Quem
visita o Espaço Cultural dos Correios em Juiz de Fora, tem contato,
literalmente, com as obras do artista plático nipo-brasileiro Yutaka Toyota. Em
exposição até o dia 20 de outubro, as esculturas criadas por ele foram feitas
para serem tocadas. A ideia é despertar sensações através de suas texturas,
formas e sons. A mostra “Sim, pode tocar!”
pretende encantar também o público com deficiência visual. Esta é uma
das formas dos Correios celebrarem o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das
Pessoas com Deficiência. Outras ações
desenvolvidas pelos Correios também demonstram atenção com relação a esse
público. Na área de atendimento, há um avanço gradual e constante para garantir
acessibilidade às pessoas com deficiência. Atualmente, 2,3 mil agências em todo
o país já atendem às determinações nesse sentido e 600 estão em reforma neste
momento – o que equivale a quase metade da rede própria da empresa. Os
investimentos chegam a cerca de R$ 50 milhões/ano no aprimoramento de
infraestrutura. Além da valorização das pessoas com deficiência refletida nas
ações culturais da Empresa e na área de atendimento, há outras iniciativas.
Conheça mais sobre elas: Central Braille em Minas
O
serviço Postal Braille, criado em 2007, amplia o acesso das pessoas com
deficiência visual à remessa e ao recebimento de correspondências na linguagem
desenvolvida especialmente para eles: o braile. Idealizada pelo advogado Mário
Alves de Oliveira, que perdeu a visão ainda na adolescência, a Central Braille
dos Correios funciona em Belo Horizonte e atende clientes de todo o país. As
correspondências em braile, ou escrita comum, são enviadas para a Central –
onde são convertidas para a linguagem de domínio do destinatário. Os Correios
têm ainda convênios com várias concessionárias para a emissão de contas em
braile – buscando a inclusão social para que as pessoas tenham o exercício
pleno da cidadania. Apenas neste ano, até setembro, a Central Braille dos
Correios converteu mais de 2.300 mensagens. Dessa forma, o serviço facilita a
comunicação direta das pessoas cegas com os demais segmentos da sociedade, como
prestadores de serviços, casas comerciais, instituições bancárias e pessoas
físicas em geral. Esse aspecto favorece a integração social e contribui para a
redução dos preconceitos que impedem a compreensão da diversidade. Inclusão de
pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nos Correios foi criado em 1991
o Programa Cidadania em Ação – Pessoa com Deficiência, com a finalidade de
oferecer às pessoas com deficiência a oportunidade de adquirir conhecimentos e
habilidades para inserção no mercado de trabalho. O ingresso dos participantes
no programa se dá por meio de contratos entre os Correios e instituições sem
fins lucrativos. O participante é empregado da instituição parceira e realiza
atividades administrativas e de apoio operacional nas unidades dos Correios,
por um período de até 5 anos. Além do Programa Cidadania em Ação, os Correios
outros meios de promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Um dos
exemplos é a política da empresa de disponibilizar 20% das vagas de concurso
público para as pessoas enquadradas no Decreto nº. 3298/99, frente a uma obrigatoriedade
legal de apenas 5%. Atualmente, na Diretoria Regional dos Correios em Minas
Gerais, há 396 pessoas com deficiência trabalhando na empresa através do
Programa Cidadania em Ação, além de 202 empregados contratados através das
vagas de concurso destinadas a pessoas com deficiência. Libras - Para facilitar o atendimento às
pessoas com deficiência auditiva, os Correios têm disponibilizado aos seus
empregados o curso “Aprendendo Libras como Segunda Língua”. A iniciativa vem ao
encontro do Decreto Federal 5.626, o qual determina que empresas concessionárias
de serviços públicos e órgãos da administração pública federal devem garantir
às pessoas surdas tratamento diferenciado, por meio do uso e difusão da Libras.
Desde o início do ano, 482 pessoas já concluíram o treinamento em Minas – mas a
meta para o Estado é capacitar 1.066 empregados até o fim de 2012. Vale
destacar que em Minas já contamos com 25 agências que apresentam guichês
especializados no atendimento em libras, responsáveis por mais de 1 mil
atendimentos em 2011.
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