São
Paulo, 24 de julho de 2013 - O diesel produzido a partir da cana-de-açúcar, um
combustível ainda utilizado em testes e não disponível comercialmente, será um
dos destaques do principal rally brasileiro e uma das maiores competições do
gênero no mundo, o Rally dos Sertões 2013. Com a largada marcada para esta
quinta-feira, dia 25 de julho em Goiânia (GO), a 21ª edição do evento terá a
participação, inédita em competições automobilísticas, de um carro movido
exclusivamente a diesel de cana e pilotado pelo renomado piloto Klever Kolberg,
com apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Primeiro piloto a
competir com um carro movido a etanol no Rally Dakar em 2010, Kolberg foi um
dos dois primeiros brasileiros a desbravar em 1988 o então pouco conhecido
Rally Paris-Dakar. Com 23 participações na mais difícil competição off-road do
mundo, ele inova mais uma vez, agora competindo pela primeira vez em um rally
utilizando o diesel de cana como combustível. Para Kolberg, que está
comemorando 28 anos de competições off-road, disputar o Rally dos Sertões 2013
marca um retorno às competições nacionais.
O diesel de cana-de-açúcar que será utilizado pela equipe, produzido e
fornecido pela empresa especializada em biotecnologia Amyris, emite 40% menos
gases que causam as mudanças climáticas e não lança na atmosfera o enxofre, um
dos componentes mais perigosos para a saúde humana emitidos pelo diesel
convencional, produzido a partir do petróleo. Como fez no Rally Dakar 2010 e
nos Rally dos Sertões 2010 e 2011, este é mais um projeto no qual Kolberg quer
mostrar que a competitividade pode andar lado a lado com a sustentabilidade,
provocando as pessoas para que reflitam sobre o que elas estão fazendo pelo
meio ambiente. "O tempo está passando e não podemos desperdiçar
oportunidades de fazer a diferença para o futuro do nosso planeta. Basta que
cada um faça um pouco, porque o resultado desta união pode ser grande e ficar
para a história," afirma o piloto. Kolberg terá como navegador seu
tradicional parceiro Flavio Marinho de França, reeditando a dupla de sucesso
que rendeu em 2010 e 2011 o bicampeonato na categoria Pro Etanol no Rally dos
Sertões. Esta edição do evento percorrerá 4.115 quilômetros no coração do
Brasil, com a chegada prevista para 3 de agosto, também na cidade de Goiânia. O
carro será o protótipo T-Rex da equipe Mobil MEM Motorsport, que participa do
Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country tendo como piloto Marcos Moraes,
diretor-presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões. O carro é
equipado com um MWM 3.0 Turbo Diesel Intercooler e quatro cilindros, que desenvolve
240 cavalos de potência. O Rally dos Sertões 2013 terá um prólogo mais nove
etapas com até 746 quilômetros totais. Nos acampamentos o carro será abastecido
com os 1.100 litros de diesel de cana-de-açúcar que a equipe irá transportar
dia após dia. “Não é um produto disponível para venda nos postos de combustível
que estão no roteiro da prova, então mais uma vez vamos dispor de uma logística
um pouco mais complicada”, disse Kolberg. Quando disputou o Dakar de 2010 com
um carro movido a etanol, a situação foi parecida: sua equipe tinha que
transportar o combustível, já que nem na Argentina e nem no Chile havia etanol
à disposição em postos de combustíveis. Na realização do projeto, Kolberg e
equipe contam com o apoio da Mobil, Amyris Biotecnologia, Dakar – Inovação e
Empreendedorismo, Artfix, Sparco, MWM e Borg Warner, além do apoio da UNICA. - SOBRE
KLEVER KOLBERG - Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de
competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o
Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e
1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o
quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os
carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e
2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar
da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro
a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road
do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o
campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação
geral e bicampeão da categoria Pro
Etanol - SOBRE FLAVIO MARINHO DE FRANÇA - Cirurgião-dentista e
navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de
Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros
como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em
2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é
mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na
categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi
campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em
2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo
sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió
(2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally
de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de
Rally de Regularidade no RN. - SOBRE A ÚNICA - A União da Indústria de
Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a entidade representativa das
principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e
bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São
Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da
produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2010/11, o
Brasil produziu aproximadamente 620 milhões de toneladas de cana, matéria-prima
utilizada para a produção de 37,8 milhões de toneladas de açúcar e 27,4 bilhões
de litros de etanol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário