Objetivo é incentivar crianças e adolescentes da
rede pública ao protagonismo, tornando-os agentes sociais transformadores na
instituição de ensino e na comunidade. Os jovens empreendedores Guilherme
Menezes, Brenda Maia, Guilhermina Abreu, Polyane Costa e Lorena Serra,
ex-alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) do Sebrae, no projeto Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, um programa do Governo do
Estado, já são exemplos para toda uma geração. Eles levam
a milhares de estudantes a aposta na transformação da realidade através do
empreendedorismo social como uma poderosa ferramenta, com o objetivo de
causar impacto positivo e conquistar melhorias sociais reais. Com
esse olhar visionário e muito jogo de cintura para articular o projeto é
que os jovens criaram, em 2013, o grupo Embaixadores de Minas.
A partir de então, o grupo passou a se reunir periodicamente e, de um
emaranhado de ideias, nasceu o primeiro projeto social de impacto.
O “Embaixadores na Escola”, projeto voltado para alunos do 6º ao 9º ano do
ensino fundamental da rede pública de ensino. Através de uma imersão
estimulante, o objetivo é incentivar crianças e jovens a refletirem sobre os
problemas da escola e da comunidade, se tornando agentes transformadores. “A
proposta é fazer com que os próprios estudantes pensem e coloquem em prática
soluções para os problemas que eles identificam, transformando o mundo ao seu
redor”, explica Menezes. Por meio de dinâmicas, brincadeiras, histórias
inspiradoras e muita conversa, as crianças são convidadas a pensar em como
poderiam ser a mudança que elas gostariam de ver. Após muita pesquisa e debate
foi criada a primeira metodologia de trabalho que levaria estes alunos a
pensarem, sentirem e agirem sobre seu o papel na escola e como isso poderia
refletir em toda comunidade. As atividades com os alunos são divididas em
quatro módulos: 1) Inspiração, 2) Diálogo, 3) Mão na Massa e 4) Reflexão, e têm
duração média de dois meses. Em todos os módulos os Embaixadores buscam
trazer atividades que sejam próximas da realidade vivida na escola, criando um
ambiente onde os alunos possam se expressar. O projeto Embaixadores na Escola
aconteceu, até o momento, em seis escolas mineiras (Escola Municipal
Professor Amilcar Martins, Escola Municipal Rui da Costa Val e Escola Municipal
Deputado Renato Azeredo, Escola Estadual Juca Pinto, Escola Municipal Oswaldo
Cruz e Escola Municipal Mestre Ataíde). Em 2014, a iniciativa foi reconhecida e
valorizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o prêmio BH Cidade Educadora
– Parceiros da Escola Integrada, que reconhece ações que contribuem com a
educação de crianças e adolescentes. Em 2016, os Embaixadores
abriram um processo seletivo para integrar 14 voluntários, agentes
multiplicadores do projeto, divididos em dois grupos de sete, para aumentar a
capacidade do trabalho. Hoje, há muita demanda das escolas para serem
contempladas e, do outro lado, "muita gente interessada em ajudar,
acreditando na força desta ação", explica Menezes. Os
multiplicadores participaram do projeto em duas escolas e,
futuramente, novas oportunidades serão abertas pelos Embaixadores. Os planos
para o futuro são alargar cada vez mais o olhar aos protagonismo social das
crianças e jovens da escolas públicas de Minas Gerais. Os jovens já estão
definindo a meta de cerca de cinco escolas que devem receber o projeto até o
primeiro semestre de 2017. A expectativa é, além de definir as
escolas, aprimorar ainda mais a metodologia para avançarmos cada vez
mais na dinâmica e expansão do projeto. O empreendorismo vai além - Outro
projeto criado pelos jovens foi o “#CompartilhaBH”, uma plataforma de
compartilhamento de fotos e histórias nas redes sociais que nasceu para
inspirar os cidadãos a olharem para a cidade de uma forma diferente.
“Nossa capital é uma cidade com várias belezas e curiosidades, muitas
vezes não conhecidas ou valorizadas. Nossa ideia é fazer com que essas
histórias ecoem pela cidade”, explica Brenda Maia. O objetivo, segundo a jovem,
é engajar os moradores da cidade a partir do compartilhamento de histórias. “As
cidades são feitas por pessoas e nós somos os responsáveis pelas mudanças e por
mostrar para o mundo o que temos de melhor”, acrescenta. O movimento, que
começou em BH, se expandiu para outras cidades como Manaus, Blumenau e
Fortaleza. Outro recente projeto dos Embaixadores de Minas é o Ninho de
Empreendedores Sociais e Transformadores (NEST), uma incubadora que visa apoiar
os participantes a desenvolverem e executarem projetos sociais. A primeira
turma foi realizada com 20 jovens do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, no Plug
Minas. Inscrições - Estão abertas as inscrições para o Núcleo
de Empreendedorismo Juvenil do Plug Minas.
São aptos a se candidatar a uma vaga do processo seletivo do PlugMinas jovens
com idade entre 16 e 24 anos, completos até o primeiro dia de aula expresso no
edital. Os candidatos deverão estar regularmente matriculados e frequentes no
ensino médio de escolas da rede pública localizadas em Belo Horizonte ou Região
Metropolitana, ou já ter concluído o ensino médio (egressos) em uma escola da
rede pública de Minas Gerais e que residam em Belo Horizonte ou Região
Metropolitana. Para se inscrever, é necessário que o interessado preencha o
formulário eletrônico, via internet, pelo endereço www.plugminas.mg.gov.br. Os jovens devem preencher corretamente todos os
campos do formulário de inscrição. Caso tenha alguma dúvida no preenchimento, o
candidato deverá entrar em contato com a equipe do PlugMinas pelo telefone
3466-2714. As inscrições deverão ser feitas até o dia 18 de novembro. Núcleo
de Empreendedorismo Juvenil - O curso no Núcleo de Empreendedorismo
Juvenil, uma ação da Escola de Formação Gerencial (EFG)
do Sebrae, que integra o projeto Plug Minas, do Governo de Minas,
é totalmente gratuito e com duração de um ano. É destinado a jovens
egressos da rede pública de ensino, que estejam cursando ou tenham concluído o
3º ano do ensino médio. Inaugurado em 2010, o Núcleo já formou mais de mil
jovens empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH) . Ao
todo, são disponibilizadas 330 vagas para o curso técnico em Administração com
ênfase em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. As atividades do curso,
com duração de um ano e carga horária de 1.000 horas aulas, se
iniciam no primeiro semestre de 2017. - Secom
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