Exposição com recursos tecnológicos vai mostrar
atrativos culturais do Brasil durante os Jogos Olímpicos de Londres
Brasília
(DF) – O governo aposta na diversificação de produtos turísticos, tecnologia,
cultura e a hospitalidade brasileira para atrair os olhares do mundo para o
Brasil. A exposição interativa Brazil at Heart, na embaixada brasileira em
Londres, Inglaterra, durante os Jogos Olímpicos, leva ao público mostras de
diversos atrativos turísticos nacionais. O ministro do Turismo, Gastão Vieira,
explicou que o governo tem trabalhado para posicionar o Brasil entre as três
maiores potências turísticas do mundo até 2022. “Esta ação de promoção é um ato
representativo, mostra que o país tem entendido a importância do setor para a
geração de emprego e renda”, afirmou Vieira. A exposição, aberta ao público de
28 de julho a 2 de setembro, é um parceria dos ministérios do Esporte, das
Relações Exteriores e do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)
e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil). A abertura oficial será no dia 26 de julho, com a presença da
presidenta da república, Dilma Rousseff. Para o secretário executivo do
Ministério do Esporte, Luiz Fernandes, a exposição servirá para atrair não só
turistas, mas também investimentos. “Vamos mostrar um país que é um porto
seguro para investidores, que encanta com atributos naturais já conhecidos e
que está pronto para surpreender com produtos e serviços inovadores”, destacou.
Entre os atrativos da exposição da mostra destaca-se um holograma do jogador da
seleção brasileira Neymar, que desafia os visitantes para uma disputa de
embaixadinhas, em uma experiência virtual. O visitante terá à disposição 12
totens, com vídeos e informações de cada uma das 12 cidades-sede da Copa do
Mundo da FIFA 2014. Outra forma de conhecer o Brasil será por meio do Visorama,
sistema de realidade virtual em que, com um binóculo, o visitante poderá
“passear” pelo Rio de Janeiro com imagens panorâmicas de 360º. De acordo com o
presidente da Embratur, Flávio Dino, o Brasil terá um alto nível de
protagonismo em Londres, por ser a próxima sede dos Jogos Olímpicos. “Teremos
uma oportunidade única que pode produzir resultados concretos, contribuindo
para nossa meta de dobrar o número de turistas estrangeiros e triplicar a
entrada de divisas até 2017, ano seguinte às Olimpíadas do Rio de Janeiro”,
afirmou. Outro atrativo da mostra é o Torcida Social. Ele mostrará como fãs do
esporte podem integrar-se em uma competição pelos melhores palpites no Facebook
e em smartphones. A ideia é que os participantes enviem previsões dos
resultados das partidas e disputem o título de melhor palpiteiro. O aplicativo,
que é adaptável a qualquer competição, será utilizado em eventos como o
Campeonato Brasileiro de futebol e a Copa 2014. O governo federal apresentará,
ainda, a criatividade, a originalidade e a qualidade da produção artística
brasileira. Haverá um video mapping, com projeção de imagens relacionadas ao
Brasil, e uma instalação desenvolvida pelo coletivo artístico Bijari, de São
Paulo, formado por arquitetos e artistas que se dedicam à criação de intervenções
visuais e de multimídia. A mostra em Londres é uma parceria da Apex-Brasil com
a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário