A
inauguração da nova fábrica de veículos da Renault representa mais um
importante passo na evolução da marca no mercado e reafirma o seu compromisso
com o Par aná e com o Brasil. Nos últimos três anos, a Renault cresceu bem
acima do mercado brasileiro e este resultado é fruto de uma estratégia baseada
em três pilares: renovação e ampliação da gama de produtos; expansão da rede de
concessionárias e aumento da capacidade produtiva. Trabalhando em três turnos
desde maio de 2011, esta inauguração é fundamental para que a Renault atinja
suas metas de produção e vendas e continue a crescer nos próximos anos. A
conclusão desse projeto, que resulta de investimentos de R$ 500 milhões e fazem
parte de um plano total de R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015, representa o
compromisso assumido pelo presidente mundial do Grupo Renault, Carlos Ghosn, em
outubro de 2011, de ampliar a capacidade de produção do Complexo Ayrton Senna e
gerar novos empregos. Este projeto faz parte do Programa Paraná Competitivo,
uma iniciativa do governo do Estado do Paraná para incentivar os investimentos
no setor produtivo da região. A finalização da obra eleva a capacidade
produtiva da Renault - do qual fazem parte as fábricas de automóveis, de
comerciais leves e de motores - de 280.000 para 380.000 veículos por ano. A
fábrica de automóveis, responsável pela produção dos modelos Duster, Sandero e
Logan, aumenta a capacidade de produção de 220.000 para 320.000 unidades
anuais. A fábrica de comerciais leves mantém sua capacidade em 60 mil veículos
por ano. A conquista de novos patamares de produção vem acompanhada também da
geração de novos empregos. Desde 2011 foram abertos 1.200 novos postos de
trabalho, que conta hoje com 6.500 colaboradores. Este número deverá continuar
crescendo este ano, na medida em que o ritmo da produção aumentar para atender
as demandas do mercado. Vale lembrar que o parque de fornecedores da Renault no
Paraná também gera outros 25.000 empregos indiretos. Todas as fases do processo
produtivo foram contempladas pelos investimentos, tais como estamparia,
carroceria, pintura, montagem, logística, bem como grande parte da
infraestrutura interna do Complexo, como estacionamentos, restaurantes,
ambulatório, entre outras áreas de suporte. A área de Estamparia, onde se
inicia o processo de fabricação, ganhou uma linha de cortes totalmente nova,
com capacidade para 180 mil peças por mês. Sua função é cortar as bobinas de
aço em chapas adequadas ao uso nas prensas. Sua inauguração aconteceu em meados
de 2012. Na área de Carroceria, área onde são unidas as peças estampadas que
formam as carrocerias dos veículos, foram instalados 64 novos robôs e 295
pinças de solda, além de outros equipamentos. Entre eles, um dispositivo
giratório de troca de ferramentas, cuja tecnologia permite a montagem das
laterais de modelos diferentes no mesmo módulo de trabalho. Com isso, a nova
linha pode operar com duas plataformas de veículos e quatro modelos diferentes.
O processo de Pintura é totalmente novo. A área ganhou 42 novos robôs, dos
quais 24 destinados à aplicação de tintas e vernizes e outros 18 para aplicação
da massa de vedação e antirruído nas carrocerias. Além disso, foi instalado
mais um tanque de desengraxe das carrocerias e aumentado o de banho anticorrosão
de 250 m³ para 280 m³. A área destinada à Montagem, que representa a fase final
do processo de produção, foi aumentada em 75%, ou seja, passou de 16.000 m²
para 28.000 m², tornando-se, inclusive, uma das mais rápidas entre as unidades
do Grupo Renault. Totalmente novo, o sistema de transporte aéreo de carrocerias
conta agora com mais de 1 km de extensão. Foi instalado ainda um novo sistema
de casamento do conjunto composto pelo motor, caixa de velocidades,
escapamento, tanque de combustível e suspensão dianteira e traseira com a
carroceria, gerando mais desempenho. A área ganhou também uma moderna linha de
montagem de rodas com capacidade de 330 unidades /hora. Para garantir a
estocagem, controle e movimentação peças e componentes que abastecem as linhas
de produção, foi necessária a construção de um Centro de Preparação Logística
(CPL) totalmente novo. Com área de 35.000 m² e 12 metros de altura -
equivalente a um prédio de 4 andares – o centro recebe peças e componentes de
mais de 140 fornecedores, em um movimento médio diário de 200 caminhões e 25
contêineres. As operações de movimentação de cargas dentro do Centro são
realizadas por modernas empilhadeiras com câmeras de vídeo que permitem a
visualização das prateleiras superiores e ainda realizam o gerenciamento da
entrada e saída de peças enviando informações através de um sistema wi-fi. Com
o controle automatizado das prateleiras é possível otimizar as operações de
alimentação das linhas. O projeto de expansão da capacidade de produção foi um
verdadeiro desafio tecnológico. Construir “uma nova fábrica dentro da fábrica”,
exigiu um trabalho de engenharia de alto nível e contou com a participação de
mais de 120 empresas do Paraná e de outras regiões do Brasil, envolvendo cerca
de 1.500 pessoas. Trata-se, portanto, de um projeto brasileiro, ousado e
corajoso, jamais realizado em nenhuma outra fábrica da Renault no mundo e que
contou com o que existe de melhor do know-how da Aliança Renault-Nissan. “A
conclusão dessa obra reafirma nosso compromisso de continuar investindo no
Paraná e no Brasil, e também de oferecer produtos sempre renovados e concebidos
ao estilo e ao gosto do consumidor brasileiro”, destaca Olivier Murguet, Presidente
da Renault do Brasil. Renault anuncia novas ações em responsabilidade social - Durante
a cerimônia de inauguração da sua Nova Fábrica de Automóveis, a Renault anuncia
também importantes ações de responsabilidade social de iniciativa do Instituto
Renault. Em reconhecimento ao trabalho social da médica Zilda Arns, fundadora e
coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa
Idosa, a Renault faz uma homenagem especial dando seu nome ao novo Centro
Médico do Complexo Ayrton Senna. Falecida em janeiro de 2010, no Haiti, Zilda
Arns foi uma personalidades marcantes no cenário mundial por sua dedicação às
causas sociais. O Presidente da Renault, Olivier Murguet, anuncia ainda a
doação de um prédio e de um terreno para a Associação Borda Viva, para abrigar
um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Com capacidade para atender
aproximadamente 120 crianças, o Centro será instalado e administrado pela
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. As instalações, totalmente novas,
possuem 416 metros quadrados de área construída, em um terreno de 1.390 metros
quadrados. A Associação Borda Viva, de quem a Renault é parceira desde 2010, é
uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e mulheres da
região, caracterizando-se como um núcleo de desenvolvimento social da
Comunidade Borda do Campo. Anualmente,
cerca de 7.000 pessoas são beneficiadas por seus projetos. Os Cmei desenvolvem
ações de educação e cuidados para o desenvolvimento integral das crianças de 0
a 6 anos de idade, além de fornecer alimentação, segurança e higiene e
atividades de recreação e literatura, entre outras. No âmbito da parceria com o
Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), a Renault realiza a doação de
dois veículos para uso da entidade: um Novo Master Furgão, para o transporte de
doações recebidas, e também um Fluence, para facilitar os deslocamentos das
equipes no estado. O Provopar atua em parceria com a sociedade civil e órgãos
governamentais, colocando em prática programas de natureza social através de
ações de caráter emergencial, mediante políticas compensatórias e de caráter
estrutural e apoio aos projetos de geração de renda. Outro momento importante é
o anúncio da homologação do Laboratório de Emissões Veiculares da Renault pelo
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Através
dele, fica atestada a competência técnica do laboratório tanto do ponto de
vista dos recursos humanos como de equipamentos. Este fato proporciona mais
autonomia à Renault na realização de seus ensaios e testes com motores. Instituto
Renault: investimento no desenvolvimento social da região. O Instituto Renault,
lançado em 2010, atua em quatro eixos de trabalho – Educação, Segurança no
Trânsito, Desenvolvimento Social e Diversidade, e Sustentabilidade Ambiental e
Mobilidade. Suas ações já impactaram, direta ou indiretamente, cerca de 300.000
pessoas. A parceria do Instituto com o projeto Borda Viva merece destaque.
Focado na comunidade do Bairro Borda do Campo, vizinha do Complexo Ayrton
Senna, este projeto atende crianças, jovens e adultos com atividades
socioeducativas, espaço de convivência e formação profissional para geração de
renda. As atividades voltadas para a diversidade também têm contam com atenção
especial. O Women’s Fórum for Economy and Society, realizado pela primeira vez
no Brasil em 2012, foi patrocinado pela Aliança Renault-Nissan. O evento reuniu
mais de 400 participantes – entre empresários, políticos e personalidades –
para promover novas redes brasileiras e internacionais de ações e oportunidades
voltadas às mulheres, para impulsionar negócios, a economia e a sociedade em geral.
No eixo de sustentabilidade ambiental, vale destacar que a Renault possui uma
das maiores reservas ambientais do Brasil entre as empresas do setor: 60% de
seus 2,5 milhões de m2 são de mata nativa preservada, com presença de mais de
140 espécies de mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis. No Complexo Ayrton
Senna 100% dos resíduos são gerenciados: 95% são enviados para reciclagem e 5%
são reprocessados. Em 2012, 64 mil toneladas de materiais como isopor, borra de
óleo, papel branco, madeira, papelão, plástico e lodo da pintura foram
reciclados. Todas as fábricas da Renault são certificadas com a ISO 14.001
desde 2003.
RENAULT NO PARANÁ: DESDE 1998 TRAZENDO CRESCIMENTO
PARA A REGIÃO
A
Renault marcou uma nova e importante fase na evolução econômica do Paraná. A
montadora foi a primeira newcomer a confiar no potencial do mercado brasileiro
e desde sua instalação, em 1998, vem investindo no desenvolvimento da região. Nos
últimos anos, a Renault vem registrando crescimentos superiores à média do
mercado brasileiro, e em 2012 consolidou de vez a sua posição entre os 5
maiores fabricantes nacionais de automóveis, com participação de 6,6% do
mercado. A previsão é alcançar 8% até 2016. Para alcançar esses resultados foi
fundamental a estratégia de ampliação e renovação da gama de produtos e de
crescimento da rede de concessionárias. O ano de 2012 foi marcado pela chegada
de modelos como Novo Clio, Fluence GT, Duster Tech Road, Sandero GT Line e pela
nova linha de motores. Neste ano, a mais recente novidade foi o lançamento do
Novo Renault Master – mesmo modelo comercializado na Europa - líder em vendas
no segmento de comerciais leves no Brasil nos últimos seis meses, com 4
diferentes versões (furgão, chassi-cabine, minibus e vitrê), capazes de receber
mais de 70 diferentes configurações. Na área comercial, em 2011 a rede era
composta por 204 concessionárias. Em 2012 este número cresceu 15%, alcançando
235 unidades. Para este ano o objetivo é crescer mais 17%, com a instalação de
40 novas lojas, e alcançar 275 concessionárias no País, conquistando uma
cobertura de 83% do território nacional. A instalação da Renault no Paraná
beneficiou também outros elos da cadeia produtiva, atraindo dezenas de
fornecedores de peças e serviços para a região, gerando, além dos seus atuais
6.500 empregos diretos, outros 25 mil indiretos. Desde 2011, a marca faz parte
do seleto grupo das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, conforme pesquisa
realizada pela revista Exame. Além de produzir uma moderna gama de veículos de
passeio e também de comerciais leves, a Renault preocupou-se em garantir o
desenvolvimento desses produtos aqui mesmo no Brasil. Por isso a marca reforçou
seu centro de engenharia, o Renault Tecnologia Américas (RTA). Instalado em
2007, o RTA tem por objetivo desenvolver produtos voltados às necessidades e ao
perfil do consumidor latino-americano e conta hoje com uma equipe de mais de
600 engenheiros. Além dele, investiu também na instalação do Design America
Latina (RDAL), centro responsável, por exemplo, pelo design do Novo Sandero. O
RDAL foi o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, que
colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para a
abrigarem seus centros de criação nesta área. No âmbito institucional, 2012 foi
marcado por ações históricas. Em junho, a Renault firmou os direitos de naming
rights do Expo Renault Barigui, um centro de exposições instalado no principal
parque de Curitiba (PR), o Parque Barigui. Neste ano, a Renault é patrocinadora
do o Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gênero no país. Em nível
nacional, a marca firmou os direitos de naming rights da principal sala de
espetáculos musicais de projeção internacional de São Paulo, que passou a se
chamar Teatro Renault (antigo Teatro Abril).
RENAULT NO PARANÁ – FATOS E NÚMEROS
-
Renault foi a 1ª montadora de automóveis do estado, atraindo dezenas de
fornecedores para a região.
-
Somos a 4ª marca de Curitiba com 12,8% de participação de mercado
-
Somos a 4ª marca do PR com 9,6% de participação de mercado
-
No Brasil, encerramos 2012 com 6,6% de participação de mercado.
Investimentos
- U$S 2,7 bilhões desde o início das operações (já inclui o R$ 1,5 bilhão do
ciclo 2010-2015)
Faturamento
- R$ 13,8 bilhões em 2012
Aumento
capacidade produtiva - R$ 500 milhões em investimentos (totalizando R$ 1,5
bilhão entre 2010e 2015).
Mais
de 1.200 novos empregos nos últimos 2 anos (número vai crescer com o aumento
do ritmo de produção)
Produção
de mais 100 mil carros/ano (totalizando de 380.000 carros/ano)
Produção
de mais 100 mil motores/ano (totalizando 500.000 unidades/ano)
Exportação
- Maior exportadora do Paraná, a Renault totalizou mais de R$ 2,2 bi em
exportação em 2012
Mais
de 54.000 carros exportados para mais de 7 países
Mais
de 135.000 motores exportados em 2012
Histórico:
mais de 350.000 carros exportados
Recursos
Humanos – Colaboradores - 6.500 empregos diretos (80% são paranaenses), 25.000
empregos indiretos - 600 engenheiros no Renault Tecnologia Américas em Curitiba
(1.000 nas Américas)
Benefícios
sociais - R$ 55 milhões em benefícios aos colaboradores e dependentes
(assistência médica e odontológica, seguro de vida, transporte, alimentação,
treinamento).
Assistência
médica e odontológica - R$ 22 milhões em assistência médica e odontológica em
2012 - Mais de 100 mil consultas/ano
Transporte
Privado - R$ 12,7 milhões/ano - 200 linhas de ônibus/entrada ao dia
Alimentação
- 137 mil refeições/mês
Treinamento
- R$ 2,6 milhões - 153 mil horas/ano
Escolas
conveniadas com a Renault: FAMEC/ ENSITEC/SENAC/ UTFPR
Responsabilidade
social
-
Forte atuação do Instituto Renault, que contribui para o crescimento da
comunidade através de ações de Desenvolvimento Social, Educação, Segurança no
Trânsito e Meio Ambiente;
-
R$ 9 milhões em investimentos desde 2010;
-
Destaque: projeto Borda Viva, em São José dos Pinhais: apoio direto para 7.000
pessoas/ano em projetos administrados pela Associação como: Cozinha
comunitária, Ballet para crianças, Padaria escola, Padaria comunitária, Hora da
leitura, Projeto de costura, etc.
-
Cerca de 300.000 pessoas direta e indiretamente impactadas.
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