Feira
movimentou negócios de R$ 2,6 bilhões e recebeu mais de 150 mil visitantes de
67 países. A edição de 20 anos da AGRISHOW (Feira Internacional de Tecnologia
Agrícola em Ação) bateu todos os recordes e consolidou ainda mais o evento como
a principal vitrine do agronegócio brasileiro. Em 440 mil m², 790 expositores
entre fabricantes de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas, insumos,
ferramentas, associações de classe, centros de pesquisa, universidades, e
instituições financeiras, apresentaram aos mais de 150 mil visitantes de 67
países as principais novidades tecnológicas para incrementar a produtividade do
setor agropecuário. Os negócios iniciados na AGRISHOW 2013 devem movimentar um
montante de R$ 2,6 bilhões, valor 20% superior ao registrado na edição de 2012
(R$ 2,15 bilhões), impulsionado pela supersafra de grãos e o bom momento vivido
pelo setor. A AGRISHOW é uma realização da ABAG – Associação Brasileira do
Agronegócio, ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos, ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos e SRB –
Sociedade Rural Brasileira. A organização é feita pela BTS Informa. “O balanço
da AGRISHOW 2013 é extremamente positivo, pois superou todas as 19 edições
anteriores da feira. Estimamos que 30% dos negócios fechados na Feira foram com
recursos próprios, todo restante foi por meio de financiamentos. Estamos num
momento em que o crédito para o agronegócio é abundante, os juros são
civilizados e a taxa de inadimplência é a mais baixa do mercado. Os grandes
bancos que participam da Agrishow comemoram os resultados e os produtores
aumentaram seu poder de compra e estão investindo em tecnologia agrícola. Esses
resultados demonstram que a AGRISHOW está no caminho certo, prestando todo
suporte ao agronegócio brasileiro, principalmente para os pequenos e médios
agricultores. A Feira é uma grande oportunidade para que eles possam investir
em máquinas e equipamentos que vão gerar maior produtividade e rentabilidade
para suas atividades no campo”, avalia o presidente da AGRISHOW, Maurilio Biagi
Filho. “A AGRISHOW 2013 bateu todos os recordes e se consolidou como a maior
feira do agronegócio brasileiro. As empresas expositoras guardam todos os seus
lançamentos para a apresentação na AGRISHOW, o que coloca a feira em patamar
diferenciado em relação às demais realizadas no país. A organização da feira
está cada vez mais profissional e a cada ano melhora a infraestrutura, o que
traz mais conforto para expositores e visitantes”, analisa o presidente da
ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, uma das entidades realizadoras da feira. Para o
presidente da SRB, Cesário Ramalho, a AGRISHOW mais uma vez cumpriu sua missão
de abrir a safra brasileira. “Estiveram presentes o pequeno, o médio e o grande
produtor, que vieram conhecer o que há de mais moderno no mundo para
impulsionar as boas práticas agrícolas, que fazem do agro uma atividade que a
cada dia pensa e pratica cada vez mais processos sustentáveis, sem esquecer que
deve abastecer o país e o mundo com comida, fibras e energia. Foi a AGRISHOW DA VIRADA NO SENTIDO DA MELHORIA DA
INFRAESTRUTURA”, ACREDITA RAMALHO. “Essa
edição foi particularmente especial para as entidades parceiras da AGRISHOW,
com a comemoração dos seus 20 anos. Para coroar essa data houve a publicação do
livro “AGRISHOW - 20 anos de história” que retrata a trajetória de uma das mais
importantes feiras do País. Outro fator foram os números recordes. Apenas no
dia 1º de maio a feira recebeu 40 mil visitantes, o que gerou negócios acima da
expectativa dos organizadores. As novas tecnologias mundiais de equipamentos e
de práticas agrícolas continuam atraindo milhares de pessoas para Ribeirão
Preto, ano após ano”, ressalta o Vice-presidente da ABAG, Francisco Matturro. “A
vigésima edição da AGRISHOW foi mais uma demonstração inequívoca da grandeza e
do potencial do agronegócio brasileiro, coroando com louvor a integração e o
profissionalismo de todos os elos da cadeia deste essencial setor da economia,
bem como um dos principais pilares da competitividade e sobrevivência do país”,
declara o Diretor Executivo da ANDA, David Roquetti Filho. Segundo o presidente
da BTS Informa, Marco Basso, que fará a organização da AGRISHOW pelos próximos
30 anos, serão realizados diversos investimentos em melhorias de
infraestrutura, a partir de um plano diretor que está sendo elaborado nos
próximos meses. “A AGRISHOW é a expressão da força e da importância do
agronegócio brasileiro, verdadeiro motor da economia do País. A BTS Informa
pertence a um grupo com raízes profundas nas indústrias agrícola e alimentar e
viemos para somar a essa trajetória de sucesso, gerando oportunidades para
realizar negócios “do campo à mesa”, integrando cada vez mais a cadeia produtiva
de alimentos”, afirma Basso. A próxima edição da AGRISHOW será de 28 de abril a
2 de maio de 2014. - Demonstrações de campo - Uma das novidades da AGRISHOW 20
anos foi a ampliação das demonstrações de campo, consideradas o DNA da feira,
pois dão aos visitantes a oportunidade de conferir o desempenho das máquinas e
implementos em ação. Em 100 hectares foram realizadas mais de 800 demonstrações
de campo das culturas de arroz, café, cana, cana forrageira, coast-cross,
feijão, laranja, milho, milho forrageiro, mombaça, soja, sorgo (granífero e
sacarino). Além das demonstrações de máquinas para agricultura e pecuária, a
edição de 2013 da AGRISHOW teve o Núcleo de Tecnologia, com plots que continham
cultivares das culturas de milho, cana-de-açúcar, sorgo sacarino, soja, entre
outras. Outra novidade foi uma área de 16 hectares em que, em parceria com a
Embrapa, foram demonstrados alguns dos arranjos possíveis do Sistema de
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), uma estratégia de produção
sustentável, que traz grandes contribuições para recuperação de áreas
degradadas, adequação ambiental, geração de renda e viabilidade econômica. Sustentabilidade
- Um dos principais focos da edição de 2013 da AGRISHOW foi a sustentabilidade.
Além de um trabalho com os expositores e visitantes para incentivar práticas
sustentáveis, o projeto AGRISHOW Sustentável teve um espaço em que foram
apresentados cases de empresas de diversos elos da cadeia do agronegócio com
produtos, serviços e processos sustentáveis. O próprio foi autossustentável com
um protótipo que gera energia solar e térmica para o funcionamento do espaço.
Foi realizada coletiva seletiva nos dias da feira e havia diversos
“papa-pilhas” espalhados em pontos estratégicos, fornecidos pelo Banco
Santander. Negócios - As instituições financeiras que participaram da AGRISHOW
comemoram os bons resultados obtidos nesta edição da feira. O Banco do Brasil
acolheu R$ 2 bilhões em propostas de financiamentos na AGRISHOW. O volume
recorde é 33% maior que o acolhido na edição anterior. Em cinco dias de feira,
o BB recebeu mais de 7,5 mil propostas de financiamento, 25% a mais que em
2012. A nova linha BB Investimento Agro foi a mais procurada pelos produtores
rurais, com mais de 6,7 mil propostas acolhidas, totalizando R$ 1,7 bilhão. A
novidade atraiu os produtores por ter as mesmas condições do Finame Rural PSI
(cuja taxa de juros caiu para 3% ao ano), além de carência de 3 a 24 meses, sem
necessidade de aprovação do BNDES, pois a linha usa recursos próprios do Banco
do Brasil. “Isso permitiu que propostas acolhidas durante a feira pudessem ser
analisadas e liberadas no mesmo dia”, afirma o superintendente estadual do BB,
Fábio Euzébio. “A AGRISHOW 2013 foi muito importante para o Santander. Mais que
dobramos os negócios na feira e conseguimos nos consolidar como o banco do
produtor rural. Acreditamos que o trabalho de assessoria prestado ao cliente,
que foi muito além do simples financiamento das máquinas da feira, vai gerar
bons frutos no longo prazo, pois estamos realmente preparados para atendê-lo em
todas as etapas de sua atividade”, declara o gerente geral de agronegócio do
Santander, Domingos Sávio. "Analisando o histórico das participações do
Bradesco na AGRISHOW, posso afirmar que o número de propostas em termos de
valores em 2013 foi muito acima do registrado em 2012. Esse resultado reflete o
comportamento do agronegócio brasileiro e o fato de a AGRISHOW ser a maior
feira do setor agrícola do Brasil, fator que estimula atingirmos um volume de
negócios grande", informa o diretoir do departamento de empréstimos e
financiamentos do Bradesco, Osmar Roncolato Pinho. Segundo ele, o carro chefe
das operações na AGRISHOW foi o PSI - Programa BNDES de Sustentação do
Investimento, responsável por 90% das propostas. A Coopercitrus (Cooperativa de
Produtores Rurais), de Bebedouro (SP), participou pela segunda vez da AGRISHOW
em um estande de 3,5 mil m² com 45 parceiros e faturou R$ 250 milhões na
comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas e itens do
autoatendimento, novo modelo de comercialização dos produtos do Shopping Rural
na feira. A Coopercitrus faturou em sua primeira participação na AGRISHOW, em
2012, R$ 110 milhões, alcançando um crescimento nesta edição de 127% em seu
faturamento em relação ao ano passado. A Cooperativa levou para a AGRISHOW 18
mil cooperados, dos quais 20% ainda não conheciam a feira, sendo que 8 mil eram
pequenos e médios produtores. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
divulgou que o Feirão Mais Alimentos encaminhou negócios na AGRISHOW na ordem
de R$ 63 milhões por agricultores familiares. Tratores e implementos foram os
itens que mais despertaram o interesse do segmento, que também realizou pedidos
de equipamentos de armazenagem. Para o coordenador do Mais Alimentos, Marco
Antônio Viana Leite, isso mostra que a participação da agricultura familiar nas
feiras tecnológicas está se consolidando a cada dia. “Este ano tivemos uma
participação maior do setor na AGRISHOW. O segmento está reconhecendo este é
também um espaço para a agricultura familiar, que está usando mais tecnologia”.
A AGRISHOW sediou ainda a 14ª Rodada Internacional de Negócios, promovida pelo
Programa Brazil Machinery Solutions, que gerou nas empresas brasileiras
participantes a expectativa de que para os próximos meses mais de 55 negócios
sejam realizados, tendo totalizando mais de US$22 milhões. O evento
proporcionou cerca de 300 contatos entre fabricantes brasileiros de máquinas e
implementos agrícolas e compradores estrangeiros trazidos pelo Programa. Ao
todo participaram 25 empresas brasileiras, as quais contataram compradores da
Romênia, Rússia, Nicarágua, Cazaquistão
Moçambique, Panamá, Malauí, Guatemala, Botsuana, Ucrânia, Zimbábue e
Zâmbia. – Mariele Previdi - Attuale
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