Brasília,
18/07/2012 – A presidenta Dilma Rousseff passou a dispor de um novo helicóptero
com capacidade de transportar 10 passageiros e três tripulantes, autonomia de
quatro horas e trinta minutos de voo e alcance de 630 milhas náuticas. O VH-36
Caracal foi entregue, nesta quarta-feira, ao Grupo de Transporte Especial
(GTE), em cerimônia na Base Aérea de Brasília. O moderno equipamento, conhecido
internacionalmente como EC-725, faz parte do contrato de R$ 5,2 bilhões para a
construção de 50 unidades para as frotas da Presidência da República (2
unidades) e Forças Armadas (48 unidades, 16 para cada Força). Até então, o
fabricante tinha entregado três aparelhos, um para a Marinha, outro para o
Exército e outro para a Força Aérea, todos com caracterização militar. A versão
entregue hoje à Presidência da República tem configuração civil e será destinada
ao transporte de autoridades. O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou em
discurso a importância do governo federal em fortalecer a indústria de defesa.
Segundo Amorim, a expectativa é de a fabricante aumentar o percentual de
componente nacional na aeronave “se possível, para além daquilo que foi
estabelecido no contrato”. O Brasil passa por etapa de incentivo à indústria.
De acordo com o Plano Plurianual (PPA), entre 2012 e 2015 estão previstos
investimentos de R$ 69,5 bilhões, volume de recursos que desperta diversos
segmentos do país. “Sempre continuaremos acompanhando, não só o processo
produtivo, mas a necessidade de que progressivamente haja uma maior
nacionalização da produção, quem sabe até para além dos limites contratuais”,
disse o ministro Amorim. Ainda no discurso, o ministro assegurou que há “uma
preocupação fortíssima do Brasil, fortíssima da presidenta da República, de que
nós precisamos impulsionar a indústria nacional, em particular a indústria de
defesa nacional pelo que ela representa pelo país diretamente ou pelo que ela
representa como possibilidade de alavancar vários setores da indústria na área
de tecnologia de ponta”. Numa conversa com o ministro, o presidente da
Helibras, Eduardo Marson Ferreira, informou que a expectativa é de o índice de
nacionalização dos helicópteros chegue a 50% até o ano de 2014. Ferreira contou
também que a fábrica deve entregar um novo equipamento totalmente montado na
fábrica em Itajubá. As peças e componentes vieram da França, sede da Eurocopter
– sócia da Helibras – para serem finalizadas na unidade mineira que o entregará
em março de 2014. Em outubro deste ano, as três forças receberão mais um
helicóptero cada e, dentro de 12 meses, sairá o segundo aparelho para a
Presidência da República. O executivo demonstrou expectativa de firmar novos
contratos, inclusive com o setor privado, o que ampliaria os negócios da
companhia. Novo helicóptero - Batizado de VH-36 Caracal, o novo helicóptero
homenageia o felino encontrado na África e Ásia Menor. Semelhante a um lince,
mas de maior porte, o Caracal é capaz de saltos verticais de até três metros de
altura. Já o VH-36 tem teto de operação de 20.000 FT, capacidade de transportar
– na versão VIP – 10 passageiros e três tripulantes, autonomia de quatro horas
e trinta minutos e alcance de 630 milhas náuticas. O modelo é a versão mais
recente da renomada família Super Cougar/Puma. Ao integrar a frota do GTE, o
aparelho recebeu a denominação de FAB (Força Aérea Brasileira) 8505. O novo
helicóptero entra para a história do GTE que ao longo de 71 anos de existência
utiliza helicópteros com a finalidade principal de apoio às operações de
transporte do presidente da República. Eles são empregados para deslocamento em
pontos de difícil acesso ou a locais onde aeronaves convencionais não podem
operar. Em mais de sete décadas, o GTE operou com helicópteros H-13D Bell 47D1,
H-13J – Bell 47J1, UH-4 Bell 206 Jet Tanger, VH-55 Esquilo bimotor, VH-34 Super
Puma e VH-35 EC 135. De acordo com o histórico do GTE apresentado na cerimônia,
até o ano de 2005, os helicópteros faziam parte do acervo do 1º Esquadrão do
GTE, juntamente com as aeronaves presidenciais. Em função das especificidades
da operação e a necessidade de se aprimorar a doutrina e o emprego dos
helicópteros fizeram com que fosse criado, há sete anos, o 3º Esquadrão do GTE.
Durante a cerimônia, o comandante do 3º Esquadrão, major-aviador Marcelo
Filgueiras de Sena, apresentou para as autoridades o contingente de pilotos que
vai operar o novo equipamento. Em seguida, Amorim, junto com o comandante da
Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e o presidente da fabricante fizeram o batismo
do helicóptero. Participaram a solenidade o ministro do Gabinete de Segurança
Institucional (GSI), general José Elito, e o chefe do Estado-Maior da
Aeronáutica, tenente-brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, além de
militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Projeto Helibras - O
projeto que resultará na expansão da Helibras teve início em 2008, com a
assinatura do contrato com o Comando da Aeronáutica para fornecimento de 50
helicópteros EC-725 para as Forças Armadas. Pelo contrato, no valor total de R$
5,2 bilhões, as primeiras três unidades serão produzidas pela Eurocopter na
França e serão entregues para o governo brasileiro no final de 2010. As obras
da nova fábrica em Itajubá estarão concluídas em 2012 e os primeiros
helicópteros produzidos no Brasil serão entregues pela Helibras em 2013. O
cronograma de entregas vai obedecer a uma escala gradativa de nacionalização
que chegará a um mínimo de 50% até a entrega dos últimos helicópteros. O modelo
EC-725 é um biturbina médio da categoria de 11 toneladas, equipado com rotor de
cinco pás e tanque de combustível de grande capacidade, resultando em maior
autonomia de voo. Foi concebido para desempenhar múltiplas missões, como SAR
(busca e resgate) de combate, transporte tático de longa distância, transporte
aeromédico, apoio logístico e missões navais. A transferência de tecnologia
permitirá que a Helibras tenha condições de fabricar também o modelo EC225,
versão civil do EC725 que vem sendo utilizada nos trabalhos de exploração de
petróleo das camadas pré-sal na Bacia de Santos pelas empresas que atendem a
Petrobrás. Sobre a Helibras - A Helibras é a única fabricante brasileira de
helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor
mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space
Company. Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França,
Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. A companhia está
presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas.
Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de
10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800
clientes em 140 países.
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