O
impacto econômico da Copa das Confederações foi superior a R$ 740 milhões, de
acordo com o Ministério do Turismo. A meta é atrair 600 mil turistas
estrangeiros na Copa do Mundo - Brasília, DF - Estimativas iniciais do
Ministério do Turismo sobre a circulação de turistas nacionais na Copa das
Confederações mostram que pelo menos 230 mil brasileiros viajaram para assistir
aos jogos nas seis cidades-sede do torneio. O resultado considerou o número de
ingressos vendidos pela Fifa e resultados preliminares de uma pesquisa da
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o perfil dos turistas
nos jogos da Copa das Confederações. A pesquisa da Fipe foi encomendada pelo
Ministério do Turismo. “A Copa das Confederações é um torneio local, que atrai
turistas do país. Foi assim no Brasil e também em outros países, como África do
Sul e Alemanha. O turismo interno, no entanto, mostrou grande vitalidade, e
movimentou cerca de R$ 740 milhões”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão
Vieira. O impacto do evento para o setor turismo é estimado em R$ 352 milhões
diretamente na cadeia do turismo e R$ 348 milhões indiretamente, conforme
cálculo por gasto médio de turistas feito pela Embratur, órgão ligado ao MTur.
Os dados serão consolidados e divulgados pelo Ministério do Turismo. Do total
de turistas no evento, 85,3% informaram que estavam na cidade-sede motivado
pela Copa das Confederações e 62,7% permaneceram em média por três dias na
cidade. Desse público, 58% se hospedaram em hotéis e pousadas. PÚBLICO INTERNACIONAL – Cerca de 20 mil
turistas estrangeiros visitaram o país durante a Copa das Confederações, cerca
de 3% do público local. O resultado está dentro da expectativa inicial. A permanência
média foi de 14 dias, segundo prévia da pesquisa MTur/Fipe. Os serviços como
hotéis e pousadas foram os principais meios de hospedagem utilizados, com
citação de 80,4% do público entrevistado. “A meta é atrair 600 mil turistas
estrangeiros na Copa do Mundo, um evento com maior interesse do público
internacional”, disse Gastão Vieira. Ele afirma que a Copa do Mundo atrai mais
turistas estrangeiros que a Copa do Mundo. SOBRE A PESQUISA - A Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) entrevistou 14 mil pessoas, sendo 10 mil turistas brasileiros e
estrangeiros nos arredores dos estádios, hotéis, estabelecimentos públicos,
comércios e locais de retiradas de ingressos das seis cidades-sede e quatro mil
turistas estrangeiros nos aeroportos de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília,
Salvador, Rio de Janeiro, Recife e no aeroporto internacional de São
Paulo/Guarulhos. Os dados completos consolidados serão divulgados nas próximas
semanas.
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