O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira
(12) as obras de reforma do cais do Porto de Paranaguá, uma das intervenções
mais importantes realizadas no terminal nos últimos anos, que garante maior
produtividade e moderniza os berços de atracação de navios. Richa também inaugurou
o novo prédio administrativo do porto. Os investimentos somam R$ 93,2 milhões,
feitos com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa). A inauguração teve a presença do
ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho;
da vice-governadora, Cida Borghetti; do secretário da Infraestrutura e
Logística, José Richa Filho; do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten; e do
diretor Comercial da Appa, Lourenço Fregonese. A obra de reforço do cais recebeu
investimento de R$ 89 milhões. Beto Richa afirmou que as melhorias integram a
visão estratégica do Governo do Estado de investimentos em infraestrutura de
transporte e logística para alavancar, de forma mais vigorosa, o
desenvolvimento econômico do Paraná. “Um porto eficiente e moderno, como se
transformou o Porto de Paranaguá, reduz o custo de produção e produz reflexo
sobre a economia do Estado", disse Richa. O governador afirmou que nos
últimos cinco anos uma série de medidas e de investimentos garantiram agilidade
ao Porto de Paranaguá, com ampliação da capacidade operacional, modernização,
compra de novos equipamentos, como os modernos shiploaders (carregadores de
navios), que elevaram a produtividade no corredor de exportação. “Os investimentos públicos, que
passam de R$ 500 milhões em cinco anos, garantem hoje a grande eficiência do
Porto de Paranaguá. O porto se tornou uma referência nacional em gestão
eficiente e de grandes resultados”, afirmou Richa. “É incomparável o porto que
temos hoje com o que era antes. Hoje é um porto sério, com administração
profissional, planejamento, integração de todos os agentes e operadores. Essa
visão moderna de gestão é reconhecida por todos os operadores, pelo setor do
agronegócio, que é responsável pela grande movimentação de cargas, e por todos
os agentes portuários do Brasil.”Richa destacou os investimentos em dragagem
dos canais de acesso, da bacia de evolução e dos berços de atracação, que
agora, com a reforma do cais, vão proporcionar uma dragagem linear ao longo de
todo o cais. “Com as entregas que fazemos hoje, mais uma vez demonstramos o
planejamento contínuo de investimentos, que vai garantir mais um importante
avanço ao Porto de Paranaguá”, ressaltou Richa. Ele lembrou que a movimentação
no Porto de Antonina também foi ampliada em 130%. PROTAGONISMO – O ministro Helder Barbalho
lembrou que outros investimentos estão acontecendo em decorrência das políticas
e ações feitas pelo governo federal, junto com o governo estadual, que resultam
em conquistas para os portos paranaenses. Ele citou a nova poligonal, que abre
o horizonte de novos investimentos. “Nossa expectativa é que cada vez mais o
Porto de Paranaguá possa ter o protagonismo. E para isso precisa estar adequado
à expectativa da demanda, que aumenta a todo instante”, disse Barbalho. “Estou
certo de que com os investimentos que estão sendo autorizados, com a nova
poligonal, e com as ações que estão sendo construídas faz-se um ambiente
adequado para que a movimentação portuária em Paranaguá possa cada vez maior”,
afirmou. O ministro também ressaltou a renovação da concessão de arrendamento
do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) por 25 anos. Para isso, foi
garantido o investimento de R$ 1,1 bilhão em obras de expansão. CENTRO DA ATENÇÃO - A reforma do cais se deveu à
necessidade de preparar o porto para suportar operações mais pesadas,
permitindo a dragagem de nivelamento de todos os berços para uma profundidade
maior e oferecendo mais segurança para navegação e atracação dos navios. A
última reforma de estrutura do cais do Porto de Paranaguá foi feita no início
da década de 90. Com a nova dragagem dos berços, o porto aumentará sua
capacidade de movimentação em 10 milhões de toneladas de volume total anual.
“Esse é um momento importante e diferenciado do Porto de Paranaguá, que tem
sido centro da atenção no Brasil”, afirmou o secretário da Infraestrutura e
Logística, José Richa Filho. “O Paraná tem forte atuação no agronegócio e o
Porto de Paranaguá não poderia deixar de fazer frente aos investimentos das
cooperativas agrícolas, como a Coamo, que anunciou R$ 1 bilhão. Temos de estar
atentos”, disse Richa Filho. Ele também citou a aquisição dos
novos shiploaders, que aumentou em 36% a capacidade no corredor de exportação;
a reforma dos berços dos berços e o aprofundamento do calado. “Tudo isso vem
garantindo resultados históricos para o Porto de Paranaguá, com sucessivos
recordes de movimentação de cargas”, ressaltou José Richa Filho. Para o diretor comercial da Appa,
Lourenço Fregonese, a reforma do cais, que é muito antigo, era essencial. “O
Porto conseguirá carregar e descarregar navios com muito mais tranquilidade”,
disse. Fregonese explicou que nesta quarta-feira (13) estará em Brasília para
assinar a expansão do corredor do Terminal de Contêiner de Paranaguá (TCP).
“Como autoridade portuária, vamos assinar este documento importante para o
Estado e para o TCP. Representa mais R$ 1 bilhão de investimentos na área
privada, um aumento de mais de 17 mil metros quadrados de área. Nós
conseguiremos dobrar a quantidade de contêineres no Porto de Paranaguá e, com
isso, vamos gerar mais empregos, mais impostos e mais progresso”. Explicou o
diretor comercial. PRESENÇAS – Também participaram o deputado
federal Ricardo Barros, o deputado estadual Tião Medeiros, diretores dos portos
delegados e companhias de docas de todo o Brasil. BOX 1: Reforço
no cais torna operações mais ágeis e versáteis - As obras de reforço
estão sendo realizadas ao longo de todo o cais comercial, dos berços 202 a 214.
A obra foi dividida em vários trechos para não prejudicar a movimentação das
cargas. Ao longo da obra, estão sendo trocados os cabeços de amarração (onde o
navio é amarrado quando atraca), por peças com o dobro da capacidade. O porto
também está sendo preparado para a instalação de novas defensas, que são
estruturas que suavizam o impacto do navio ao encostar no cais.O reforço torna
a operação de produtos mais ágil e versátil, com a possibilidade de operação de
guindastes móveis de fertilizantes, por exemplo. Esta operação era inviável em
alguns berços por conta do peso dos equipamentos. Antes da obra, alguns pontos
do cais só suportavam uma pressão de 2 toneladas por metro quadrado. Agora, com
e reforma, estes mesmos locais já suportam uma pressão de carga de mais de 5
toneladas por metro quadrado. “Eliminamos a ociosidade dos berços e tornamos o
cais de Paranaguá em totalmente operacional. Era uma atualização que tinha que
ser feita e realizamos pensando nos projetos de expansão do porto”, afirmou o
secretário José Richa Filho. As obras de reforço nos demais berços já estão em
fase final e devem ser entregues até a metade do ano. BOX 2: Novo
prédio administrativo está dentro dos padrões de segurança portuária - O novo prédio operacional do
Porto de Paranaguá, com 2 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos,
passa a abrigar os setores de Saúde e Segurança do Trabalho, Unidade
Administrativa de Segurança Portuária, Operação e Meio Ambiente da Appa. A
edificação também será o portão de entrada e saída dos trabalhadores do Órgão
Gestor de Mão de Obra Portuária (OGMO). A nova estrutura foi erguida com
base nos padrões internacionais de segurança de áreas portuárias, chamado de
ISPS Code, e compreende um novo acesso à faixa primária do porto com melhores
condições de operacionalização. Foram investidos R$ 4,2 milhões na construção
do novo prédio. –Secom
tvgazetalife@hotmail.com
JORNAL GAZETA LIFE
“A notícia levada a sério”
(34) 3427-1384
(34) 9929-5718 - VIVO
(34) 8424-0417 – CLARO
(34) 9177-6477 – TIM
(34) 9971-4879 - CTBC

Nenhum comentário:
Postar um comentário