São
Paulo, 11 de abril de 2013 - O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de
São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE) apontou, em fevereiro, crescimento de
1,4% no conceito mesmas lojas (as em operação no tempo mínimo de 12 meses) em
comparação a 2012. Em fevereiro do ano passado, o crescimento foi de 9,8% em
relação a 2011. Quando comparado a janeiro, o setor apresentou uma queda já
esperada de 4,1%, visto que fevereiro é o mês com menos dias úteis no ano e,
sendo assim, as vendas tendem a ser menores. No carnaval, no entanto, as vendas
tiveram elevação em decorrência das vendas de bebidas e carnes. Em relação a
2012, o setor registrou crescimento de 7% neste período. No conceito todas as
lojas (as criadas durante o período pesquisado), houve alta de 1,6% em
fevereiro de 2013, em comparação ao ano anterior. Em relação a janeiro, em
fevereiro houve queda de 4,7%. Essa queda também é justificada pela menor
quantidade de dias no mês de fevereiro. O Faturamento Real dos Supermercados no
Estado de São Paulo (deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados -
IPS) no conceito mesmas lojas apresentou queda de 3,78% em fevereiro, na
comparação com janeiro. De fevereiro de 2012 para 2013, a queda foi de 4,47%.
No conceito todas lojas, a retração foi de 4,28%, no comparativo de fevereiro
de 2012 para o mesmo período de 2013. Em fevereiro houve queda de 4,34% em
relação a janeiro. O Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São
Paulo apontou alta de 7,82% em relação a fevereiro de 2012 no conceito mesmas
lojas. Quando comparado a janeiro, fevereiro teve queda de 3,60%. No conceito
todas as lojas houve elevação de 8,03% em fevereiro de 2013 em comparação ao
mesmo período de 2012. Em relação a janeiro, fevereiro teve queda de 4,16%. Os
resultados verificados nos dois primeiros meses do ano registraram crescimento
real de 3,53%, mostrando um desempenho favorável em relação a 2012. O aumento
do salário mínimo aliado ao crescimento do emprego e da renda continuará
determinando os resultados no comércio varejista neste ano e permitirá um
desempenho favorável do setor, pois o poder de compra da população (classes C,
D e E) tende aumentar. Ao longo de 2013, o setor supermercadista deve
apresentar crescimento acima das demais atividades econômicas, atingindo 5%,
acima do percentual de crescimento estimado para o PIB brasileiro (3%). Nota
Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar
e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São
Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados.
A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo,
os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os
indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram
apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram
todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados
auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a
reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o
mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção
no mercado. Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o
setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de
abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas. – Phábrica de
Ideias
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