terça-feira, 29 de março de 2016

EMPRESA CRESCE COM APOIO DE CONSULTORIA CONTINUADA

Ranmed Leite Moussa é proprietário de um posto de gasolina e utilizou a Ferramenta de Gestão Avançada (FGA) para organizar os processos e abrir uma filial. CUIABÁ/MT – Após passar por consultorias continuadas por um ano, Ranmed Leite Moussa conseguiu alcançar o objetivo de abrir uma nova unidade da empresa. Ele estava há 15 anos com um posto de gasolina na avenida Fernando Correa da Costa, em Cuiabá, pensava em expandir, mas temia que o passo trouxesse prejuízo e não lucro ao empreendimento. "Sabia que ficaria fora da sede por algum tempo para dar atenção a filial, então era necessário capacitar as pessoas e estruturar os processos para que as coisas caminhassem sem a minha presença física”. Ranmed conta que contratou os serviços da Ferramenta de Gestão Avançada (FGA), oferecida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso, e começou o trabalho. A solução é composta de horas de capacitação teórica e em grupo, bem como atendimento individualizado dentro da empresa. O gestor conta que o primeiro passo foi mapear todas as ações realizadas na empresa e estudar uma forma de pesquisar os hábitos de consumo dos clientes. Com o resultado, seria possível distribuir equipe e ainda escolher com mais inteligência os produtos oferecidos na loja de conveniência e ainda distribuir a equipe de colaboradores nas funções conforme as demandas. A investigação foi realizada pelos próprios funcionários que reservavam uma hora de trabalho para coletar os dados. Tendo o apoio de um questionário, eles conseguiram estabelecer o perfil das pessoas que buscam o posto. Informações como a idade média do público, os horários e dia de maior fluxo nas bombas de combustível, na conveniência e na troca de óleo. Outra questão abordada foi a frequência das vendas adicionais. Diante do resultado, a empresa conseguiu estabelecer uma rotina eficiente e obter ganhos significativos, principalmente na área comercial. Na opinião de Ranmed, o principal ganho foi ter um tempo reservado para pensar na empresa. "Muitas vezes ficamos consumidos pela correria do emergencial. Chegamos ao final do dia cansados e sem pensar na estrutura como um todo”. Os encontros frequentes com o consultor do FGA, explica o empreendedor, o obrigavam a estar sempre avaliando e fazer o dever de casa. "Ele sempre deixava uma série de tarefas e para que a reunião, que dura um dia inteiro, ser produtiva, precisava estar com tudo em mãos”. A SOLUÇÃ O - Cerca de 100 gestores de Empresas de Pequeno Porte (EPP) participarão do coquetel de lançamento da Ferramenta de Gestão Avançada (FGA) 2016. O evento será no Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado no Centro Político Administrativo, na terça-feira (29). Na ocasião, empresários que já concluíram o ciclo de capacitações do FGA, que dura um ano, vão compartilhar os resultados alcançados e também haverá a apresentação do cronograma de atividades deste ano. O FGA visa dar suporte para o desenvolvimento das empresas, principalmente nas áreas de planejamento, indicadores, finanças, pessoas, processos e marketing. O Sebrae já utiliza a ferramenta há 5 edições e todas as empresas que participaram tiveram algum tipo de benefício. Segundo a gestora do programa, Lucimeire Dias, são aplicados dois diagnósticos, no começo e no final do trabalho, e as avaliações geram índices, entre eles o de desenvolvimento. Neste quesito, a empresa que menos teve melhoria desde a primeira edição, alcançou acréscimo de 25% e a com maior índice chegou a 75%. Para chegar ao cálculo, são elencadas variáveis como combate a inadimplência, aumento de faturamento, abertura de novos canais de comercialização e abertura de filiais. As pessoas interessadas em participar do FGA podem ligar no 0800-570 0800 e se inscrever no evento. É importante lembrar que a solução é indicada para Empresas de Pequeno Porte, ou seja, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. –Secom

tvgazetalife@hotmail.com

JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM

(34) 9971-4879 - CTBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário