A
Anatel fixou hoje, por meio do Ato nº 3.596, de 27 de junho de 2012, os valores
tarifários máximos, líquidos de impostos e contribuições sociais, do Acesso
Individual Classe Especial (Aice). O telefone popular está disponível para
famílias com renda total de até um salário mínimo, que poderão solicitar a
instalação de telefone fixo com assinatura mensal inferior ao da assinatura básica
residencial convencional. Para assinar o chamado telefone popular, com franquia
mensal de 90 minutos para chamadas locais entre telefones fixos, os
interessados devem estar inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do
Governo Federal. O Aice foi previsto no Decreto nº 7512/2011, disciplinado pela
Agência no Regulamento do Acesso Individual Classe Especial (Aice) do Serviço
Telefônico Fixo Comutado (STFC) e deve ser oferecido pelas concessionárias de
telefonia fixa local (Oi/Brasil Telecom, Telefônica, Sercomtel e CTBCTelecom). O
cronograma de atendimento terá três fases: Desde 8 de junho de 2012: famílias
com renda de até um salário mínimo - A partir de 8 de junho de 2013: famílias
com renda de até dois salários mínimos. A partir de 8 de junho de 2014: todas
as famílias incluídas no Cadastro Único. A medida beneficiará potencialmente 22
milhões de famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do
Governo Federal. As diretrizes para divulgação da oferta do Aice foram
estabelecidas no Ato nº 2.979, de 28 de maio de maio de 2012, por meio do qual
a Anatel estabeleceu especificações mínimas para divulgação de informações nas
páginas das concessionárias na internet. Veja abaixo perguntas e respostas
sobre o telefone popular - O que é o telefone popular (Aice)? - O telefone
popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as
famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal
podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais. Sua
assinatura mensal possui uma tarifa reduzida entre R$ 12,62 e R$ 14,80 com
impostos. Esta variação depende das alíquotas de tributos de cada estado. O
telefone popular dá direito a uma franquia mensal de 90 minutos para realizar
chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês. Para realizar
ligações locais acima da franquia de 90 minutos, chamadas para telefones
celulares, chamadas de longa distância nacional e internacional é necessário
inserir créditos ao telefone popular. Como eu posso assinar o telefone popular?
- Primeiramente é importante que as informações no Cadastro Único estejam
atualizadas há pelo menos dois anos, especialmente renda familiar e endereço da
família. Para solicitar um telefone popular, o responsável familiar deve entrar
em contato com a concessionária de sua região tendo em mãos o seu CPF e Número
de Identificação Social (NIS). Caso não tenha informado seu CPF no Cadastro
Único, deverá também informar seu Título de Eleitor ou o Registro Administrativo
de Nascimento Indígena (RANI) para o atendimento da concessionária. A
implantação do telefone popular seguirá um cronograma dividido em três etapas: No
período de junho de 2012 a junho de 2013, o telefone popular (Aice) será
oferecido para as famílias que tenham renda familiar total de até um salário
mínimo (ou seja, renda familiar total de até R$ 622). A partir de junho de
2013, serão atendidas as famílias com renda familiar total de até dois salários
mínimos.
Por
fim, a partir de junho de 2014, serão atendidas as demais famílias incluídas no
Cadastro Único para Programas Sociais. A oferta do telefone popular é feita
apenas pelas concessionárias do serviço de telefonia fixa local: Brasil
Telecom, CTBC Telecom, Oi, Telefônica e Sercomtel. As empresas autorizadas de
telefonia fixa não têm a obrigação de oferecer esse telefone popular. Quais as
vantagens de assinar o telefone popular? - Esse telefone possui as mesmas
características técnicas do telefone fixo convencional, porém com assinatura
reduzida e facilidades de pagamento do valor da habilitação, o qual poderá ser
parcelado. Além disso, permite um maior controle de gasto, uma vez que o
consumo além da franquia será efetuado mediante a compra de créditos. Será
ofertado exclusivamente às famílias inscritas no Cadastro Único para programas
Sociais do Governo Federal, cujos dados devem estar atualizados há pelo menos
dois anos. Quais os telefones das operadoras para os quais eu posso ligar para
assinar o telefone popular? - Os telefones de atendimento em geral que as
Concessionárias disponibilizam para atendimento ao cliente são: 10312 - CTBC
Telecom - 10314 - Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom) -
10315 – Telefônica - 10331 - Oi Região 1 - 10343 – Sercomtel. Eu preciso mandar
documentos para a prestadora ou basta fornecer os números, no caso de
atendimento por telefone? Para saber se você tem direito ao telefone popular
basta informar os dados solicitados. Entretanto, para a contratação, a
concessionária poderá solicitar documentos para conferência. Posso ligar de
telefone móvel e de orelhão para assinar o telefone popular? - Sim. Onde eu
encontro as listas com os postos de atendimento das operadoras que oferecem o
telefone popular? Basta entrar em contato com as prestadoras pelos telefones de
contato ou acessar os sites das concessionárias na internet. O atendimento
realizado pelo telefone geral de atendimento indicará o local mais perto para
solicitar a contratação do telefone popular. Qualquer posto de atendimento
pessoal da concessionária deve efetivar a venda do telefone popular. Posso usar
o telefone popular para ligar para telefones móveis? Sim, desde que possua
crédito. Posso usar o telefone popular para fazer ligações internacionais e
nacionais? Sim, desde que possua crédito. Como eu insiro créditos adicionais se
houver "estouro" da minha franquia de 90 minutos? Contate sua
concessionária para se informar sobre a compra de crédito. O meu telefone
ficará mudo quando a franquia acabar? Não. O telefone continuará recebendo
chamadas, mas somente fará ligações se forem inseridos novos créditos. Em
quantos dias o telefone popular deve estar instalado após minha solicitação? Até
6 de outubro de 2012, o prazo para instalação será de até 30 dias. Após essa
data, o prazo passa a ser de no máximo 7 dias. O que acontece se meu endereço
de instalação for diferente do endereço no Cadastro Único dos programas
sociais? Como proceder? O telefone popular só pode ser instalado no endereço do
responsável familiar. Caso você tenha mudado de endereço, esteja atento para
atualizar seus dados no Cadastro Único antes de solicitar a linha. Posso pedir
em meu nome telefone popular para parente ou amigo, em endereço diferente do
que consta no Cadastro Único? Não. O telefone popular é apenas para a família
de baixa renda, na sua própria residência. Em quais casos a operadora pode se
recusar a instalar o telefone popular? Caso a pessoa não esteja incluída no
Cadastro Único para Programas Sociais; Caso os dados do Cadastro Único não
estejam atualizados há pelo menos dois anos; Caso não tenha o perfil da família
relativo à faixa de renda, conforme a seguir: até um salário mínimo (ou seja,
renda familiar total de até R$ 622) no período de junho de 2012 a junho de 2013
até dois salários mínimos, a partir de junho de 2013 acima de dois salários
mínimos, a partir de junho de 2014. Para a habilitação será necessário que o
responsável familiar informe seu CPF. A Anatel pode punir a prestadora se ela
se recusar a instalar o telefone popular? Quais as punições? Se houver indícios
de que a prestadora não instalou o telefone popular quando deveria proceder de
forma distinta é cabível a instauração de Processo Administrativo por
Descumprimento de Obrigação (Pado). Para encaminhar alguma solicitação de
informação à Anatel é importante ter o número de protocolo da solicitação
realizada junto à concessionária. As solicitações podem ser feitas pelo
telefone 1331 e 1332 (atendimento especializado para pessoas surdas com
utilização de telefone para surdo - TTS), "Fale Conosco" no portal da
Anatel e nas Salas do Cidadão localizadas nos Escritórios Regionais, Unidades
Operacionais e na sede da Anatel. Como eu faço para migrar do "velho"
Aice para o novo? O velho Aice estava disponível para todas as famílias,
independentemente de faixa de renda ou de estarem ou não inscritas no Cadastro
Único dos Programas Sociais do Governo Federal. Com a revisão do novo Plano
Geral de Metas para a Universalização (PGMU) foi definido que o novo Aice será
ofertado para as famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do
Governo Federal. Dessa forma, caso você se enquadre no perfil para o telefone
popular (novo Aice), conforme cronograma de implantação, sua migração será
automática. Caso você não se enquadre nos critérios para o telefone popular,
sua operadora irá indicar um plano de serviço adequado para seu perfil à sua
escolha. Qual o valor da habilitação do novo Aice? O valor varia conforme a
prestadora e a localidade atendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário