Após percorrer 11.230 km e cruzar sete diferentes
países da América do Sul, a OrochExpedition chegou ao fim ao atingir a cidade
de Bogotá, na Colômbia. A aventura começou na fábrica da Renault em São José
dos Pinhais (PR), onde três jornalistas receberam duas SUP (Sport Utility
Pick-Up) DusterOroch, modelo inovador que inaugurou um segmento entre as
picapes pequenas e médias no Brasil e na Argentina. Depois do Brasil a picape
passou pelo Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador e, finalmente, Colômbia. A
OrochExpedition mostrou toda a robustez e versatilidade da picape DusterOroch.
Nas redes sociais da Renault houve um excelente acompanhamento: os 10 posts no
Facebook renderam mais de 990.000 curtidas e 2.500 compartilhamentos. A
Expedição também pôde ser acompanhada pelo Instagram e pelo Twitter, que
tiveram mais de 4.100 interações. Os jornalistas Antonio Meira Jr. e Gustavo
Acioli, além do fotógrafo EugeniuszKowalski, registraram todos os detalhes da
aventura em um diário de bordo no site da Renault (https://www.renault.com.br/universo-renault/eventos/duster-oroch-expedition.html). Durante a jornada, a
DusterOroch enfrentou temperaturas extremas. A menor foi de apenas 1 grau na
região de Flores Cunha, no Rio Grande do Sul. As maiores beiraram os 40 graus,
na fronteira do Equador com a Colômbia. A expedição passou por paisagens
variadas e duas estações do ano, já que cruzou a linha do Equador. No Chile, as
picapes ultrapassaram os 4 mil metros de altitude ao cruzar a Cordilheira dos
Andes em meio a neve. Algumas horas depois, chegaram ao litoral chileno com
praias, sol e calor. Os aventureiros cruzaram desertos de pedra, areia e de
sal, além de enfrentarem terremotos no Equador. Na Colômbia enfrentaram
florestas tropicais. As duas picapes se saíram bem em todas as condições
enfrentadas. Durante todo o trajeto o único contratempo foi um farol de neblina
queimado, na Argentina. O consumo médio, apesar de todas as situações extremas
enfrentadas, foi de ótimos 9,7 km/l. A expedição destacou toda a robustez e versatilidade
da SUP (Sport Utility Pick-Up) DusterOroch, que traz entre os seus diferenciais
a suspensão traseira multilink – muito útil para encarar os diversos tipos de
terrenos durante a expedição garantindo o máximo de conforto para os
passageiros e dirigibilidade seja com a caçamba vazia ou carregada. Ao final da
jornada, os aventureiros elogiaram o conforto, espaço interno, versatilidade e,
claro, a robustez da picape. Eles também ficaram impressionados com a
curiosidade das pessoas em relação ao picape ao longo da jornada. Nos 30 dias
de viagem foram muitos curiosos com a picape Renault. VISITA À QUATRO
FÁBRICAS DA RENAULT NA AMÉRICA DO SUL - A expedição também ressaltou a
integração da Renault na América do Sul, região onde a Renault tem muita
tradição. A jornada passou pelas quatro fábricas da Renault no continente:
Complexo Ayrton Senna (Brasil), Santa Isabel (Argentina), Los Andes (Chile) e
Sofasa (Colômbia). A largada da OrochExpedition aconteceu na fábrica de São
José dos Pinhais no dia 26/04, onde a picape é fabricada e exportada para a
Colômbia e Argentina. Durante a visita ao complexo fabril da Renault, os
aventureiros puderam conversar com engenheiros que participaram do
desenvolvimento da picapee conhecer de perto o show carDusterOroch, uma interpretação
da marca de uma picape derivada de um SUV (Sport UtilityVehicle) que foi
concebido pelo Renault Design América Latina (RDAL) e mostrado pela primeira
vez no Salão de São Paulo de 2014. A expedição seguiu pelo Uruguai e chegou à
Argentina, onde os três jornalistas foram recebidos pelos engenheiros que
também trabalharam no projeto U79, nome interno da picape DusterOroch. Em Santa
Isabel, visitaram a RTAL (Renault TchnologyAmerica) e visitaram a localidade
chamada El Condor Capino, onde a picape passou por teste de resistência à época
do lançamento, em setembro de 2015. As vendas da Oroch na Argentina começaram
apenas uma semana antes da visita da expedição ao país. No Chile, a
OrochExpedition faz mais um ‘pit stop’ na fábrica de Los Andes, onde são produzidos
os câmbios de diversos modelos da Renault, entre eles os da própria
DusterOroch. Os colaboradores da fábrica chilena puderam ver a Oroch
pessoalmente pela primeira vez, graças à Expedição. Na Colômbia, a expedição
foi recebida por dezenas de colaboradores na tradicional fábrica da Sofasa,
onde são produzidos alguns carros como o Clio, Sandero e o Duster. A expedição
encerrou em um concessionário de Bogotá no último dia 25/05. ÚLTIMO
DIÁRIO DE BORDO - Colômbia: fim da jornada - Depois de quase
quatro semanas viajando, percorrendo algumas das mais incríveis paisagens do
continente americano, a OrochExpedition vai chegando ao fim. Como planejado, a
expedição superou os onze mil quilômetros: indo de Curitiba, Brasil, até
Bogotá, capital colombiana. Teve ainda um pit stop na interessante Medellín,
cidade famosa no passado por ser sede das operações do traficante Pablo
Escobar. Hoje, Medellín é uma pulsante metrópole regional, com aproximadamente
dois milhões de habitantes e um copiado sistema de mobilidade urbana, com
metrô, corredores exclusivos de ônibus e uma complexa rede de teleféricos
interligados ao sistema público de transporte urbano. Em Medellín também está a
Sofasa, fábrica de veículos da Renault no país. Na unidade são montados carros
como o Sandero, o Logan e o Duster. A OrochExpedition foi recebida na fábrica
com toda a pompa e carinho. Teve até linha de chegada e mimos para a equipe.
Tanto na Sofasa, quanto na Cormecánica (Chile) e na fábrica Santa Isabel (na
Argentina) o carinho das equipes foi um bom alento para amenizar a saudade de
casa. Na fábrica, também foi momento de responder diversas perguntas sobre o
desempenho das Oroch. Todo mundo muito curioso. Não gastamos muito portunhol
com isso, afinal não tivemos sequer um problema mecânico, nem mesmo pneu
furado. Tudo caminhou perfeitamente bem. Motor 2.0 fez bonito subindo a
Cordilheira dos Andes, suspensão funcionou além das expectativas, freios idem,
dirigibilidade também... E assim foi. Na volta à estrada, os últimos 450
quilômetros foram de muita subida, tráfego pesado, belas paisagens e algumas
doses de paciência extra dos motoristas: menos da metade do trajeto entre
Medellín e Bogotá é feito em pistas duplicadas. Já viu, né? Nada que a gente já
não tenha encarado. Não podemos deixar de dizer que a Oroch é uma picape com
boa ergonomia, onde o motorista fica bem acomodado para encarar trechos longos.
A chegada em Bogotá revela uma gigantesca mancha urbana, um pouco maior que
Lima, até então a maior cidade que tínhamos passado. A capital colombiana é uma
cidade bem espalhada, com construções baixas e trânsito pesado de carros. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário