Com o objetivo de melhorar a segurança nos carros
brasileiros, resolução obriga freios ABS e airbags nos carros fabricados a
partir de 2014
A
partir do ano que vem, conforme as resoluções 380/2011 e nº 311/2009 do
Conselho Nacional de trânsito (CONTRAN), todos os veículos brasileiros deverão
ter, obrigatoriamente, dois itens de segurança: os airbags e os freios ABS. A
resolução busca trazer mais segurança aos veículos brasileiros. Segundo estudo
da Latin NCAP (Programa de avaliação de carros novos da América Latina), que
testa a segurança dos veículos com testes de colisão, alguns dos veículos
vendidos no mercado brasileiro – e em outros mercados da América Latina – estão
20 anos atrasados em relação aos automóveis europeus e norte-americanos, no
quesito segurança. “São dois itens muito importantes. Os carros de hoje
apresentam avanços tecnológicos muito grandes, mas é necessário, também,
avançar em segurança. Os freios ABS melhoram na funcionalidade e os airbags, de
forma complementar ao cinto de segurança, se tornam mais uma ferramenta para
salvar vidas”, avalia Hélio Aveiro, vice-presidente do Sindicato dos
Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal – SINCODIV/DF.
Muitas pessoas sabem da existência destes equipamentos que ajudam na segurança
ativa e passiva do veículo, mas, nem sempre, sabem como é o funcionamento e
como estes itens ajudam ao motorista e aos passageiros. Segurança ativa é
aquela em que se procura minimizar as possibilidades de um acidente: pneus em
bom estado, boa visibilidade, suspensão em boas condições e etc. Os freios ABS
se enquadram neste tipo de segurança pelo fato de auxiliarem na parada do
veículo. Já a segurança passiva é aquela em que procura minimizar os efeitos de
uma situação em que o acidente seja inevitável. Os airbags fazem parte deste
tipo de segurança. Funcionamento – Os freios ABS (do inglês Antilock Breaking
System ou Sistema de Frenagem Antitravamento) é um sistema de segurança que
impede o bloqueio das rodas em uma frenagem de emergência. Isso evita que o
motorista perca o controle em uma situação de pista molhada ou com óleo, por
exemplo. Muitos motoristas se assustam na hora de frenagens de emergência: ao
pisar forte no pedal, sente-se uma trepidação e isso induz muitos motoristas a
soltarem o freio. “A trepidação do pedal é normal e indica o funcionamento
perfeito do sistema antitravamento dos freios. Não se deve aliviar a pressão no
pedal”, explica Aveiro. Os airbags são bolsas de ar infláveis que complementam
o cinto de segurança e, em caso de impacto, são enchidas em frações de segundo.
As bolsas obrigatórias serão apenas as frontais. Mas existem outros tipos de
airbags como o para os joelhos; os sidebags (laterais) e até para pedestres.
Não é em qualquer tipo de colisão que os airbags são acionados: isto depende da
desaceleração do veículo, do ângulo de colisão e do risco de lesão. O airbag
pode causar lesões sérias por sua alta velocidade de acionamento. Por isso é
importante não dirigir muito próximo do volante, manter os braços em posição
correta no volante – sempre no aro, nunca na parte central – e, para os passageiros,
jamais andar com os pés apoiados em cima do painel. É importante que crianças e
animais não andem no colo do passageiro no banco da frente. Em caso de
acidente, as lesões poderão ser agravadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário