As
constantes modificações enfrentadas na gestão das organizações no cenário
mundial podem ser auxiliadas pelo profissional de marketing bem capacitado.
Este profissional com conhecimento estratégico e que utiliza todas as
possibilidades da convergência midiática nas empresas é um ator fundamental na
construção de estratégias corporativas. O profissional de marketing deve
conciliar a gestão dos conhecimentos corporativos com as novas tecnologias da
informação. Nesta perspectiva, o encontro das mídias nas organizações
apresenta-se como importante ferramenta de marketing e como diferencial
competitivo para gestor contemporâneo. Há pouco
tempo, quando se falava em ambiente virtual para agregar valor mercadológico às
ações da instituição, o que vinha a mente eram ações meramente publicitárias
como banners, pop-ups, patrocínios em sites de terceiros e o próprio site da
empresa. Há no máximo dez anos, as estratégias de marketing digital eram
construídas para atender ao usuário de um desktop conectado a internet através
de um ponto fixo. Havia algumas mídias as quais este desktop poderia acessar e
que eram trabalhadas mercadológicamente(provedores de e-mail, “instant messengers”, algumas redes sociais,
portais de vídeo, música e textos). Toda a comunicação visava atingir um grupo
de consumidores que estavam fixos diante a um desktop. Com a massificação da
tecnologia portátil, novas ferramentas de geoprocessamento e geolocalização,
além de novas redes sociais mais segmentadas, esta comunicação se modificou. No
lugar de as pessoas passarem horas de seu dia diante da internet, o usuário
ganhou a possibilidade de conectar-se em qualquer lugar e a qualquer momento.
Esta conveniência possibilitou ao usuário estar realmente “on demand” em todos os momentos de seu dia.
Esta nova configuração de rotina abriu um grande espaço para ações de marketing
junto a este consumidor. Através destas tecnologias as organizações podem atuar
junto ao indivíduo utilizando informações sobre seu interesse no momento e sua
localização, mesmo que este esteja em trânsito. Este cenário parece o eldorado
do marketing: atender às necessidades imediatamente, a qualquer hora e em
qualquer lugar. Atualmente, a convergência das mídias trouxe para o marketing
um poderoso aliado no relacionamento com o cliente. Este poder, alinhado ao
conhecimento de planejamento, à comunicação, ao reconhecimento correto do
público alvo, e às oportunidades do ambiente virtual elevam o profissional de
marketing a um nível superior, ao topo da gestão corporativa. A internet ajuda
a revolucionar o diálogo e a prática do Marketing com a comunicação e a gestão
nas empresas e seu super poder se divide entre a criatividade e o correto
caminho para a distribuição de informação. O e-mail passou a redefinir o
uso do telefone, mas esse aparelho ainda é uma forte e indispensável ferramenta
de Marketing, especialmente após a chegada dos portáteis. A internet faz com
que pessoas ganhem tempo como ir ao banco, pagar uma conta, ler um livro e
notícias. E esta conectividade também permite ao profissional de Marketing, no
ambiente de trabalho e fora dele, conectar com o mundo a partir de aplicativos
e softwares com ilimitados recursos. A conectividade é a responsável por uma
grande onda de transformação no mundo do Marketing. Com ela, chegaram as salas
virtuais, modificando os ciclos de contato antes presenciais. A internet passou
a sustentar informações de diversas origens e finalidades, mas sem fim
estratégico definido. O gestor de Marketing reconhece este universo e o
transforma em valor para as organizações. Os conceitos que identificam a
importância da convergência das mídias para o Marketing são o conhecimento e a
informação. E em um contexto em que toda a convergência depende do conteúdo
digital, um sistema baseado no conhecimento e na comunicação acende
perspectivas para mudanças de valores. Na integração das mídias, esse valor é
apresentado pelo Marketing. O profissional de marketing é, atualmente, o gestor
ou o braço direito dos CO’s das companhias, ele é o responsável pelo sucesso ou
não da estratégia que leva o produto ao cliente satisfeito. Com
liberdade para criar e administrar, este profissional pode alavancar uma
instituição, mudar seu posicionamento de mercado e causar um grande estrago na
concorrência.
* Ana Paula Damasceno Torres é coordenadora dos cursos de
Comunicação e Marketing da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. Bacharel em
jornalismo, especialista em Marketing e mestranda em Gestão da Informação e do
Conhecimento. Membro da Associação Brasileira de Televisão Universitária e
idealizadora do projeto de Televisão e Rádio Digital em instituições de ensino.
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