As
organizadoras do livro, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e Maria da
Graça Nicoletti Mizukami, autografam na segunda-feira, 3 de junho, às 17h, na
Livraria EdUFSCar. A aprendizagem profissional da docência é um processo
complexo, contínuo, situado e que sofre influência de inúmeras variáveis. Sua
prática vem mobilizando diversas discussões nas escolas, universidades e em
outros contextos educacionais. Para contribuir com esse debate, a EdUFSCar
lança a obraDesenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas, que
reúne 12 artigos sobre as diferentes problemáticas que atingem os profissionais
da educação em seu processo de aprender a ensinar. Com base em uma variedade de
referenciais teórico-metodológicos sobre a aprendizagem profissional da
docência, os artigos contemplam diversos temas atuais. Entre eles, destacam-se:
reflexão sobre as práticas docentes; formação de docentes do campo; formação de
formadores; saberes e práticas de alfabetizadoras; Paulo Freire e a educação
contínua de educadores e formadores; avaliação da aprendizagem e práticas de
professores alfabetizadores; formação de professores e a educação a distância;
educação inclusiva e a formação de formadores; programa de mentoria e
professores iniciantes; e aprendizagem colaborativa em comunidade profissional.
Resultantes de investigações realizadas por pesquisadores vinculados ao
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, os artigos reunidos constituem
o sétimo volume da série Aprendizagem da Docência, organizada pelas educadoras
Maria da Graça Nicoletti Mizukami e Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. A
série Aprendizagem da Docência conta com outros seis títulos
publicados:Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e
práticas; Complexidade da Docência e formação continuada de professores; Escola
e aprendizagem da docência - processos de investigação e formação; Formação de
professores - práticas pedagógicas e escola; Formação de professores:
tendências atuais; Processos formativos da docência: conteúdos e práticas; e
Teorização de Práticas Pedagógicas: escola, universidade, pesquisa. Sobre as
organizadoras – Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali é graduada em
Psicologia pela FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979, possui mestrado em Educação
Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia
(Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular do Departamento de
Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade
Federal de São Carlos. Maria da Graça Nicoletti Mizukami possui graduação em
Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970),
mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
(1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (1983). É professora titular na Universidade Federal
de São Carlos e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. - Ascom
Título: Desenvolvimento profissional da docência:
teorias e práticas
Organizadoras: Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Reali e Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Número de páginas: 351
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 46,00
ISBN: 978-85-7600-282-6
Lançamento em São Carlos
Data: segunda-feira, 3 de junho, às 17h
Local: Livraria EdUFSCar
Rodovia Washington Luís, Km 235 - São Carlos (SP)
Telefones: (16) 3351-8927 e 3351-8962
Nenhum comentário:
Postar um comentário