Cidades receberam mais de R$ 3,3 bilhões em
investimentos do MTur para infraestrutura turística. Daqui a um mês o Brasil
assiste ao início de uma das principais mobilizações em torno dos Jogos
Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que terá grande impacto no turismo
nacional. Acontecerá, no dia 3 de maio, em Brasília, a largada para o
revezamento da tocha olímpica. Será uma viagem de três meses por 335
localidades, que reúnem um pouco de tudo o que forma a alma e a vida
brasileira. Os atrativos destes locais podem ser conferidos no mapa interativo lançado nesta segunda-feira
(04) pelo Ministério do Turismo. Quem tiver a oportunidade de acompanhar essa
verdadeira saga, terá contato com cenários do Cerrado, da Mata Atlântica, do
Pantanal, da Caatinga, dos Pampas e da Amazônia. Poderá também conferir o
caldeirão cultural de cada região e estado, já que a tocha, seja de carro ou de
avião, passará por todos eles, sem exceção. Não é à toa que o Ministério do
Turismo vê no revezamento a grande oportunidade para os destinos se
apresentarem e encantarem o público que acompanhará a tocha ao vivo, pela TV,
pelos jornais e nas redes sociais. A passagem da tocha será uma oportunidade
também para expor as políticas públicas que tornam os municípios mais atrativos
e receptivos ao turista. Nos mais de 300 destinos de passagem da tocha, a
marca do Ministério do Turismo aparece em estradas turísticas pavimentadas, na
sinalização que ajuda a orientar o visitante, nos prédios históricos restaurados,
na urbanização e saneamento de praias e nas diversas outras obras de
infraestrutura nas quais foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões nos últimos
anos. Para o ministro do Turismo interino, Alberto Alves, “as obras são um item
fundamental dos preparativos do Brasil para atender com qualidade os turistas
internacionais que desembarcarão no país e os brasileiros que formarão o
público da Olimpíada. Além de infraestrutura adequada, é preciso oferecer
serviços e atendimento de qualidade. Esse é o nosso objetivo”, afirmou. Com o
projeto de isenção de vistos para americanos, canadenses, australianos e
japoneses, o Ministério do Turismo espera que o Brasil receba, no período dos
jogos, até 500 mil turistas internacionais. INVESTIMENTOS NA CIDADE OLÍMPICA
– O Ministério do Turismo está investindo R$ 14,5 milhões na sinalização
dos principais bairros turísticos do Rio de Janeiro, como Copacabana e o
Centro. Das 500 placas previstas, 277 já foram instaladas. O Ministério do
Turismo pretende também chegar à Olimpíada com um time bem treinado para
receber o turista nos hotéis, bares e restaurantes e mesmo nas praias e pontos
turísticos do Rio de Janeiro e das demais cidades do futebol olímpico (Manaus,
Brasília, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte). Por meio do Pronatec
Turismo serão cerca de 4 mil profissionais atendidos, com cursos relacionados
ao receptivo turístico (organizador de eventos, camareira, idiomas e Libras
para profissionais de segurança pública). Em outra frente, serão capacitados 9
mil donos de quiosques de praia e trabalhadores em albergues/hostel da cidade
maravilhosa. O governo federal reuniu, ainda, um grupo de ministérios (Turismo,
Cultura, Esporte, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, entre outros) no
planejamento da principal ação de promoção do país com foco no público da
Olimpíada. A Casa Brasil será implantada na região portuária do Rio de Janeiro,
reunindo o que há de mais representativo na cultura, da gastronomia, em
atrativos turísticos, no esporte, e em avanços tecnológicos do país. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
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