Em uma semana, portal registrou mais de 1.890
agendamentos para emissão de carteiras de identidade (1ª e 2ª vias). Delegacia
Virtual recebeu 661 visitas. O acesso intuitivo do novo site da Polícia Civil de Minas Gerais tem facilitado a vida das pessoas
que buscam por alguns dos serviços prestados pela corporação. Isso porque o
novo layout deu maior visibilidade a serviços essenciais e bastante procurados
pela população, como: emissão de carteira de identidade, atestado de
antecedentes, Delegacia Virtual, Academia de Polícia – Acadepol, Detran e Delegacia de
Desaparecidos. O novo portal da Polícia Civil simplifica a vida de quem
precisa de algum serviço da corporação, até mesmo sem precisar se dirigir a uma
unidade presencial. Para se ter uma ideia, desde o relançamento do portal, há
uma semana, já foram agendadas mais de 1.890 emissões de carteiras de
identidade (1ª e 2ª vias) para confecção. Além disso, foram 2.011 acessos ao
serviço de emissão e conferência de atestados de antecedentes e 661 visitas ao
espaço da Delegacia Virtual, plataforma que permite o registro de cinco tipos
de ocorrências: acidentes de trânsito sem vítima, perda ou extravios de
documentos, extravio de objetos pessoais, comunicação de pessoa desaparecida e
crimes de danos simples. Com a melhoria na usabilidade da plataforma e a
realização online de serviços, a página vai contribuir para desafogar os
atendimentos burocráticos nas delegacias, liberando, assim, os policiais civis
para a produção de inquéritos, investigação e atendimento de registros de maior
urgência. Reestruturação de conteúdo - O novo site foi
construído em consonância ao padrão do Governo
do Estado de Minas Gerais.
Para tanto, foram quase dois meses para consolidar o novo modelo, assim como migrar
o conteúdo de texto, áudio e vídeo. Em formato específico para gadgets, a
plataforma também passa a ser acessada pelos celulares e tablets. A maior parte
dos serviços oferecidos pelo portal foi mantida e chega, nessa nova versão, com
mais funcionalidades. Um exemplo é o modo de localizar qualquer unidade
policial. “O serviço de busca de delegacia ganhou o mapa de localização por
satélite do Google Mapas. Agora, o cidadão vai visualizar e saber onde a
delegacia está localizada, além da forma tradicional com o endereço e número de
telefone”, exemplifica o superintendente de Informações e Inteligência
Policial, Renato Cardoso. As notícias produzidas pela assessoria de comunicação
da PC também ganharam incremento de multimídia, de acordo com o superintendente.
“Além de texto e foto, a partir de agora as matérias contam com os recursos de
áudio e vídeo”, observa. Soma-se, a isso, a possibilidade de as notícias
poderem ser compartilhadas por meio dos ícones das redes sociais. Na página da
Acadepol, o cidadão pode conferir os editais de concursos, além de outras
informações de como ingressar na PC. Por sua vez, o portal do Detran reúne toda
a legislação de trânsito, informações e orientações para os motoristas,
candidatos a motoristas e proprietários de veículos. Vale destacar, ainda, que
o cidadão pode ficar por dentro dos programas e ações do Governo de Minas
Gerais ligados ao tema da segurança pública, bem como dos relatórios de
gestão, entre outros serviços. –Secom
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