quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Quem visita o Espaço Cultural dos Correios em Juiz de Fora, tem contato, literalmente, com as obras do artista plático nipo-brasileiro Yutaka Toyota. Em exposição até o dia 20 de outubro, as esculturas criadas por ele foram feitas para serem tocadas. A ideia é despertar sensações através de suas texturas, formas e sons. A mostra “Sim, pode tocar!”  pretende encantar também o público com deficiência visual. Esta é uma das formas dos Correios celebrarem o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.  Outras ações desenvolvidas pelos Correios também demonstram atenção com relação a esse público. Na área de atendimento, há um avanço gradual e constante para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência. Atualmente, 2,3 mil agências em todo o país já atendem às determinações nesse sentido e 600 estão em reforma neste momento – o que equivale a quase metade da rede própria da empresa. Os investimentos chegam a cerca de R$ 50 milhões/ano no aprimoramento de infraestrutura. Além da valorização das pessoas com deficiência refletida nas ações culturais da Empresa e na área de atendimento, há outras iniciativas. Conheça mais sobre elas: Central Braille em Minas
O serviço Postal Braille, criado em 2007, amplia o acesso das pessoas com deficiência visual à remessa e ao recebimento de correspondências na linguagem desenvolvida especialmente para eles: o braile. Idealizada pelo advogado Mário Alves de Oliveira, que perdeu a visão ainda na adolescência, a Central Braille dos Correios funciona em Belo Horizonte e atende clientes de todo o país. As correspondências em braile, ou escrita comum, são enviadas para a Central – onde são convertidas para a linguagem de domínio do destinatário. Os Correios têm ainda convênios com várias concessionárias para a emissão de contas em braile – buscando a inclusão social para que as pessoas tenham o exercício pleno da cidadania. Apenas neste ano, até setembro, a Central Braille dos Correios converteu mais de 2.300 mensagens. Dessa forma, o serviço facilita a comunicação direta das pessoas cegas com os demais segmentos da sociedade, como prestadores de serviços, casas comerciais, instituições bancárias e pessoas físicas em geral. Esse aspecto favorece a integração social e contribui para a redução dos preconceitos que impedem a compreensão da diversidade. Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nos Correios foi criado em 1991 o Programa Cidadania em Ação – Pessoa com Deficiência, com a finalidade de oferecer às pessoas com deficiência a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades para inserção no mercado de trabalho. O ingresso dos participantes no programa se dá por meio de contratos entre os Correios e instituições sem fins lucrativos. O participante é empregado da instituição parceira e realiza atividades administrativas e de apoio operacional nas unidades dos Correios, por um período de até 5 anos. Além do Programa Cidadania em Ação, os Correios outros meios de promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Um dos exemplos é a política da empresa de disponibilizar 20% das vagas de concurso público para as pessoas enquadradas no Decreto nº. 3298/99, frente a uma obrigatoriedade legal de apenas 5%. Atualmente, na Diretoria Regional dos Correios em Minas Gerais, há 396 pessoas com deficiência trabalhando na empresa através do Programa Cidadania em Ação, além de 202 empregados contratados através das vagas de concurso destinadas a pessoas com deficiência.  Libras - Para facilitar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, os Correios têm disponibilizado aos seus empregados o curso “Aprendendo Libras como Segunda Língua”. A iniciativa vem ao encontro do Decreto Federal 5.626, o qual determina que empresas concessionárias de serviços públicos e órgãos da administração pública federal devem garantir às pessoas surdas tratamento diferenciado, por meio do uso e difusão da Libras. Desde o início do ano, 482 pessoas já concluíram o treinamento em Minas – mas a meta para o Estado é capacitar 1.066 empregados até o fim de 2012. Vale destacar que em Minas já contamos com 25 agências que apresentam guichês especializados no atendimento em libras, responsáveis por mais de 1 mil atendimentos em 2011.

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