Sucesso de vendas no Brasil, o SUV Duster e a Picape
DusterOroch conquistaram o público graças à sua robustez, inovação, amplo
espaço interno e versatilidade. Agora, os dois modelos chegam à linha 2017 com
uma notável melhoria em eficiência energética de até 11,5% nos motores 2.0, em
relação ao modelo anterior. Além disso, há importantes novidades: todas as
versões 2.0 16V dos modelos passam a ser equipadas com direção
eletro-hidráulica, que garante maior conforto e menor consumo; o motor 2.0 16v
está mais eficiente; houve uma evolução na ergonomia; e, para finalizar, a
DusterOroch recebe a opção do câmbio automático. A Renault buscou soluções da
Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética do SUV e da picape. O sistema
ESM (Energy Smart System) de regeneração de energia funciona de forma simples e
eficiente. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do
acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o
alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria,
que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o
alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que
houve a carga na desaceleração. Outra notável evolução em matéria de conforto e
redução de consumo é a adoção da direção eletro-hidráulica. Para o motorista,
isso representa uma direção ainda mais leve e um menor esforço na hora de
realizar manobras. A direção com esforço variável ainda se ajusta de acordo com
a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior
segurança. Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um
motor elétrico a parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência
e se reduz em até 2% o consumo de combustível. Produzido na fábrica da Renault
em São José dos Pinhais (PR), o motor 2.0 16v passa por uma evolução. A partir
de uma mudança da força tangencial no anel do cilindro, houve uma redução de
atrito interno, gerando uma melhoria no consumo de combustível. O motor 2.0,
que manteve os números de potência e torque, é destaque no Programa Brasileiro
de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Conpet, com nota “A” em consumo
de combustível no Duster equipado com câmbio manual e na DusterOroch, incluindo
a nova versão com câmbio automático. A adoção de "pneus verdes" para
o Duster 2.0 (item já presente na DusterOroch), com menor resistência ao
rolamento, também contribui para melhorar a eficiência. Estes pneus são mais
leves e aquecem menos, graças à adição de alguns compostos especiais à mistura
original de borracha e sílica que dá origem aos pneus, sem comprometer em
segurança, aderência e durabilidade. O desenvolvimento da linha 2017 da
DusterOroch e do Duster envolveu 74 engenheiros da RTA (Renault Tecnologia
Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades
e ao perfil do consumidor latino-americano. Em um período de dois anos, foram
testadas 121 unidades em países como Brasil, Argentina e França com o foco na
redução de consumo de combustível. Para o consumidor que busca uma maior redução
no consumo de combustível, tanto o Duster quanto a DusterOroch oferecem a
função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel
central. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a
potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de
combustível. Outro recurso é o indicador de trocas de marchas Gear Shift
Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e
eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar
as características dos motores. Tanto Duster quanto DusterOroch também
evoluíram em ergonomia para melhorar o dia a dia dos passageiros. O comando de
controle dos retrovisores elétricos, por exemplo, agora está na porta do
motorista. Outra mudança foi na adoção do vidro “one-touch”, que traz maior
conforto e praticidade aos passageiros. Há ainda o fechamento global dos vidros
pela chave na versão Dynamique, bastando ao motorista dar dois cliques no
controle remoto do carro, para que os vidros subam automaticamente. DUSTER
OROCH AUTOMÁTICA - A inovadora picape DusterOroch, que criou um
segmento entre as picapes pequenas e grandes, aumenta sua gama de versões com a
adoção da caixa automática de quatro marchas, a mesma que já equipa o SUV Duster.
O confiável câmbio automático garante ao motorista o máximo de conforto sem
abrir mão da robustez e versatilidade já características da picape. Com a nova
transmissão, a DusterOroch oferece conforto de rodagem ainda maior,
principalmente para os usuários que a utilizam na cidade. Hoje cerca de 48% dos
consumidores dos grandes centros urbanos, como Rio e São Paulo, optam por
carros automáticos. O câmbio automático da DusterOroch é comprovadamente um dos
mais robustos do mercado, ideal para a aplicação em picapes, devido à
necessidade de carregar carga. Mesmo sendo um câmbio automático, para o
motorista que desejar trocar as marchas manualmente, leves toques na alavanca
de câmbio permitem ao motorista fazê-lo. A caixa automática foi desenvolvida
levando em consideração a eficiência do carro, bem como conforto e velocidade
de engate, além de oferecer toda a confiabilidade da Renault. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário