Serão
dois projetos que beneficiarão 1,335 milhão de passageiros por dia. O Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de
dois financiamentos, no total de R$ 2,3 bilhões, para o Estado de São Paulo
expandir o sistema de transporte de alta capacidade da região metropolitana
paulistana, o metrô. Do total de empréstimos aprovados pelo BNDES, R$ 1,5
bilhão será destinado à expansão da Linha 2- Verde do Metrô-SP, sentido
nordeste da capital, no trecho entre a estação Vila Prudente e o estacionamento
Rapadura, entre os bairros de Nova Manchester e Vila Formosa. A participação do
BNDES será de 45,6% dos investimentos totais. Outra operação aprovada pelo
BNDES, no valor de R$ 800 milhões, prevê a implantação da Linha 15 - Prata do
Metrô, em sistema monotrilho, no sentido leste da cidade, no trecho entre as
estações Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes. Este projeto já havia
recebido apoio do BNDES no valor de R$ 922 milhões, no ano passado.
Considerando estes dois financiamentos, a participação total do BNDES no projeto
será de 37,6% do investimento total. Nos últimos cinco anos, o BNDES financiou
projetos de expansão do Metrô de São Paulo com apoio de R$ 6,272 bilhões. O
apoio de maior valor foi a expansão de 3,9 km da Linha 2, R$ 1,579 bilhão,
ligando as estações Alto Ipiranga e Vila Prudente, com compra de 16 novos
trens. Linha 2 – Esta ampliação está dividida em duas fases. O financiamento
que o BNDES acaba de aprovar se destinará à primeira etapa, que prevê a
expansão entre a Estação Via Prudente e o Estacionamento Rapadura, em um trecho
com 5,5 km de extensão. Esta fase abrange quatro novas estações (Orfanato, Água
Rasa, Anália Franco e Vila Formosa), um pátio para o estacionamento das
composições (Estacionamento Rapadura) e a aquisição de 17 trens. Atualmente, a
Linha 2 tem capacidade para transportar 515 mil passageiros por dia útil. Ao
final da primeira fase da expansão, estima-se que a Linha 2 transportará,
aproximadamente, 1,2 milhão de passageiros. Está prevista a geração de 1.044
empregos diretos durante a fase de implantação e 425 na fase de operação e
manutenção. Os empregos indiretos previstos serão 2.159, na fase de
implantação. Linha 15 – Já a implantação da Linha 15-Prata irá acrescentar 24,5
km à rede do Metrô de São Paulo e usará tecnologia de um sistema de monotrilho
em vias elevadas. O projeto prevê a implantação de 17 estações e dois pátios de
estacionamento, além da manutenção de trens. Serão adquiridos 54 trens, com
capacidade de 1.000 passageiros cada. A área de influência do projeto possui
aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. A capacidade de oferta do sistema
será de 550 mil passageiros/dia. Serão atendidos os distritos de Vila Prudente,
São Lucas, Água Rasa, Vila Formosa, Aricanduva, Cidade Líder, Sapopemba, São
Mateus, Parque do Carmo, São Rafael, Iguatemi, José Bonifácio, Guaianazes e
Cidade Tiradentes. Durante a etapa de implantação deste projeto serão gerados
3.009 empregos diretos, enquanto que na fase de operação e manutenção serão 588.
Já os empregos indiretos previstos serão 6.888 na implantação do empreendimento
e 234 na operação da Linha 15-Prata. - Ascom
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