quinta-feira, 21 de março de 2013

NOVO MODELO DE AGENDAMENTOS DESAFOGA ATENDIMENTO NO FREI GABRIEL

Há 10 dias, agendamentos de consultas especializadas passaram a ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde. O novo modelo visa descentralizar os serviços e reduzir a carga sobre o Hospital Frei Gabriel. Nesta semana visitamos UBS’s para ouvir a opinião dos pacientes sobre a mudança, que ainda esta em fase de adaptação. De acordo com a dona de casa, Eleni Alves Ferreira, que mora no bairro Princesa Isabel, o novo agendamento facilitou a vida dos moradores do local, pois o bairro fica distante do HFG. “Eu achei uma maravilha poder agendar minhas consultas aqui na unidade, porque agora fica pertinho da minha casa e eu não preciso ficar o dia inteiro no hospital”, afirma. Segundo a aposentada, Francisca Matias de Oliveira, a economia de tempo é o principal benefício da mudança. “Quando eu fazia o agendamento no Frei Gabriel, eu gastava pelo menos uma hora e meia de circular, mais duas horas de espera para ser atendida. Agora ficou muito mais fácil e prático, em 15 minutos eu agendo a consulta e já volto para casa”, ressalta. Para o mecânico Rening Wilson dos Santos, o agendamento na Unidade Básica de Saúde evita as filas no hospital. “Com a mudança ficou muito melhor, agora somos atendidos em menor tempo e sem ter que pegar longas filas. Já agendei minha consulta aqui na UBS do Nossa Senhora Aparecida e fiquei feliz com o atendimento”, destaca. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes, até agora tudo tem ocorrido conforme o esperado, já que a população tem se adaptado às mudanças. “Esses primeiros dias de agendamento de consultas nas UBS’s foram bastante tranquilos, a procura pelo serviço aconteceu dentro das nossas expectativas”, afirma. Conforme apuramos, nas Unidades Básicas são feitos agendamentos para as seguintes especialidades: neurologia, oftalmologia, endocrinologia, ortopedia, vascular, pequenas cirurgias, otorrino, urologia, oncologia reumatologia, cardiologia, avaliação cirúrgica e fisioterapia domiciliar.  Já no Hospital Frei Gabriel – que antes centralizava todo o serviço – serão  agendadas somente consultas especializadas atendidas pelos médicos Rogério Bruder Pavan (Gastroenterologia) e Ivanira Barbosa (Neuropediatra), além dos cardiologistas Ana Maria de Queiroz e Luciano Martins da Silva. A secretária de Saúde Ana Maria aproveita a oportunidade para fazer um pedido à comunidade. “Pedimos que o morador, sempre que precisar, prestigie a UBS de seu bairro porque todas disponibilizam agendamentos e também consultas. Somente em casos urgentes o paciente é encaminhado para o Hospital Frei Gabriel” manifesta. - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário