O
impacto econômico da Copa das Confederações foi superior a R$ 740 milhões, de
acordo com o Ministério do Turismo. A meta é atrair 600 mil turistas
estrangeiros na Copa do Mundo. Brasília, DF - Estimativas iniciais do
Ministério do Turismo sobre a circulação de turistas nacionais na Copa das
Confederações mostram que pelo menos 230 mil brasileiros viajaram para assistir
aos jogos nas seis cidades-sede do torneio. O resultado considerou o número de
ingressos vendidos pela Fifa e resultados preliminares de uma pesquisa da
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o perfil dos turistas
nos jogos da Copa das Confederações. A pesquisa da Fipe foi encomendada pelo
Ministério do Turismo. “A Copa das Confederações é um torneio local, que atrai
turistas do país. Foi assim no Brasil e também em outros países, como África do
Sul e Alemanha. O turismo interno, no entanto, mostrou grande vitalidade, e
movimentou cerca de R$ 740 milhões”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão
Vieira. O impacto do evento para o setor
turismo é estimado em R$ 322 milhões diretamente na cadeia do turismo, R$ 348
milhões indiretamente e R$ 70 milhões em desembolso das equipes relacionadas ao
evento da Fifa, conforme cálculo por gasto médio de turistas feito pela Embratur,
órgão ligado ao MTur. Do total de turistas no evento, 85,3% informaram que
estavam na cidade-sede motivado pela Copa das Confederações e 62,7%
permaneceram em média por três dias na cidade. Desse público, 58% se hospedaram
em hotéis e pousadas. PÚBLICO
INTERNACIONAL – Cerca de 20 mil turistas estrangeiros visitaram o país durante
a Copa das Confederações, cerca de 3% do público local. O resultado está dentro
da expectativa inicial. A permanência média foi de 14 dias, segundo prévia da
pesquisa MTur/Fipe. Os serviços como hotéis e pousadas foram os principais
meios de hospedagem utilizados, com citação de 80,4% do público entrevistado.
“A meta é atrair 600 mil turistas estrangeiros na Copa do Mundo, um evento com
maior interesse do público internacional”, disse Gastão Vieira. Ele afirma que
a Copa do Mundo atrai mais turistas estrangeiros que a Copa das Confederações. SOBRE
A PESQUISA - A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) entrevistou 14
mil pessoas, sendo 10 mil turistas
brasileiros e estrangeiros nos arredores dos estádios, hotéis, estabelecimentos
públicos, comércios e locais de retiradas de ingressos das seis cidades-sede e
quatro mil turistas estrangeiros nos aeroportos de Belo Horizonte, Fortaleza,
Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e no aeroporto internacional de São
Paulo/Guarulhos. Os dados completos consolidados serão divulgados nas próximas
semanas.
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