De janeiro a junho deste ano, foram registradas 878
ocorrências de colisões envolvendo automóveis e ciclistas no Paraná. O número é
16% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 1.042
ocorrências, segundo o Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar
do Paraná e Corpo de Bombeiros. Apesar da queda no número de ocorrências de
acidente, a quantidade de mortes dobrou: foram 11 vítimas fatais em 2016 e cinco
no mesmo período de 2015. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná
(Detran) aproveita essa sexta-feira (19), Dia Nacional do Ciclista, para trazer
orientações de segurança. “É necessário criarmos um
espírito de convivência segura no trânsito. A regra é: o maior sempre protege o
menor. Neste caso, o cuidado do motorista em relação ao ciclista deve ser
redobrado e ambos devem ficar atentos e respeitar as leis do Código de Trânsito
Brasileiro”, orienta o diretor geral do órgão, Marcos Traad. O Dia Nacional do
Ciclista surgiu como homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu
em 19 de agosto de 2006, após ser atropelado por um automóvel no Eixo
Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha 25 anos. O motorista que o atropelou
estava na direção em alta velocidade e embriagado. ATENÇÃO - O ciclista Rafael Francisco
Kampf, de 31 anos, conta que sofreu uma colisão de bicicleta em uma via de mão
dupla rápida, quando atravessava a pista, e depois disso mudou o comportamento
ao pedalar. “O choque foi lateral, fui lançado há dois metros do carro e bati a
cabeça. Tive um desmaio na hora, mas as sequelas não foram grandes como
imaginei que seriam. Agora fico mais atento, minha atenção dobrou e passei a
buscar por mais segurança”, revela. Talita Antunes, de 26 anos, que pedala de
duas a três vezes na semana, garante que está sempre cautelosa e cobra mais
atenção dos motoristas. “O trânsito é complicado, a gente nem sempre é
respeitado como ciclista e passa por alguns sustos”, diz ela. “Certa vez eu
estava subindo uma rua no Centro de Curitiba e de repente vi que a porta do
carro que estava parado a minha frente, ia abrir. A minha sorte é que eu estava
numa velocidade razoável e consegui desviar a tempo, mas o motorista deveria
prestar mais atenção sempre”, reforça. COMPORTAMENTOS ESSENCIAIS
PARA EVITAR ACIDENTES: EQUIPAMENTOS
OBRIGATÓRIOS - A segurança do ciclista começa antes dele
sair de casa, ao verificar os equipamentos obrigatórios: campainha, sinalização
noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado
esquerdo. O uso do capacete, embora não seja obrigatório pelo CTB, é
recomendado. VISIBILIDADE
- Usar roupas claras com adesivos refletivos aumenta a chance do ciclista
ser visto por outros condutores. Durante a circulação nas vias, certifique-se
de que o motorista visualizou e entendeu a sinalização antes de realizar uma
manobra. DIREÇÃO
DEFENSIVA - O condutor atento é sempre capaz de evitar
o perigo, apesar dos erros cometidos por outros condutores, pedestres e
passageiros, que não conhecem ou não cumprem as leis, a direção defensiva é uma
grande aliada de quem se preocupa com a vida. SENTIDO DE CIRCULAÇÃO - Os
ciclistas devem circular sempre pela ciclovia. Quando ela não existir, pedalar
no sentido do trânsito, nunca na contra mão. – Secom
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