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Renault está inaugurando na cidade francesa de Saint-Just, na região conhecida
como Eure, o “Circuito Renault, o caminho positivo”, um novo espaço de
treinamento em condução segura e responsável. Aberto a pessoas físicas e
empresas, o circuito dispõe de um parque de veículos 100% Renault, entre
modelos elétricos, térmicos, ou equipados com dispositivos de auxílio à
condução, para pessoas com mobilidade reduzida. Verdadeiro campus dedicado à
segurança, o local também receberá estudantes da Universidade Aix-Marseille
para se preparar para o diploma universitário em “Gestão dos riscos do trânsito
na empresa”. A criação do “Circuito Renault, o caminho positivo”, cujos lucros
obtidos serão utilizados em ações sociais, é uma nova concretização do
compromisso da Renault com a responsabilidade social. Para saber mais e
reservar uma vaga no treinamento, acesse www.circuit-renault.fr.
Para Carlos Tavares, Vice-Presidente de Operações do Grupo Renault: “O prazer
de dirigir é originado a partir do desenvolvimento de um melhor conhecimento de
seu meio. Como montadora, trabalhamos para melhorar o prazer de dirigir de
nossos veículos, mas também temos a responsabilidade de agir de forma concreta
em relação aos comportamentos no trânsito e redução das emissões de CO2. Na
Europa, 80% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Ao
adaptar seu estilo de condução, os estudos mostram que um condutor pode
diminuir seu consumo de energia em até 25%. Formando a cada ano mais de 2.000
pessoas em uma condução segura e ecorresponsável, o circuito Renault, que tenho
o orgulho de inaugurar, é uma nova prova de nosso compromisso em matéria de responsabilidade
societal”. CURSOS COMPLETOS, QUE COMBINAM PRÁTICA E TEORIA, ADAPTADOS A TODOS
OS PÚBLICOS. O “Circuito Renault, o caminho positivo” é aberto a todos os
públicos: clientes pessoa física e jurídica, colaboradores da Renault,
condutores experientes, pessoas da terceira idade que desejem se aperfeiçoar ou
jovens em fase de aprendizagem, além de pessoas com mobilidade reduzida. Com um
preço de 250 euros (incluindo almoço), o curso compreende meio período de aula
teórica seguida de meio período ao volante de veículos da gama Renault, entre
modelos térmicos, elétricos e para transporte de pessoas com mobilidade
reduzida. O programa pedagógico aborda tanto a prevenção de acidentes como a
ecocondução. Ele também tem o objetivo de desenvolver nos alunos uma melhor
compreensão dos mecanismos que produzem um acidente, ajudando-os a analisar
suas próprias reações (reflexos e medos) e conhecer as possibilidades e limites
oferecidos pelos equipamentos tecnológicos do veículo (ABS, AFU…). Além disso,
são apresentados os princípios da ecocondução (troca de marchas, gestão das
acelerações e frenagens, antecipando-se às condições do trânsito) e ensina a
tirar o melhor proveito das funções de ecocondução (indicador do estilo de
condução, balanço do trajeto, ecocoaching e econavegação) para diminuir seu
consumo de combustível e, assim, r eduzir seus gastos com transporte. Cursos
mais intensivos de 2 ou 3 dias serão oferecidos posteriormente. MAIS QUE UM
SIMPLES CIRCUITO, UM VERDADEIRO CAMPUS DEDICADO À SEGURANÇA. Paralelamente ao
lançamento deste circuito, a Renault trabalhou com a Universidade Aix-Marseille
para montar uma parceria original, com o objetivo de oferecer um diploma
universitário em “Gestão dos riscos do trânsito na empresa”, voltado principalmente
aos estudantes de Ciências da Educação, como complemento da formação. Este
diploma permitirá formar profissionais dedicados à prevenção dos riscos no
trânsito e contribuir para a profissionalização nas áreas de prevenção destes
riscos. A primeira edição deve acontecer em setembro de 2013. Grande parte dos
cursos será realizada no circuito, fazendo dele um verdadeiro campus, local de
treinamento, transmissão e troca de conhecimentos, além de debate entre
especialistas. UMA NOVA PROVA DA ESTRATÉGIA INOVADORA EM MATÉRIA DE
responsabilidade social. Este circuito, o primeiro do tipo na França, é
resultado de um trabalho conjunto entre várias empresas que compartilham da
mesma ambição. A Renault contou principalmente com o apoio da empresa Duprat
Concept, operadora de vários parques temáticos. A Duprat Concept projetou e
construiu o circuito, fazendo também sua gestão operacional, enquanto que a
Renault fornece a frota de veículos e sua expertise em matéria de segurança no
trânsito e ecocondução. A Duprat Concept e a Renault concordaram em não obter
nenhum lucro com os cursos: os lucros gerados serão integralmente utilizados
para ações sociais, destinadas a jovens em dificuldade, a fim de facilitar sua
reinserção. A concepção dos programas pedagógicos por especialistas da Renault
se beneficia do aporte teórico de professores pesquisadores da Univer sidade
Aix-Marseille, especialistas em segurança viária. A SEGURANÇA E A ECOCONDUÇÃO:
UM COMPROMISSO DE LONGA DATA - Consciente de seu impacto na saúde e no meio
ambiente, a Renault fez da mobilidade sustentável para todos e da segurança no
trânsito eixos prioritários de ações no âmbito de sua política de
responsabilidade social, adotando uma estratégia holística. A política da
Renault em matéria de segurança combina tecnologias de ponta em veículos e
ações societais para modificar os comportamentos. Desde 1954, data da criação
do Laboratório de Fisiologia e Biomecânica para estudar as consequências
físicas dos acidentes automobilísticos, a Renault não parou de inovar. Por
exemplo, a Renault foi a primeira montadora a utilizar o 4Control, que garante
melhor controle da trajetória e da velocidade do veículo. Em 2012, o Grupo
aperfeiçoou o seu sistema de auxílio à condução, com o Visio System, uma
tecnologia de visão aumentada para prevenir as situações de acidente, como
saída da via e visibilidade reduzida à noite. Já em termos de sensibilização,
após o programa pedagógico Segurança e Mobilidade para Todos aberto a crianças
e adolescentes de todo o mundo, ou ainda a disciplina de gestão em segurança
viária destinada a formar os futuros especialistas do Oriente Médio e da África
do Norte, o Grupo aumenta a cada ano o seu compromisso com as Nações Unidas*:
contribuindo para salvar 5 milhões de vidas nas estradas (*Década de Ação pela
Segurança no Trânsito). Em matéria de redução das emissões de CO2, a Renault já
se situa abaixo dos 130g de CO2 / km obrigatórios na Europa a partir de 2015,
com 3 anos de antecedência. Os novos motores Energy permitem uma diminuição do
consumo de combustível e emissões de CO2 de -7% a -25%, equipando desde 2012 os
modelos mais conhecidos da gama térmica da Renault, Clio, Mégane e Scénic, e
agora também na gama Dacia, com o Lodgy. Com seus 4 modelos, a gama elétrica
responde também aos hábitos tanto de pessoas físicas como jurídicas, com um
custo de utilização equivalente ao de um veículo térmico. Mas apesar das
tecnologias mais inovadoras, os clientes constatam um consumo acima dos valores
anunciados. Por isso, a Renault oferece desde 2008 o programa de condução Eco2,
que c onsiste em disponibilizar auxílios à condução para consumir menos e
oferecer ao cliente treinamentos em ecocondução. Os treinamentos “Driving eco2”
térmico e elétrico são oferecidos na França e posteriormente em toda a Europa,
para os clientes de grandes contas e pessoa física. Eles permitirão aprofundar
a sensibilização realizada durante o curso de condução no circuito Renault.
NÚMEROS-CHAVE
Segurança
>
mais de um milhão de mortos a cada ano nas estradas e mais de 25 milhões de
feridos.
>
15 veículos da gama obtiveram 5 estrelas no teste Euro NCAP.
>
os veículos contam com uma estrutura reforçada, air bags, controle eletrônico
de estabilidade e assistência à frenagem de emergência, permitindo reduzir em
70% o número de feridos graves em relação aos veículos com mais de 15 anos.
>
13 milhões de alunos de ensino fundamental e médio de 35 países sensibilizados
em relação aos riscos do trânsito no âmbito do Programa Segurança e Mobilidade
para Todos, desde 2000.
Redução
das emissões de CO2
>
Graças a dispositivos embarcados e ao treinamento “Driving eco2”, a redução no
consumo pode chegar a 25%. Para um veículo elétrico, isso representa
aproximadamente 30 km de autonomia adicional.
>
Em meados de 2013, 9 veículos da gama (6 térmicos e 3 elétricos) são equipados
com funções de ecocondução “Driving eco2”.
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