Crescimento se destaca devido à participação cada
vez maior do cidadão na gestão dos serviços públicos. As manifestações
registradas na Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) cresceram 20% no primeiro
quadrimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. No total,
foram 9.195 registros. De janeiro a abril, foram encerradas 8.738
manifestações, com o envio da resposta ao cidadão. A Ouvidoria Educacional foi
a mais demandada, com 2.588 registros (28,15% do total), com destaque para
manifestações referentes às designações (organização do quadro de professores
nas escolas). A Ouvidoria de Polícia recebeu 1.909 (20,76%) manifestações e a
de Saúde, 1.883 (20,48%). A Ouvidoria de Fazenda, Patrimônio e Licitações
Públicas registrou 1.032 (11,22%). Já a Ouvidoria do Sistema Penitenciário
somou 838 (9,11%). Manifestações encerradas no primeiro atendimento totalizaram
727 (7,91%). A Ouvidoria Ambiental registrou 218 manifestações (2,37%) e,
segundo o relatório da Ouvidoria, tem havido aumento das reclamações referentes
ao atendimento nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram’s). A
equipe da Ouvidoria Ambiental tem visitado as superintendências com maior
número de queixas para levar soluções baseadas em boas práticas de atendimento
de outras unidades. “Temos percebido que o aumento de manifestações ocorre
porque o cidadão está participando cada vez mais da gestão dos serviços
públicos, seja para sugerir melhorias ou reclamar de problemas. Isso é muito
importante porque, com esse diagnóstico, podemos colaborar com a melhoria dos
serviços prestados à sociedade. Esse é o papel central da Ouvidoria”, avalia o
ouvidor-geral do Estado Fábio Caldeira. A OGE recebe manifestações pelo Disque
Ouvidoria (telefone 162), pelo site (www.ouvidoriageral.mg.gov.br) ou na sede do órgão (Rodovia
Papa João Paulo II, 4001 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte - MG - Prédio
Gerais /12º Andar - CEP 31.630-901). Ofícios e cartas também serão aceitos como
manifestações. Na Casa de Direitos Humanos (Avenida Amazonas, 558 - Centro de
Belo Horizonte), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
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