Banco terá sua própria
conta reserva no Banco Central. Migração acontece de 27 a 30/6. Financiamentos
serão pagos por boleto com código de barras. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES) aderiu ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O Banco
passará a realizar sua movimentação financeira diretamente por meio de conta
reserva bancária no Banco Central, sem necessidade de intermediação de outra
instituição financeira, como acontecia até então. A migração para o novo
sistema acontecerá no período de 27 a 30 de junho. O novo modelo trará
benefícios tanto aos clientes das operações diretas quanto aos agentes
financeiros das operações indiretas. Os pagamentos passarão a ser feitos por
boletos com código de barras e não mais por meio de avisos de cobrança. Os
boletos de cobrança, inclusive para liquidação antecipada de contratos, estarão
disponíveis para emissão no espaço CobrançaNet, no site do BNDES (https://cobrancanet.bndes.gov.br/).
Vantagens – As duas grandes vantagens para os clientes das operações
diretas são a praticidade do pagamento dos boletos em qualquer banco — nas
agências, internet banking, postos de atendimento e caixas eletrônicos, por
exemplo — e a antecipação da liberação de crédito, que hoje só ocorre durante o
horário de expediente externo das agências bancárias. Agora, o crédito poderá
ser liberado das 6h30 às 17h30. Para os agentes financeiros credenciados
do BNDES, repassadores dos recursos das operações indiretas, a liberação
ocorrerá das 6h30 às 18h30, conforme grade horária do sistema de transferências
do BC. Para o BNDES, a mudança representa uma oportunidade de melhorar o
processo de cobrança e conciliação. Proporciona também mais eficiência nas
operações com o mercado financeiro, bem como na gestão de caixa e no processo
de liquidação. Melhora ainda a qualidade dos serviços prestados aos clientes e
parceiros. Transição – A partir de 30 de junho, os avisos de
cobrança serão descontinuados e substituídos pelos boletos. Os boletos com
vencimento entre 30 de junho e 15 de julho deverão ser consultados pela
internet a partir de 30 de junho, na opção “Gerar boletos” do CobrançaNet. As
informações relevantes e instruções detalhadas serão atualizadas e podem ser
acessadas no endereço www.bndes.gov.br/spb.
A Central de Atendimento do Banco está disponível para esclarecer dúvidas de
segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo telefone 0800-702-6337 ou pelo
e-mail cobranca@bndes.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário