Grande público de telespectadores
marca a transmissão dos jogos do Mundial e ajuda a construir uma imagem
positiva do país, avalia o ministro do turismo. Norte-americanos e brasileiros
se destacam na primeira fase do torneio. A audiência da primeira fase de jogos da Copa do
Mundo, que está sendo realizada no Brasil, bateu recordes em vários países,
conforme dados da Fifa. O Ministério do Turismo já estimava um aumento de 12,5%
no número de telespectadores, em relação a última Copa, na África do Sul, vista
por 3,2 bilhões de pessoas. Nos números estimados pelo MTur, cerca de 3,6
bilhões de pessoas devem assistir aos jogos em todo o mundo, quase metade da
população da Terra. A
audiência recorde em alguns países, nos primeiros dias da Copa, revela o
interesse do público pelo esporte e pelo país. Para o ministro do Turismo,
Vinicius Lages, a oportunidade de exposição ajuda a construir uma imagem
positiva do Brasil. “Países como a África do Sul e Alemanha, que já realizaram
a competição, se beneficiaram da exposição na mídia. Assim como eles, a
expectativa é um aumento de até 10% no número de turistas estrangeiros nos
próximos anos no país”, diz. Na
partida entre Estados Unidos e Portugal, no último domingo, alcançou um recorde
histórico de espectadores para a ESPN norte-americana, com média de 18,2
milhões de pessoas e picos de audiência chegou de até 22,9 milhões. Na estreia
americana contra Gana, dia 16, houve 11,1 milhões de telespectadores número que
já tinha sido recorde da emissora em uma partida de Copa. Outros 4,8 milhões de
telespectadores dos EUA viram pela Univision, em espanhol, número superior a
qualquer outro esporte em 2014. Já no jogo entre Chile e Austrália, por exemplo, cerca de 2,3 milhões de
telespectadores assistiram à SBS na Austrália, terceira maior audiência
esportiva da televisão em 2014, mais do que a final do Aberto de Tênis da
Austrália, o primeiro dos torneios de tênis do Grand Slam. Segundo a Fifa, os torcedores e telespectadores de
Brasil, Japão, Alemanha, Reino Unido, Argentina, França, Holanda, Croácia e
Itália foram responsáveis pelas principais audiências das emissoras que
transmitiram os jogos nos respectivos países. O número recorde é dos brasileiros,
na partida de estreia da Seleção, dia 12, contra a Croácia. Foram 42,9 milhões
de pessoas que assistiram ao jogo pela TV Globo, detentora dos direitos de
transmissão no país e que marcou a maior audiência de um evento esportivo no
Brasil, em 2014. Na Croácia,
1,5 milhão de telespectadores assistiram à HTV2, também maior audiência
televisiva em 2014.A projeção de audiência de cerca de 3,6 bilhões de
espectadores feita pelo Ministério do Turismo está baseada no alcance que o
país conseguiu com a Copa das Confederações, em 2013. Segundo um estudo do MTur
sobre o impacto econômico e social do evento, a audiência média das partidas da
Copa das Confederações Fifa Brasil 2013 subiu 50% em relação à última edição da
competição, também sediada na África do Sul - e muito disso se deve à
capacidade e infraestrutura do Brasil de geração e difusão das imagens.
Segundo a Fifa a Copa do Mundo do Brasil terá 73
mil horas de transmissão de TV para mais de 200 países, o equivalente a um
aparelho de TV ligado por oito anos. Além disso, cerca de 19 mil profissionais
estão trabalhando na cobertura do evento o que garante a propagação das
informações do país para milhares de pessoas em todo o mundo – Ascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário