quinta-feira, 14 de junho de 2012

TURISMO, SUSTENTABILIDADE E INTERATIVIDADE NA PONTA DOS DEDOS


No estande do Ministério do Turismo, totens com tecnologia touchscreen e navegação banda larga apresentam ‘ecodestinos’ brasileiros em três idiomas. Brasília (DF) - Quatro telas sensíveis ao toque e com inúmeros recursos de interatividade apresentam doze destinos turísticos considerados referência em ecoturismo no Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Os totens estão instalados no estande do Ministério do Turismo, lote nº 11 do Pavilhão 1 do Riocentro. O ‘tour virtual’ pelo Brasil estará disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol. Para acessar o conteúdo do display eletrônico de 42 polegadas, o visitante deve tocar a tela e navegar pela estrutura similar a de um website. O público terá, ao alcance das mãos, informações sobre doze destinos* de ecoturismo brasileiros, além de fotografias, vídeos e ferramentas de compartilhamento desses conteúdos por email e redes sociais. (*Serra do Cipó, Foz do Iguaçu, Pantanal, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Jalapão, Ilha de Marajó, Garopaba, Chapada dos Guimarães, Chapada Diamantina, Canyon do Xingó, Bonito). Imagens de destinos de turismo de sol e praia, turismo de pesca, turismo rural e turismo de aventura também poderão ser visualizadas em dispositivos móveis, por meio de aplicativos para leitura de QR Codes. Além disso, pelo totem, o visitante poderá fazer, gratuitamente, ligações telefônicas para contatar restaurantes, cafés, meios de hospedagem, bares, lanchonetes, teatros e espaços culturais e de arte do Rio de Janeiro. Visitantes podem, ainda, fotografar a passagem pelo estande do Ministério do Turismo e compartilhar a imagem, em tempo real, em seus perfis das redes sociais. A publicação tem moldura e textos personalizados. RIO+VERDE
O Ministério do Turismo entregará 45 mil ‘passaportes’ (em português, inglês e espanhol) e 10 mil cartões informativos da campanha Passaporte Verde – Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo durante a Rio+20. Lançada nacionalmente no dia 2 de junho, a campanha estimula o turista a adotar atitudes de consumo responsável e favorece o desenvolvimento da atividade turística com base em padrões de sustentabilidade. A cartilha de mão, que imita tamanho e formato do passaporte brasileiro oficial, será inserida nas ecobags das delegações estrangeiras do evento. Já os folders informativos serão distribuídos nas unidades habitacionais dos hotéis cariocas, no período da conferência internacional. A cidade do Rio de Janeiro contará com serviços especiais de atendimento ao turista durante o evento. Vinte pontos de atendimento, espalhados pelos principais atrativos da cidade, oferecerão informação turística sobre a capital em dois idiomas: português e inglês. A iniciativa conjunta é da RioTur, Confederação Nacional do Comércio e Ministério do Turismo. CONHEÇA - O turismo sustentável é um sério desafio para o poder púbico e está fundamentado na melhoria da qualidade do produto turístico e na melhoria da vida das comunidades que fazem a atividade dar certo no Brasil. Por isso, para o Ministério do Turismo as políticas públicas estão baseadas no aproveitamento consciente dos recursos e do patrimônio natural e cultural dos destinos turísticos nacionais; na construção de uma visão de longo prazo; no cooperativismo; na valorização da cultura regional e no protagonismo das pequenas comunidades brasileiras. Conheça alguns projetos da pasta que levam a marca da sustentabilidade: Passaporte Verde – Turismo Sustentável Por Um Planeta Vivo. Campanha de sensibilização do viajante em favor do consumo responsável em viagens de lazer. A ideia é estimular o turista a reconhecer seu papel como agente de contribuição para a conservação do meio ambiente, buscando um relacionamento saudável com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos visitados. A campanha busca também estimular uma demanda positiva por produtos e serviços turísticos eficientes do ponto de vista ambiental e influenciar o setor turístico e toda a sua cadeia produtiva a incorporar práticas socioambientais corretas. Coordenada conjuntamente pelos ministérios do Turismo e Meio Ambiente e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), campanha exibirá um vídeo educativo sobre boas práticas de turismo sustentável na Mostra Livre da Rio+20. Fomento do Turismo no Entorno dos Parques. Objetivo é aumentar a competitividade de destinos turísticos localizados em cinco parques nacionais, por meio da aproximação entre a cadeia produtiva, comunidade e os gestores das unidades de conservação. Entre os principais objetivos está a aproximação do setor turístico às riquezas naturais dos parques do país, por meio da estruturação e promoção do turismo em áreas de preservação ambiental. A ideia é transformar esses “tesouros naturais” brasileiros em espaços mais conhecidos e apreciados pelo turista. Parques contemplados: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional de Anavilhanas, Parque Nacional Aparados da Serra e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. BNDES Procopa inclui facilidade para hotéis sustentáveis. Uma ação articulada pelo Ministério do Turismo (MTur) permitiu a criação de linha de crédito de R$ 1 bilhão para atender às demandas do mercado hoteleiro, geradas pela Copa do Mundo de 2014. Os recursos são destinados à reforma, ampliação e construção de novos hotéis no país. A linha BNDES ProCopa trabalha os conceitos de Hotel Padrão, Hotel Eficiência Energética e Hotel Sustentável, estabelecendo regras diferenciadas para cada categoria. Os hotéis “sustentáveis” terão prazos maiores para quitar o empréstimo. Talentos do Brasil Rural - O projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos tem por objetivo inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira e gerando renda para os agricultores. Também prevê a qualificação de empreendimentos da agricultura familiar e ações para o aumento da oferta de produtos e serviços para a Copa do Mundo de 2014. A proposta é incluir roteiros rurais no mapa de atrativos turísticos para 2014: foram selecionados 24 roteiros do entorno das cidades-sede. Além do trabalho nos roteiros, o projeto prepara 83 cooperativas, associações e redes da agricultura familiar que produzem amenities (cosméticos), alimentos, bebidas, decorativos e utilitários para que seus produtos sejam inseridos em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato nas 12 capitais da Copa. Parceria: MTur e MDA, com apoio do Sebrae e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ). Estruturação de segmentos: turismo de aventura. Fortalecer, qualificar e estruturar o segmento do turismo de aventura no Brasil realizando iniciativas voltadas para o desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e segurança. Melhorar a qualidade, a segurança e a competitividade dos profissionais e empresas dos segmentos de ecoturismo, turismo de aventura e natureza através de ações de qualificação, certificação e disseminação de conhecimento. 17 destinos contemplados: Brotas (SP), Socorro (SP), Grupo São Paulo (SP), Vale do Alto Ribeira (SP), Grande Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu e Paraná (PR), Serra Gaúcha (RS), Rio de Janeiro Metropolitana (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Serra do Cipó (MG), Bonito e Serra da Bodoquena (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), Fortaleza Metropolitana (CE), Chapada Diamantina (BA), Recife e Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA) e Manaus (AM).
Principais resultados:
• Mais de 5 mil profissionais e empresários qualificados e mais de 100 empresas certificadas (ABNT NBR 15331 - Sistema de Gestão da Segurança);
• 157 empresas implementando o Sistema de Gestão da Segurança;
• Mais de 4,8 mil pessoas qualificadas nos cursos a distância e presenciais (Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança, Aprimoramento de Produto, Acesso a Mercado, Competências Mínimas do Condutor, Primeiros Socorros e Qualificação para Grupos Voluntários de Busca e Salvamento);
• Mais de 5 mil pessoas mobilizadas nas ações;
• Mais de 600 empresas mobilizadas;
• 13 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento criados e formalizados;
• 22 comissões Estaduais ou Regionais formalizadas;
• 24 Normas Técnicas de Turismo de Aventura, desenvolvidas no âmbito da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

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