Entressafra faz produtores aumentarem o preço,
enquanto supermercadistas tentam reduzir o impacto no bolso do consumidor final
para garantir vendas. O consumidor que acompanha de perto o preço na gôndola
dos supermercados tem percebido que o leite é um dos produtos com a maior
elevação ao longo dos últimos meses. Em abril, a variação foi de 5,23%; em 12
meses, a alta é de 18,90% e, no acumulado do ano (de janeiro a abril), a alta é
de 13,08%. O principal fator para a elevação do preço do produto é o período de
entressafra, quando produção do leite é reduzida. Com isso, a oferta e a
disponibilidade do produto no mercado diminuem e provocam o aumento do preço.
Outro fator que vem impactando é a opção de alguns produtores de migrar para
pecuária de corte, decisão que também reduz a oferta no mercado. O impacto
desta menor oferta de leite é a elevação do preço pago pelos laticínios e o
consequente aumento no preço pago pelos supermercados e em última instância pelos
consumidores. "Toda a cadeia de produção do leite sofre com a entressafra
neste período, sendo impactada com a elevação dos preços", enfatiza o
gerente de Economia e Pesquisa da APAS - Associação Paulista de Supermercados-,
Rodrigo Mariano. De acordo com a APAS, os supermercadistas estão negociando os
preços para que o impacto no custo do produto seja o menor possível.
"Todas as elevações dos preços repassados da indústria para o varejo são
negociadas com a finalidade de não haver o repasse em sua totalidade para o
consumidor final. Diante de um cenário de redução do emprego e da renda, com a
inflação elevada, o consumidor fica mais sensível aos preços e pode deixar de
comprar o leite com frequência", explica Mariano. A recomendação da APAS
para os consumidores é pesquisar os preços do leite em diversos pontos de venda
para encontrar o menor preço ou promoções que possibilitem ao consumidor a
compra do produto com o menor valor de reajuste. Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados
representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda
a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.340 associados, que somam mais de
3.036 lojas. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário