MTur
terá área de 3,3 mil metros quadrados para expor produtos e roteiros na
ExpoCatólica - As viagens motivadas pela fé ocupam um espaço cada vez mais
importante no turismo brasileiro. Atento a esse segmento, o Ministério do
Turismo (MTur) investiu cerca de R$ 1,4 milhão em uma área de 3.323 metros
quadrados na maior feira católica do país, a ExpoCatólica. A ExpoCatólica é um
espaço de exposições de produtos e serviços que ocorre no Riocentro
paralelamente à Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro de jovens
católicos do mundo, que reunirá cerca de 1,7 milhão de pessoas no Rio entre 23
a 28 de julho. “O objetivo é aproveitar o fluxo de turistas no Rio e mostrar os
atrativos religiosos de nossos estados”, diz Vinícius Lummertz, secretário Nacional
de Políticas de Turismo. O espaço de exposições de turismo religioso na
ExpoCatólica trará atrações de 19 estados brasileiros. O estande de São Paulo
terá a forma da basílica de Aparecida do Norte e o estande do Pará vai expor a
imagem de Nossa Senhora de Nazaré e promover uma procissão no espaço da feira. O
estado de Santa Catarina destaca a cidade de Nova Trento, conhecida pelo
santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, que recebe cerca de 20
mil peregrinos por mês. Já o Ceará apresenta os serviços e produtos
relacionados à Romaria à Juazeiro do Norte (CE), que recebe cerca de 2 milhões
de devotos de Padre Cícero por ano. O turismo religioso é um dos segmentos que
mais cresce no mundo. No ano passado, motivou a viagem de 1,17 milhão de
brasileiros pelo país e trouxe para o país 16,3 mil visitantes estrangeiros, de
acordo com o último estudo do MTur sobre demanda turística (2011). No mês passado, o Ministério liberou R$ 625
mil para projetos que fortaleçam o Turismo Religioso no Brasil. As cidades
contempladas são Nova Trento (SC), Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz
(RN) e Bragança (PA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário