A
equipe Baja UFMG, da Escola de Engenharia da universidade, venceu no último
domingo (16) a Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste Fiat, realizada em
campo de provas do Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais. Em segundo
lugar ficou a equipe FEI Baja, do Centro Universitário da Faculdade de
Engenharia Industrial, de São Bernardo do Campo, seguida pela equipe Vitória
Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vinte e seis equipes,
formadas por quase 400 estudantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas
Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, disputaram a competição com seus carros
off-road, projetados e construídos dentro das instituições de ensino. Os
veículos foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas, avaliadas por 70
juízes e comissários, todos voluntários da indústria da mobilidade. A edição
deste ano foi considerada a mais difícil, em função do elevado número de
desafios impostos aos pilotos e carros, principalmente no quesito suspensão
durante as provas dinâmicas e as três horas do Enduro de Resistência. Este ano
os motores não tinham limite de rotação, antes restrita a 3800rpm. Com a
liberação, as equipes tiveram de aprofundar o conhecimento em consumo de
combustível e durabilidade do motor, além de temperatura e lubrificação. A
competição, que teve início no sábado, teve como objetivo promover a troca
conhecimentos entre as equipes, que fizeram testes para a Competição Baja SAE
Brasil-Petrobras, que será realizada em São Paulo. Os veículos Baja SAE são
protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com
quatro ou mais rodas. Devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de
altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o
próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de
buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
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