sexta-feira, 27 de julho de 2012

UFMG DESENVOLVE TECNOLOGIA PARA RASTREAMENTO DA SAÚDE OCULAR


A UFMG em parceria com a Fundação Hospital de Olhos apresenta tecnologia desenvolvida para rastreamento da saúde ocular durante a 7º Technology and Medical Sciences International – TMSI. A inovação permite que a baixo custo e fácil utilização equipamentos sejam utilizados para rastrear déficits de aprendizagem relacionados à visão. Pela primeira vez no Brasil, o evento acontece de hoje, 25, a 27 de julho no campus Pampulha, e terá presença de especialistas do Japão, Estados Unidos e Suíça, além da pesquisadora Helen Irlen, responsável pelos primeiros estudos sobre o distúrbio que leva seu nome.  As tecnologias vão além dos problemas nos olhos e da acuidade visual. O Eyetracking faz o rastreamento do globo ocular no momento da leitura e é utilizado para diagnosticar a Síndrome de Irlen. Já o Keystone é capaz de mensurar a visão de cores, visão periférica, contraste, lateralidades e foria (desvio dos olhos). O objetivo é padronizar a realização dos exames de triagem e promover a identificação, monitoramento e intervenção precoce nos casos de déficit relacionado à aprendizagem visando e, futuramente também com o auxílio de novas tecnologias, criar um banco de dados que possa ser integrado a outras informações médicas como, por exemplo, vacinação, peso, altura e que irão acompanhar o desenvolvimento humano por toda a vida, além de viabilizar relatórios de análises e estudos epidemiológicos que poderão, por sua vez, auxiliar a gestão das políticas municipais e estaduais. Segundo Ricardo Guimarães, diretor da Fundação Hospital de Olhos, dados dos ministérios da Saúde e da Educação são preocupantes: 30% das crianças em idade escolar sofrem com problemas visuais que podem influenciar negativamente no processo de aprendizagem. Miopia, astigmatismo, estrabismo são apenas alguns desses problemas. A Síndrome de Irlen é outro distúrbio de aprendizagem relacionado à visão. Ela afeta 46% dos indivíduos com déficits específicos de aprendizagem e leitura e 33% dos casos de Transtorno de Déficit de Atenção e de Dislexia, mas ainda é pouco conhecida no Brasil e não é detectada por exames oftalmológicos de rotina. “As tecnologias são capazes de diagnosticar os distúrbios de aprendizagem relacionados à visão e são  uma forma de possibilitar que mesmo professores ou outros profissionais da educação apliquem e descubram um possível distúrbio na criança precocemente, permitindo que ela busque ferramentas que facilitem seu aprendizado e até mesmo direcione esta criança para a busca da correta profissão. A nossa preocupação é ajudar a educação por meio da melhoria das condições de saúde da criança”, enfatiza.  Para desenvolver as tecnologias houve uma convergência de conhecimento. De acordo Marcos Pinotti, fundador do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lappan) “foi um trabalho ombro a ombro avançando na procura do conhecimento e cada um contribuiu com o que de melhor sabia”, esclarece. Ele destaca ainda que o grande sucesso deste projeto é a possibilidade de gerar, através da mensuração e acompanhamento de dados em um banco único, a gestão de projetos e políticas públicas relacionadas à educação e saúde. O 7º Technology and Medical Sciences International será realizado juntamente ao 11º Irlen Internacional Conference que acontece entre os dias 25 e 27 de julho, e visa esclarecer e desmistificar conceitos sobre a Síndrome de Írlen. Mais informações no site www.irlen.com.br ou pelo (31) 3289-2052.

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