Acolher, incluir e garantir todo o apoio necessário
para a formação escolar e o desenvolvimento humano de alunos com necessidades
especiais. É esse o esforço realizado pela Prefeitura de Campina Grande,
através da Secretaria de Educação do Município (Seduc). Um exemplo disso foi o
trabalho realizado junto aos estudantes com Síndrome de Down, lembrado nas
escolas da rede municipal nesta segunda-feira, 21 de março, data em que se
comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. Ao assegurar os direitos de
aprendizagem desses estudantes, a Prefeitura Municipal não apenas garante a
matrícula dos alunos com necessidades especiais, mas também oferece estrutura e
profissionais preparados para desenvolver as habilidades dessas crianças e
adolescentes. “Ampliamos a matrícula na educação especial, tanto no Infantil
quanto no Ensino Fundamental, e isto se deve aos investimentos em salas de
recursos multifuncionais, política de cuidadores e a formação continuada de
professores e técnicos para trabalharem com nossas crianças especiais”, pontuou
a secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, ao parabenizar os
estudantes e profissionais que trabalham com a educação inclusiva no município.
Iolanda também destacou os resultados observados no desempenho dos alunos com
Síndrome de Down. “As famílias confiaram no trabalho dessa rede, que se
fortaleceu com a aprovação do Plano Municipal de Educação em 2015, que traz
metas e estratégias para a educação especial na rede municipal. Temos muitas
crianças com Síndrome de Down na rede e elas têm tido o seu direito à
escolarização garantido. Os resultados de aprendizagem são
surpreendentes”, acrescentou. Com anos dedicados ao trabalho de inclusão, a
coordenadora de Educação Especial da Seduc, Iara Moraes Gomes, destacou as
formações mensais que são oferecidas aos professores da rede municipal para que
eles possam tornar, mais eficiente, o processo de aprendizagem. Ela
também explicou que os alunos com necessidades especiais passam por avaliações
individuais, que vão determinar o método mais adequado de trabalho. “Os alunos
participam das atividades pedagógicas, sociais e culturais da escola. Além
disso, eles também têm atividades dentro do plano de Atendimento Educacional
Especializado (AEE), que podem ser de música, pintura, desenho, jogos e
programas de computador. O que vai identificar essas atividades é o plano e o
que se espera de cada aluno. O resultado disso é a autonomia e o aprendizado
dentro do limite de cada um”, enfatizou Iara. Ela lembrou ainda que, o direito
dos alunos é garantido pela Política Nacional de Educação Especial. Além do
trabalho pedagógico, a Seduc também oferece o serviço de orientação às famílias
e cuidadores para os alunos com algum tipo de dependência. “O mais
importante de tudo isso é saber que o aluno com Síndrome de Down na Rede
Municipal de Campina Grande está com seus direitos garantidos. Essa garantia
inclui a acessibilidade, lazer, sala regular e o mais importante que é professor
qualificado para melhor incluir o aluno”, concluiu. Comemoração
- A data de 21 de março foi escolhida para celebrar o
Dia Internacional da Síndrome de Down pela Down SyndromeInternational,
associação registrada no Reino Unido. Por iniciativa do Brasil, desde 2012 a
celebração entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas
(ONU). – Secom
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