O Renault ZOE obteve 5 “estrelas” nos testes de
segurança passiva realizados pelo instituto independente EuroNCAP. Obtido por
meio de um novo regimento na classificação, em vigor desde ja neiro de 2013,
este resultado confirma novamente a expertise da Renault em segurança passiva.
Com
uma nota que corresponde a 82% do resultado global, o Renault ZOE se posiciona
no pelotão de frente de seu segmento, no qual obtém principalmente a melhor
nota nos critérios de impacto contra pedestres. Além deste reconhecimento, o
Renault ZOE é embaixador do selo Fix4sure e oferece também um comportamento
dinâmico de segurança, graças a um chassi reativo e preciso. Para circular
pacificamente e sem estresse em zonas urbanas, o ZOE foi equipado com o Z.E.
Voice: um som externo que alerta os pedestres sobre a chegada do veículo e que
permite estimar sua velocidade, pois a freqüência do som varia com a velocidade
do carro. Por isso, o Renault ZOE é um carro “real”, totalmente comparável a um
veículo térmico. Um trabalho incansável
para proporcionar uma proteção ideal de todos os ocupantes O Renault ZOE deve
ter o mesmo nível de segurança passiva que o Novo Clio, cuja plataforma é
compartilhada. A Renault desenvolveu soluções que levam em conta o estudo dos
acidentes e comportamentos reais, em uma estratégia mais global e mais eficaz
para a segurança dos ocupantes. Para garantir maior proteção, a arquitetura
eletrônica do Renault ZOE evoluiu de forma que as últimas gerações de
equipamentos de proteção sejam acionadas mais cedo. Critério de proteção dos
ocupantes adultos - Em caso de choque frontal, os ocupantes nos lugares
dianteiros do Renault ZOE são protegidos por dois airbags de alto rendimento,
airbags de assento de banco, cintos de segurança equipados com pré-tensionadores
e limitador de esforço de 400 daN. Na traseira, todos os lugares dispõem de
cintos de 3 pontos, complementados por um limitador de esforço nos lugares
laterais. Graças à inovação da Renault, a tecnologia “Fix4sure” foi
desenvolvida para lutar contra o fenômeno de “submarining” (deslizamento do
passageiro sob o cinto durante um choque frontal), protegendo de forma eficaz
todos os ocupantes do Renault ZOE graças a uma saliência especial no assento de
cada banco, além de uma posição mais baixa dos fechos do cinto de segurança e
airbags de assento nos lugares dianteiros. Causa importante de mortalidade
(zona de proteção muito baixa) , o choque lateral se beneficia de um tratamento
específico, tendo obtido um resultado espetacular com a nota máxima de 8 pontos
sobre 8 possíveis. Para detectar e reagir até duas vezes mais rápido, o Renault
ZOE dispõe de 2 sensores, um embutido na porta dianteira e o outro na coluna
central. Um algoritmo específico adapta o tempo de tratamento à violência do
choque e comanda a airbag de cabeça e tórax de última geração. Associados às
colisões contra um poste e traseira, estes resultados permitiram que o Renault
ZOE obtivesse 32 pontos sobre 36 na classificação para proteção de adultos, um
dos melhores resultados do segmento de carros pequenos. Critério de proteção
das crianças - Graças ao projeto da estrutura e à s fixações Isofix de 3
pontos, disponíveis tanto no lugar do passageiro dianteiro como nos lugares
laterais traseiros, a proteção das crianças acomodadas no Renault ZOE está
entre as melhores do segmento B, com 39 pontos sobre 49 possíveis, mesmo com o
endurecimento do critério. Renault ZOE no topo do segmento no impacto contra
pedestres - A frente do ZOE foi desenvolvida para minimizar as lesões
ocasionadas durante o impacto contra um pedestre. O para-choque foi projetado
sem saliências e a zona abaixo do para-brisa, tradicionalmente bastante rígida,
foi desenvolvida para se deformar e diminuir os riscos de lesão nesta área. O
capô ficou mais alto, de forma a preservar uma zona de deformação entre a
estrutura e os pontos mais altos do motor. Com 24 pontos sobre 36, o Renault
ZOE &eacu te; a carro com o melhor desempenho de seu segmento em termos de
impacto contra pedestres. A segurança no DNA e nos equipamentos - O Renault ZOE
é equipado de série com um regulador/limitador de velocidade com aviso sonoro,
indicadores luminosos e sonoros de afivelamento dos cintos em todos os lugares
e do corretor eletrônico de estabilidade (ESC ou ESP). Por isso, ele obteve 8
pontos no novo critério, agora mais severo. Abordagem pragmática e comprometida
- A Renault fundamenta sua estratégia no estudo dos acidentes e na segurança
real para oferecer produtos adaptados às realidades das estradas, com
equipamentos oferecidos de série desde os modelos mais básicos. Isso significa
que é dada prioridade às tecnologias mais eficazes para prevenir qualquer risco
de acidente, corrigir as situações inesperadas de condu&ccedi l;ão e
proteger os passageiros em caso de colisão. A estratégia da Renault é global e
não se resume simplesmente a um equipamento ou uma tecnologia. Com o passar do
tempo, a Renault se tornou uma referência em matéria de segurança veicular,
como pode ser constatado principalmente nos resultados obtidos nos estudos
comparativos realizados pela imprensa. Em matéria de segurança ativa, a
qualidade do chassi, associada a um modelo numérico que se adapta
automaticamente à dinâmica do veículo, permite determinar de forma rigorosa as
situações de emergência. De série, as funções ABS e ESC/ESP são mais eficazes,
com uma ação no momento certo, evitando solavancos violentos. Um conjunto
calculador / bloco hidráulico integra também a assistência à frenagem de urgência
eletrônica (EBA). O trabalho realizado em relação à ergonomia permite que o
condutor se concentre na condução. Para maior conforto na utilização, a
legibilidade das informações foi repensada, de forma a ser clara e visualizada
graficamente. O Renault ZOE se beneficia de equipamentos modernos de auxílio à
condução, tais como o si stema de navegação e orientação de algumas funções com
comando vocal, com o sistema multimídia R-Link, e a automatização de algumas
tarefas, como o acendimento dos faróis, o acionamento dos limpadores de
para-brisa ou o sensor de estacionamento traseiro, além de, para algumas
versões, uma câmera de ré. Todas as versões do ZOE dispõem de sistema de telefonia
mãos livres Bluetooth®. Já o Z.E. Voice funciona de 1 a 30 km/h. Quando parado,
o veículo fica totalmente silencioso. O som foi objeto de um projeto
específico, para criar uma identidade sonora que corresponde ao espírito do
ZOE, tendo sido desenvolvido em conjunto com a equipe de Percepção e Design
Sonoro do IRCAM (Instituto Francês de Pesquisa e Coordenação Acústica /
Música). O condutor poderá escolher entre 3 sons diferentes: “Pure”, “Glam” e
“Sport” e interrompê-lo através de uma simples pressão no botão correspondente.
O som volta a funcionar automaticamente quando o condutor dá a partida no
carro. Modelos Renault com 5 estrelas EuroNCAP
Laguna II - 5 estrelas (2001)
Vel Satis - 5 estrelas (2002)
Mégane II - 5 estrelas (2002)
Espace IV - 5 estrelas (2003)
Scénic II - primeiro veículo 5 estrelas do segmento
(2003)
Modus - primeiro veículo 5 estrelas da categoria
(2004)
Mégane Cupê Conversível - 5 estrelas (2004)
Clio III - 5 estrelas (2005)
Novo Laguna - 5 estrelas (2008)
Koleos - 5 estrelas (2008)
Novo Mégane - 5 estrelas (2008) melhor nota obtida entre
todos os segmentos juntos
Novo Scénic - 5 estrelas (classificação geral -
2009)
Novo Clio - 5 estrelas (classificação geral - 2012)
ZOE - 5 estrelas (classificação geral - 2012)
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