Com mais de 400 marcas expositoras, Feira apresenta
oportunidades para investidores consolidados e para quem busca alternativas a
sua atual ocupação. Com um crescimento de 7,6% no primeiro trimestre, setor
continua a atrair empreendedores e grandes grupos. ABF fortalece agenda de
capacitação com cursos, simpósios e treinamentos online a fim de preparar e
desenvolver novos entrantes e players tradicionais. São Paulo, junho de
2016 – Principal vitrine do mercado de franquias nacional, a ABF
Franchising Expo chega a 25ª edição, trazendo oportunidades de negócios,
tanto para empreendedores maduros, como para profissionais que buscam alternativas
de ocupação e renda frente ao atual cenário econômico. Realizada pela ABF –
Associação Brasileira de Franchising, com organização da Informa Exhibitions, a
feira será realizada de 15 a 18 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A
partir deste ano, a feira compõe a programação da ABF Franchising Week,
uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da
união de uma série de simpósios e eventos de capacitação da ABF. A ABF
Franchising Expo trará mais de 400 marcas expositoras do Brasil, Estados
Unidos e Japão e espera atrair um público superior a 60 mil visitantes. De
acordo com a presidente da ABF, Cristina Franco, “ao oferecer um negócio,
estrutura e produto pré-formatados e testados, o franchising se consolidou como
uma alternativa mais segura e rápida de empreender. Mesmo no atual momento
econômico, nosso modelo continua a atrair grandes empresas, interessadas em
expandir seus negócios pelo franchising, e empreendedores maduros, que buscam
melhores condições comerciais e custos mais baixos. De outro lado,
recepcionamos também profissionais que, demitidos ou com poucas expectativas em
seus mercados de trabalho, escolhem o franchising para abrir seu primeiro
negócio, ou seja, os empreendedores por necessidade. Na ABF Franchising Expo,
temos a oportunidade de reunir esses potenciais candidatos e redes de
franquias”. Com mais de 50 novos expositores, a ABF Expo trará franquias
com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de
segmentos variados como Alimentação, Educação, Calçados e Acessórios, Casa e
Construção, Saúde, Beleza e Lazer, Vestuário, Lavanderia, Limpeza e
Conservação, Conveniência e os mais variados Serviços. “Tradicionalmente, é na
feira que as redes apresentam novos formatos, condições comerciais mais
atrativas e novos produtos e serviços, dentre outras inovações. Em um cenário
desafiador, acreditamos que o mercado irá intensificar ainda mais este
movimento, a fim de manter sua atratividade e resultado. Versões mais
compactas, novos nichos e movimentos de internacionalização estão dentre as
novidades que aguardamos”, afirma Juarez Leão, diretor de treinamentos e
eventos da ABF. De outro lado, o mercado de franchising, embora impactado pela
retração da economia, continua a dar sinais de resiliência. De acordo com a
mais recente Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada pela
ABF, o setor teve um crescimento nominal de 7,6% no primeiro trimestre de 2016.
O volume de unidades cresceu 2,9% e 108 novas marcas ingressaram no sistema.
Para Cristina Franco, “o franchising brasileiro demonstra ser um forte. Diante
de um cenário econômico complexo, o setor mostra estar amadurecido, estruturado
e ser capaz de adaptar-se e reagir rapidamente, baseado no trabalho em rede, em
processos de gestão cada vez mais consistentes, treinamento e capacitação,
entre outros fatores. Estamos fazendo nossa lição de casa e acreditamos que no
momento em que o País retomar o caminho do desenvolvimento, o franchising
estará ainda mais fortalecido”, afirma. Para preparar o público visitante, além
dos games gratuitos Franquias Brasil (que oferece a experiência de gerir uma
franquia no dia a dia) e Quero uma Franquia (que reúne em mais de 100 perguntas
e respostas conceitos básicos do setor, e ajuda a escolher a rede desejada), a
ABF trará dois cursos também gratuitos: o “Etapas Essenciais para Escolher uma
Franquia” e o “Entendendo Franchising”. No primeiro, o participante, em duas
horas, receberá um verdadeiro guia para “navegar” na feira e buscar informações
das redes de interesse. Já o segundo curso tem duração de 8 horas e apresenta
em detalhes os principais conceitos do sistema, abordando também aspectos
operacionais e jurídicos de como se administrar uma unidade franqueada. O
público demonstra estar mais atento e organizando-se com antecedência para
visitar a feira. Segundo levantamento da Informa, até o início de maio 40% mais
pessoas haviam se credenciado no site www.abfexpo.com.br,
na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com Marco Basso,
CEO do Informa Group na América Latina, “a ABF Franchising Expo é uma
referência mundial em termos de estrutura e organização. Além de permanecer
sendo um celeiro de negócios para franqueadores e potenciais franqueados
fundamental para o mercado, o crescente interesse do público visitante retrata
a dimensão e a importância desse evento”. Para franqueadores e demais
profissionais do mercado de franquias haverá, de 13 a 17/06, também no Expo
Center Norte, a ABF Franchising Week, com cinco simpósios e um
congresso, além da feira. Serão tratados temas como estratégias de expansão de
redes de franquias, os mercados de foodservice, moda, cosméticos, o
empoderamento da mulher no franchising, o chamado ‘franchising emergente’, além
de aspectos gerenciais e jurídicos do franchising. Para obter mais informações
e inscrever-se, acesse www.abffranchisingweek.com.br. Para agilizar a entrada no
centro de exposições e otimizar a visita, a orientação dos organizadores é que
o visitante da feira credencie-se antecipadamente. Além de ganhar tempo, ele
garante um desconto especial na compra dos ingressos (válidos para os quatro
dias de exposição) e mais comodidade para aproveitar ao máximo o evento. Sobre
a ABF Franchising Expo - Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e
organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 25ª
edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação,
cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços,
vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre
outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na
capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada
de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas
administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias
entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos
interessados em ingressar no universo das franquias a participação no curso
gratuito “Etapas Essenciais para Escolher uma Franquia”, que visa orientar o
investidor para a melhor tomada de decisão. Neste ano, pela primeira vez,
paralelo a feira, ocorre também a Franchising Week, um conjunto de seminários e
palestras que proporcionará uma verdadeira imersão no que há de mais atual e
inovador no mercado de franchising. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Sobre a ABF - A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem
fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o
desenvolvimentosustentável, técnico e institucional do modelo de negócio
denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as
partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e
prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da
indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela
entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia,
indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas
franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em
expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais
ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona
profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o
processo. Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br. Sobre a InformaExhibitions - A
Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de
relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é
filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e
treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de
Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão:
Agrishow, Fispal Tecnologia, FispalFood Service, ForMóbile, FutureCom, ABF
Franchising Expo, Serigrafia SIGN e Feimec, num total de 24 feiras
setoriais. A InformaExhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e
Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a
empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e
marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil
de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse:www.informaexhibitions.com.br.
–Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário