São
Paulo, 2 de maio de 2013 - O Faturamento Real dos Supermercados no estado de
São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE) apontou que no conceito de mesmas lojas
(as que estão em operação no tempo mínimo de 12 meses) houve elevação de 6,5%
nas vendas no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2012. Quando
compara-se março de 2013 com março de 2012, o crescimento foi de 12%. No
comparativo março e fevereiro deste ano, o aumento foi de 18,1%. As vendas de
produtos de Páscoa, em março, contribuíram significativamente para o bom
desempenho do setor. Esta é a segunda melhor data para as vendas do setor
supermercadista. No conceito de todas as lojas (as que foram criadas durante o
período pesquisado), a elevação em março foi de 13% em relação ao mesmo período
do ano passado. Em comparação a fevereiro de 2013, as vendas tiveram alta de
18,65%. No acumulado de janeiro a março, contra o mesmo período do ano anterior,
a elevação foi de 7,18%. O Faturamento Real dos Supermercados no estado de São
Paulo (deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados - IPS) no conceito
de mesmas lojas, a elevação foi de 17,95% em março, na comparação com
fevereiro. No comparativo anual (março de 2013 contra março de 2012), o aumento
neste ano foi de 5,77%. No acumulado de janeiro a março deste ano, em relação
ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 0,77%. No conceito de todas
lojas, houve elevação de 6,76% em março em relação a março de 2012. Na
comparação mensal, o aumento foi de 18,50% em março, quando comparado a fevereiro.
No acumulado de janeiro a março contra o mesmo período do ano anterior, a
elevação foi de 1,43%. O Faturamento Nominal dos Supermercadosno estado de São
Paulo registrou, em março deste ano no conceito mesmas lojas, alta 19,39% em
relação ao mesmo mês do ano passado. Comparando março a fevereiro deste ano, a
elevação foi de 18,66%. De janeiro a março de 2013 o aumento atinge a marca de
13,27%, quando comparado ao mesmo período de 2012. No conceito de todas lojas,
a elevação em março de 2013 (quando comparado ao ano anterior) foi de 20,51%.
Quando compara-se março com fevereiro, a alta foi de 19,21%. No acumulado de
janeiro a março contra o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 14%. “Os
resultados verificados no primeiro trimestre do ano apontam para crescimento
real de 6,5%, despontando como um desempenho favorável em relação a 2012. Este
número está acima da expectativa de crescimento para 2013, que é de 5% em
relação a 2012”, ressalta Rodrigo Mariano, gerente do Departamento de Economia e
Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Segundo Mariano, a
associação irá acompanhar os próximos meses para verificar se esta aceleração
do crescimento do setor supermercadista se sustentará. Para 2013, o crescimento
projetado para os supermercados no estado de São Paulo é de 5% em relação a
2012. “E este resultado está relacionado ao comportamento das variáveis de
emprego e renda, que contribuem de maneira expressiva para o desempenho das
vendas do setor”, conclui. Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos
Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas
do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do
faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por
hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma
representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são
divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas
abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas
criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os
empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento,
investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise
de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado. Sobre
a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor
supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de
abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas. – Phábrica de
Ideias
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