Carlos Tavares,
Vice-Presidente Mundial de Operações, e Christian Vandenhende, Diretor Mundial
de Compras e Presidente da RNPO (a Organização de Compras do Grupo
Renault-Nissan), entregaram ontem dezesseis prêmios a Fornecedores. Esta
premiação recompensa os resultados obtidos em 2011 por fornecedores cujo
desempenho se destacou em três categorias prioritárias para a Renault:
qualidade, inovação e RSE (Responsabilidade Social Empresarial). Os
fornecedores são premiados independentemente de seu tamanho, país de origem ou
setor de atividade, tanto para fornecedores de componentes como de
serviços. NOVE PREMIAÇÕES PARA A
QUALIDADE - O nível de confiabilidade
atingido atualmente pelos veículos Renault foi obtido graças a uma estreita
colaboração com os fornecedores. Por isso, há sete anos a Renault organiza o
“Renault Quality Awards”. Para Carlos Tavares, Vice-Presidente Mundial de Operações,
“sem qualidade, não há futuro para uma montadora de automóveis. A qualidade se
tornou uma das forças da Renault. É fundamental manter nossas exigências de
qualidade no mais alto nível, em colaboração com os nossos fornecedores”. O
Prêmio da Qualidade é um reconhecimento da capacidade dos fornecedores em
encontrar soluções, respeitar os prazos de entrega e produzir peças de
qualidade. Nove fornecedores estão recebendo o Prêmio da Qualidade neste ano:
Emhart Teknologies, Satuerca, Usui, Defta, Metaplast, Sila Teknik, Valeo
Sistemas Automotivos, DK Austech e Faurecia. DUAS NOVAS PREMIAÇÕES PARA
INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL, ALÉM DE UM PRÊMIO ESPECIAL - Neste ano, estão sendo feitas duas novas
premiações. Elas destacam dois eixos prioritários para a Renault, a inovação e
a Responsabilidade Social Empresarial. ● Inovação: a Renault continua a colocar
a inovação como foco de sua estratégia, oferecendo soluções criativas e
acessíveis a todos. Além das pesquisas e estudos avançados realizados tanto
internamente quanto em conjunto com a Nissan, a Renault trabalha com seus
fornecedores em novas inovações conjuntas. Para Christian Vandenhende, “a
Renault se esforça para oferecer inovações úteis a preços acessíveis a todos.
Em um contexto de crise econômica e restrições orçamentárias, é preciso criar
novos instrumentos para melhorar a performance, unir forças e integrar os
fornecedores nos projetos desde a fase de desenvolvimento, a fim de favorecer a
inovação.” O Prêmio de Inovação reconhece o desempenho de fornecedores que
tenham assinado um contrato de inovação conjunta com a Renault ou que tenham
criado um avanço tecnológico de destaque. Três fornecedores receberam o Prêmio
de Inovação: Michelin, (pneus Michelin Energy E-V), Pierburg Pump Technology
(desenvolvimento de uma nova bomba de óleo com vazão variável) e LG Chemical
(desenvolvimento e produção de baterias de íon-lítio para veículos
elétricos). ● RSE (Responsabilidade
Social Empresarial): A Renault também fez questão de recompensar o compromisso
de fornecedores com a Responsabilidade Social Empresarial no que diz respeito
ao meio ambiente, diversidade, direitos humanos e trabalho, higiene, saúde e
segurança, bem como a rejeição ao trabalho infantil e ao trabalho forçado.
Desde 2004, a Renault sensibiliza os seus fornecedores em relação a estas
questões e inclui os critérios de RSE nos processos de credenciamento e seleção
de fornecedores. Em 2010, os 8.000 fornecedores da Aliança receberam as
diretrizes de RSE. A Renault também muniu-se de uma equipe responsável por
verificar a aplicação dos critérios de RSE em campo. O objetivo é auditar
fornecedores que correspondam a 95% do faturamento até 2013. Três fornecedores
receberam o Prêmio de Responsabilidade Social Empresarial: Johnson Matthey e
Turbo Energy Ltd., pelo seu desempenho ambiental, e a Fundação AMIPI Bernard
Vendre, pelo desenvolvimento de treinamento para trabalhadores deficientes, com
o objetivo de aumentar suas capacidades cognitivas, melhorando suas chances de
inserção no mercado de trabalho. ● Um prêmio especial foi entregue à empresa
Vinci Construction, devido ao seu envolvimento na construção da fábrica de
Tânger, no Marrocos. A Vinci contribuiu com o cumprimento dos prazos, mesmo em
circunstâncias climáticas desfavoráveis. “Existe uma estreita interdependência
entre montadoras e fornecedores de componentes, que têm um objetivo em comum:
melhorar juntos o seu desempenho”, finaliza Carlos Tavares.
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