Diante
do risco iminente de aprovação do Projeto de Lei nº 2.733/2011 pela Câmara dos
Deputados, que visa liberar a fabricação de veículos leves a diesel no Brasil,
o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, expressa preocupação com a
possibilidade de retrocesso frente a todos os esforços já empreendidos pelo
governo brasileiro no sentido de reduzir os níveis de poluição nas grandes
cidades. “Vejo com grande preocupação as propostas que objetivem revogar
as restrições impostas pelas leis brasileiras, liberando o uso de combustível
fóssil para veículos leves, cuja frota cresce exponencialmente”, reitera Sarney
Filho. O ministro recorda que as emissões resultantes do óleo diesel “são
extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas, pois liberam
substâncias tóxicas, como enxofre e óxido nítrico”. POLUIÇÃO – Sabe-se que os
carros a diesel, a exemplo dos ônibus e caminhões, são responsáveis pela maior
parte do material particulado que polui o ar em todas as cidades. O ministro do
MMA defende que os anos de negociações envolvendo a sociedade civil, o
Congresso Nacional, os Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, a Agência
Nacional do Petróleo e os representantes da indústria automotiva “não podem ser
ignorados”, sob risco de comprometer a qualidade ambiental e a saúde da
população. “Um aumento no consumo de combustíveis fósseis, com o potencial de
emissões do diesel, é um contrassenso frente a esse compromisso”, alerta o ministro.
Está provado que a emissão de poluentes por veículos a diesel tem contribuído,
sistematicamente e em níveis elevados, para deteriorar a qualidade ambiental
dos grandes centros urbanos em todo o mundo, inclusive no Brasil. MAIS
FUMAÇA NO AR –Há três décadas, o Programa de Controle de Poluição do Ar por
Veículos Automotores (Proconve), coordenado pelo MMA, vem avançando no sentido
de reduzir o impacto dessas emissões sobre a população. E as alterações
propostas e aprovadas para esses motores e para a composição dos combustíveis
têm contribuído para reduzir o potencial poluidor do diesel. Sarney Filho
reforça: “Essa redução segue a tendência mundial, adotada pelos países
desenvolvidos e por aqueles que têm políticas ambientais sólidas, limitando,
cada vez mais, o uso dos combustíveis fósseis”. Para o ministro, a
eventual aprovação da proposta em tramitação na Câmara incentivando o aumento
do consumo de combustíveis fósseis contraria os compromissos assumidos pelo
Brasil durante a Conferência das Partes sobre Mudança do Clima da ONU, a COP
21, realizada em Paris em dezembro do ano passado -Secom.
www.gazetalife.com.br
www.facebook.com/jornalgazetalife
www.jornalgazetalife.blogspot.com
www.twitter.com/gazetalife
www.linkedin.com/in/jornalgazetalife
www.facebook.com/tvgazetalife
www.twitter.com/tvgazetalife
www.youtube.com/tvgazetalife-oficial
jornagazetalife@hotmail.com
gazetalife@hotmail.com
tvgazetalife@hotmail.com
www.facebook.com/jornalgazetalife
www.jornalgazetalife.blogspot.com
www.twitter.com/gazetalife
www.linkedin.com/in/jornalgazetalife
www.facebook.com/tvgazetalife
www.twitter.com/tvgazetalife
www.youtube.com/tvgazetalife-oficial
jornagazetalife@hotmail.com
gazetalife@hotmail.com
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL
GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário