quinta-feira, 31 de maio de 2012

CONDUTORES BRASILEIROS DA TOCHA OLÍMPICA, SELECIONADOS PELA COCA-COLA, CHEGAM HOJE À INGLATERRA

·         Tião dos Santos, Rene Silva, Eduarda Cristina e Marcos André embarcam na noite desta terça-feira para representar o Brasil no revezamento da Tocha Olímpica.

·         Condutores selecionados pela Coca-Cola Brasil são os futuros líderes e símbolos do crescimento do país, com  histórias inspiradoras que servirão exemplo para todos os brasileiros.

·         Grupo vai compartilhar experiências incríveis: conduzir tocha em 1º de junho e conhecer detalhes de Liverpool, cidade berço da música pop internacional.

Os quatro brasileiros, selecionados por Coca-Cola, para conduzir a Tocha Olímpica embarcam na noite desta terça (29 de maio), no Aeroporto Internacional do Rio, e chegam hoje à Inglaterra.  Emocionados com esta experiência única, proporcionada pela marca, eles já fazem planos para conhecer detalhadamente a cidade de Liverpool – berço dos Beatles e um marco para música pop internacional - onde passam a integrar o revezamento.  Sebastião Carlos dos Santos (Tião), Eduarda Cristina Hubner Cavalcanti (Duda), Rene Silva dos Santos e Marcos André França da Silva (Marquinhos) ensaiaram algumas das músicas da banda inglesa e vão conhecer espaços que fazem parte dos roteiros dos fãs do quarteto: o Cavern Club – primeiro bar onde os Beatles se apresentaram em 61 e a Beatles Story, onde poderão ver detalhes da história do grupo.  O dia mais esperado, no entanto, é 1º de junho, quando usando o uniforme branco e dourado dos Jogos, irão conduzir a tocha. Às 06:42 da manhã (horário de Brasília) Rene será o primeiro a participar, levando a tocha por um trecho de 320 metros. Tião integrará o revezamento a partir das 07:06 (horário de Brasília). Ainda pela manhã (07:28), Marquinhos conduzirá a tocha enquanto Duda só entrará no revezamento na parte da tarde (14:39). Tião, Duda, Marcos e Rene foram escolhidos por Coca-Cola por representarem o “novo Brasil”. As histórias inspiradoras do grupo servem de exemplo para toda a população, por simbolizarem uma Nação cada vez mais inclusiva, igualitária e geradora de oportunidades. Reconhecido internacionalmente por ter protagonizado o documentário “Lixo Extraordinário”, que concorreu ao Oscar em 2011, Tião dos Santos é o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho e tem forte participação nas campanhas de reciclagem da marca, sendo ícone do movimento. René é morador do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e se tornou um símbolo da transformação do Rio como porta-voz dos moradores da comunidade, via mídias sociais, durante a instalação de uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora em 2010. Marquinhos é instrutor e ex-aluno do Projeto Coletivo no Centro de Organização Comunitária de Chão de Estrelas, em Recife, onde Coca-Cola capacita jovens. Duda foi campeã da Copa Coca-Cola em 2011 e sintetiza a luta dos jovens em busca dos sonhos. “Com o convite a estes condutores, a marca Coca-Cola reforça o seu compromisso em apoiar jovens com histórias inspiradoras que servirão de exemplo para milhares de brasileiros. Ficamos muito felizes por proporcionar a eles uma experiência única, pois são merecedores de nossos aplausos”, destacou Luciana Féres, Diretora de Marketing de Coca-Cola. Condutores - Tião Santos - Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em pleno dia de São Sebastião, ganhou o nome do santo. Mais novo de sete irmãos, começou a “trabalhar” no lixo, no Jardim Gramacho, aos 11 anos de idade, quando ao voltar da escola ia levar almoço para a mãe. Aos 14 anos, começou a ajudar a mãe a catar o material reciclável e lembra que o que mais gostava era quando encontrava lixo da Infraero, com boa comida, talheres, entre outros e sonhava um dia em voar de avião. Veio a Eco-92 e com elas novas leis que previam a canalização do gás, a não poluição mais com o chorume (líquido que sai do lixo) e acabar com o trabalho infantil. Como ainda não tinha 18 anos, Tião não pôde mais trabalhar no lixo e trabalhou em diversos pequenos empregos, mas sem nunca deixar de ler e estudar. Pouco antes de completar 18 anos, tentou entrar para o exército, mas foi dispensado por excesso de contingente e voltou a trabalhar no lixo. Desde então vem contribuindo para a organização, profissionalização e reconhecimento destes profissionais. Principal personagem do documentário de co-produção Brasil e Inglaterra, “Lixo Extraordinário,” indicado ao Oscar 2011, conseguiu mostrar para o Brasil e para o mundo o valor dos catadores, a importância da inclusão de políticas públicas e como o País pode se beneficiar do lixo.  Esta será a segunda viagem de Tião a Londres, onde já esteve para acompanhar o leilão do quadro feito por Vik Muniz, que deu origem ao documentário. Seu carisma e dom de líder natural têm influenciado positivamente a vida de mais de um milhão de catadores no Brasil e feito diferença em questões como o fechamento de Gramacho, que coincide com a data em que ele estará conduzindo a Tocha Olímpica pelas ruas de Liverpool, em mais um marco de sua vida. Rene Silva - Morador do Morro do Alemão, no subúrbio do Rio de Janeiro, se tornou um porta-voz da comunidade, após relatar – através de um blog - o processo de instalação de uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora na região e revelar questões daquela população. Através do Jornal Voz da Comunidade, ganhou notoriedade internacional, tendo milhares de seguidores no Facebook e no twitter. Estudante de jornalismo, Rene se divide entre os livros e palestras. Seu prestigio já lhe rendeu o Prêmio “Faz a diferença” na categoria Megazine, do Jornal O Globo, além do Shorty Awards, considerado o Oscar do twitter pelo New York Times. O microblog @vozdacomunidade foi eleito o melhor produtor de conteúdo no quesito inovação. Eduarda Cristina Hubner Cavalcante (Duda) - Nascida em Barra Mansa, no interior do Estado do Rio de Janeiro, ela joga futebol desde os seis anos. Aos 14 anos, ela cursa o 7º ano do ensino fundamental e tem dois sonhos: primeiro, como primogênita, conseguir ajudar financeiramente a mãe a criar os três irmãos. Segundo: poder jogar na seleção brasileira de futebol feminino e ser uma grande jogadora como Marta. Em 2011, quando foi campeão com o time do Volta Redonda da Copa Coca-Cola, teve a oportunidade de estar pessoalmente com a jogadora, de quem se considera  fã nº1. “Venho me espelhando nela pois temos uma história de vida muito parecida com a dela. Sou de família humilde e comecei a jogar futebol em um campinho perto de minha casa, somente com os meninos. Graças a Copa Coca-Cola tive oportunidade de mostrar meu futebol, ser campeão com meu time e ainda conhecer a Marta”. Duda se emocionou e não conseguiu parar de chorar ao ser convidada pela Coca-Cola para conduzir a Tocha Olímpica. “Foi um impacto muito grande, parecia que estava sonhando, mal pude acreditar que um dia seria convidada para participar de um evento tão grandioso, fiquei e estou muito feliz por ser uma das pessoas escolhidas. Eu e meus familiares estamos ansiosos a espera desse dia tão grandioso. Será minha primeira viagem internacional”, reforça ela, que se surpreendeu ainda em saber que irá conhecer Liverpool, cidade consagrada pelos Beatles, grupo que ela curte, apesar de não conhecer todo o repertório. Marcos André França da Silva – Marquinhos - Natural de São Lourenço da Mata/PE, Marcos André teve uma infância de privações. Determinado, no entanto, driblou o caminho das drogas e buscou oportunidades em Recife.  Hoje aos 28 anos é instrutor das turmas de Varejo no Coletivo de Chão de Estrelas e formou a própria família. “Tenho um trabalho muito gratificante, onde ajudo a educar jovens para direcionar ao mercado de trabalho. O Coletivo tem feito grandes mudanças na comunidade e eu encontrei a oportunidade de voltar para a faculdade e já sonho em comprar minha casa. Quando recebi o convite não acreditei e acho que ainda não acredito até agora em tudo que está ocorrendo. Sou muito grato e nunca esquecerei. Será algo que levarei para o resto da minha vida.” Aprendiz de violão nas horas vagas, Marcos está treinando algumas músicas dos Beatles para cantar quando estiver em Liverpool, em sua primeira viagem internacional. Coca-Cola e Olimpíadas - Parceira do COI, Coca-Cola iniciou sua participação publicitária em Olimpíadas nos Jogos de Amsterdã em 1928. Desde então vem aliando seus valores aos dos jogos, incentivando o fair play, estimulando o esporte e a prática da atividade física, principalmente dando oportunidade a jovens de comunidades carentes. Vale lembrar que a organização dos Jogos Olímpicos estabeleceu que juventude é critério decisivo na seleção dos carregadores. Ao menos metade dos 8.000 carregadores deve ter de 12 a 24 anos. Em 2004, pela primeira vez desde a sua realização, a Tocha Olímpica de Atenas passou por todos os continentes, incluindo o Rio de Janeiro – cidade escolhida na América do Sul. A Coca-Cola teve o direito de convidar 42 pessoas para conduzir a Tocha Olímpica, que passou pela cidade no dia 13 de junho. A Coca-Cola é parceira oficial do Revezamento da Tocha em todo o mundo desde 1992, quando o revezamento passou a ser realizado. O revezamento acontece no ano de cada edição dos Jogos Olímpicos. Coca-Cola buscou histórias inspiradoras, que reforçam os valores da marca para proporcionar o lado social e festivo das Olimpíadas. Com uma ampla estratégia de mídia estaremos levando um “pelotão”, que representa o espírito alegre, forte e guerreiro dos brasileiros.   Os três representantes escolhidos têm histórias distintas, mas construíram suas vidas com respaldo na integridade, determinação e confiança. Sistema Coca-Cola Brasil O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente 60 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2012 são de R$ 2,8 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões,  50% maior do que o montante investido entre 2007 e 2011.   A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente.  O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,91 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário