Voar em aeronaves pintadas com personagens como
Mickey Mouse, o gênio da lâmpada e robôs de Guerra das Estrelas é uma tendência
na aviação. Passageiros vivem experiências inusitadas. Companhias faturam com
reforço da imagem. Nas últimas semanas, uma aeronave japonesa com uma pintura
inusitada sobrevoou oceanos do oriente e sua imagem foi amplamente divulgada
nas redes sociais. Em vez de estampar as cores e o nome da companhia aérea,
como costumava fazer, a máquina voadora trazia em sua carenagem uma pintura
detalhada do robô R2-D2, da série de Guerra das Estrelas. Antes de embarcarem,
era possível ver os passageiros embasbacados diante do robô voador de mais de
20 metros, revelou a companhia. A quantidade de flashs e selfies era fora do
normal. Era preciso que os funcionários apressassem a tripulação para que todos
entrassem no avião. Não é sempre que se voa com o R2-D2.Empresas aéreas de
vários países passaram a usar o espaço externo de suas aeronaves para divulgar
destinos turísticos, homenagear ícones da cultura do país e até personagens
infantis. No Brasil, o sentimento nacionalista já foi tema de cinco produções
artísticas. Uma delas trazia o bico do avião pintado nas cores do capacete de
Ayrton Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do piloto brasileiro tricampeão
mundial de Fórmula 1. Uma outra, uma pintura verde-amarela feita pelos artistas
plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, transportou a seleção brasileira - e
serviu os turistas - por ocasião da Copa do Mundo. E uma terceira homenageou os
450 anos do Rio estampando as ondas da famosa calçada da orla de
Copacabana.Celebrar destinos nacionais como o Rio de Janeiro, por exemplo, foi
uma forma de reconhecer a importância da cidade com o maior fluxo no turismo de
lazer do país, segundo o gerente de comunicação de uma companhia aérea
brasileira. A estratégia das companhias é aproveitar o espaço da aeronave para
reforçar a imagem da empresa – e gerar engajamento dos usuários, de acordo com
o diretor de marketing de outra empresa aérea brasileira. “As pinturas com
motivos nacionais geram identificação nos turistas. Para muitos viajantes, se
transportar em uma aeronave especial passa a ser uma experiência divertida”,
afirmou. “Os passageiros passam a escolher a companhia por ações como essa”,
disse o diretor. A iniciativa de pintar as aeronaves não é nova. Em 1988, um
avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca
que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World. Os personagens da
animação infantil Carros e o gênio da lâmpada mágica de Alladin também foram os
destaques de duas aeronaves norte-americanas. O avião é o principal meio de
transporte dos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil. Mais de 4,5
milhões de viajantes estrangeiros usaram o avião para visitar o país no ano
passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário