terça-feira, 8 de setembro de 2015

DIVERSIDADE INSPIRA FESTIVAIS DE GASTRONOMIA NO PAÍS

Brasília (DF) e Maragogi (AL) promovem em setembro eventos culinários para apresentar pratos típicos do Brasil. Frutas e crustáceos estão entre s atrações. Os turistas que visitam as piscinas naturais de Maragogi, em Alagoas, têm mais um atrativo este mês. Teve início nesta quarta-feira (2) a sexta edição do Festival da Lagosta de Maragogi, que promove pratos à base do crustáceo em 12 restaurantes, com desconto de até 50%. As formas de apresentá-la variam bastante: tem lagosta grelhada na cachaça, lagosta com molho de alcaparras, lagosta com leite de coco e azeite de dendê. A praça de eventos da cidade completa a programação com apresentações culturais, exposições, venda de artesanato e shows musicais.  O evento vai até o dia 27.O Festival da Lagosta pode ser uma ótima oportunidade para experimentar a gastronomia da região, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires. “A culinária do Nordeste é rica e diversificada, do mar ao sertão oferece um banquete de sabores, aromas e cores que encantam o paladar”. O festival foi criado há cinco anos para movimentar o destino na baixa temporada pela Associação de Hotéis e Pousadas de Maragogi e Japaratinga. A iniciativa aumentou o movimento do turismo local.Em Brasília, a Semana da Gastronomia do Distrito Federal, com pratos inspirados nos frutos do cerrado, tem início na próxima quarta-feira (9) nos restaurantes do Senac. No cardápio, pratos como gueirobas grelhadas, uma espécie de palmito do cerrado acompanhadas de pimentas especiais; frango ao chutney de cagaita, uma frutinha amarela do cerrado; e a sobremesa bavaroise de araticum, brigadeiro de jatobá e cajuzinho do cerrado em calda. O cardápio do cozinheiro André Marques, que ganhou um programa de TV com chefs de cozinha, teve inspiração na miscigenação cultural da cidade.A gastronomia brasileira é considerada boa ou muito boa por 95% dos estrangeiros que visitam o país e por 89,6% dos brasileiros que fazem turismo interno, de acordo com o Ministério do Turismo. O estudo mostra ainda que a alimentação é um dos itens mais importantes de uma viagem, e só não demanda mais gastos que o transporte. Devido ao papel estratégico dos pratos regionais para o desenvolvimento do turismo nacional, o MTur abriu chamada pública para apoiar projetos sobre o tema até 18 de setembro. Representantes de órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital e municipal podem enviar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional por meio do Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Turismo. Os projetos serão analisados e poderão contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas. - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário