadores de gado que trabalham durante a Feicorte
participaram de um ciclo de palestras sobre produção pecuária e seu papel como
profissional. Marcus Rezende, da Ouro Fino Saúde Animal tratou sobre sanidade;
Carlos Eduardo dos Santos, da Tortuga, sobre nutrição e o tema manejo foi
abordado por Renato dos Santos, da Beckhauser e por Stavros Tseimazides, da
Marfrig. “Sempre que posso participo dessas palestras, pois gosto de lidar com
os animais e é muito ruim saber que tem gente que não faz direito o manejo. Os
animais precisam ser tratados com calma e carinho e isso faz com que o
desempenho deles seja melhor”, afirmou o tratador Luis Antonio Burh Vieira, de
Alegrete (RS). Mauro Braihan, de Uruguaiana (RS), veio pela primeira vez à
Feicorte e disse que o que aprendeu nas palestras dá condições para melhorar o
desempenho do trabalho. “Vivo aprendendo e nunca se pode achar que se sabe
tudo. Valeu muito a pena”, declarou. “Foi muito importante porque tem coisas de
manejo que a gente que lida com os animais não liga, mas que ajudam bastante a
melhorar o trabalho”, disse Everton Marques da Silva, de Itapetininga (SP), que
foi o ganhador da sela sorteada ao final do evento. 1º Fórum de Comunicação no
Agronegócio aborda sinergia entre as mídias. A 19ª Feicorte foi palco de um
evento inédito do setor. O 1º Fórum de Comunicação no Agronegócio, realizado na
manhã desta quinta-feira (20/06), reuniu operadores de mídia televisiva,
impressa, internet e redes sociais para discutir a importância da comunicação e
eventos como canais difusores de atualização e novos conhecimentos para a pecuária
do futuro. “O diálogo fora da porteira é zero e o diálogo dentro da porteira é
abundante. Agronegócio sem marketing é só agro”, decretou o escritor,
professor, executivo e jornalista José Luiz Tejon Megido. Para ele, as empresas
do setor devem destinar uma parte definida de seu lucro para a comunicação, “de
forma compatível e inteligente”, ponderou. O diretor geral do canal Terraviva,
pertencente ao Grupo Bandeirantes, Evandro do Carmo Guimarães, apresentou dados
sobre a maior abrangência das televisões via satélite principalmente no campo
ante a TV a cabo e defendeu a convergência inevitável pela qual as mídias
segmentadas passam para cumprir com suas atividades. O CEO do BeefPoint, Miguel
Cavalcanti falou de sua experiência de convergência de mídias e uso de
ferramentas para o objetivo principal da empresa, que é, segundo ele,
“contribuir para melhorar a pecuária”. “Meu negócio existe para mudar a
pecuária e a internet é uma ferramenta que uso para que o Beef Point seja um
catalisador de quem faz isso, um ponto de encontro de quem está fazendo coisa
boa”. Regis Borges, diretor de marketing do Rural Centro, canal de agronegócios
do UOL, compartilhou a experiência de comunicação desenvolvida na internet pelo
portal, ressaltando que “o produtor rural chegou mais tarde à internet não
porque é resistente à tecnologia, mas por falta de infraestrutura de acesso”. O
papel dos eventos na disseminação de conhecimento e na convergência das mídias
foi abordado pela gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio, que promove a
Feicorte. “Precisamos tratar como colaboração e não como parceria. Cada veículo
tem o seu foco e procura fazer o seu melhor, mas separado a gente não consegue
fazer nada”, afirmou Carla, que destacou a importância das mídias para o
sucesso de eventos como a Feicorte e o Circuito Feicorte, que este ano já passou
pelos estados de Mato Grosso e Tocantins e que ocorre até o final do ano em
Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará. A revista Feed&Food, representada pelo
diretor e editor Osvaldo Penha Ciasulli, também participou do evento falando de
sua experiência de 43 anos na área editorial no setor, ressaltando a
importância da especialização da equipe para a cobertura de nichos, como da
cadeia produtiva do camarão, abordado por sua revista. Rodada de Negócios
internacional do BHB na Feicorte deve gerar US$ 620 mil em vendas. Foi
realizada nesta terça-feira (18/06) durante a Feicorte a Rodada de Negócios
internacional, promovida pelo Programa Brazilian Hereford & Braford (BHB),
surgido a partir de um convênio entre a ABHB e Apex-Brasil (Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos). Com a participação de quatro
compradores de países como Paraguai, Equador, Costa Rica e Colômbia e 10
empresas brasileiras de sementes, genética, troncos e balanças, as rodadas
devem gerar uma estimativas de vendas para os próximos 12 meses de US$ 620 mil.
“Vendedores e compradores saíram bastante satisfeitos da Rodada, que é bem
direcionada, e reafirma o objetivo do BHB de aproximar empresas brasileiras do
mercado internacional”, avalia a gerente de Promoção Comercial Internacional do
BHB, Leticia Matas. - Ascom
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