De janeiro a junho deste ano, foram 13.899
registros, sendo a maioria relacionada á área da Educação. Em 2015, foram
11.198. As manifestações realizadas pelos cidadãos mineiros na Ouvidoria-Geral do
Estado (OGE) aumentaram
24% nos seis primeiros meses de 2016 em relação ao mesmo período do ano
passado. De janeiro a junho deste ano, foram 13.899 registros. Em 2015, foram
11.198. Os dados são do relatório disponibilizado pelo órgão em sua página da
internet. A Ouvidoria Educacional tem se destacado pelo número de demandas.
Desde fevereiro, ela vem sendo, mês a mês, a mais procurada pelos cidadãos
mineiros. Nos primeiros seis meses deste ano, foram 3.758 manifestações, o
equivalente a 27,04% do total registrado no órgão. Os principais assuntos
referem-se à organização de quadro de professores nas escolas (designações) e
calendário de pagamento. As ouvidorias especializadas de Saúde e de Polícia
também receberam muitas demandas da população. A primeira registrou, no
primeiro semestre, 3.019 manifestações (21,72%). A segunda, 2.933 (21,10%) no
mesmo período. A Ouvidoria de Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas somou
1.574 manifestações (11,32%), seguida pela Ouvidoria do Sistema Penitenciário,
com 1.249 (8,99%). A Ambiental registrou 329 (2,37%). As manifestações
encerradas no primeiro atendimento somam 1.037 (7,46%). Registros por
território -O Território Metropolitano foi o mais demandado dos 17 territórios
que compõem do estado de Minas Gerais. Foram 6.166 registros. “Temos um maior
número de pessoas morando em Belo Horizonte e em municípios vizinhos, o que
resulta em uma maior demanda, nessa região, pelos serviços públicos oferecidos
pelo Estado”, afirma o Diretor de Atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado,
Hugo Maciel. Cidadãos de Belo Horizonte, por exemplo, originaram 4.049
registros. No entanto, os municípios do Triângulo Norte e do Sul de Minas
também se destacaram. Uberlândia originou 511 manifestações. Em Juiz de Fora,
foram 400. Meios de contato -Os cidadãos têm procurado a OGE, em sua maioria,
utilizando o site do órgão. Nos primeiros seis meses de 2016, 7.728
manifestantes realizaram seus registros pela internet. O Disque Ouvidoria
(telefone 162) foi utilizado por 4.022 cidadãos. Os demais meios (atendimento
presencial, mídia, cartas, ofícios etc) somam 2.149 registros. Tipologias - As
reclamações lideram os registros realizados pelos cidadãos mineiros junto à
OGE. No primeiro semestre, foram 6.078. Denúncias (2.970), pedidos de
informação (2.107), solicitações (1.951), críticas (352), elogios (265) e
sugestões (176). Perfil dos manifestantes -Sem considerar os números do Ouvidor
SUS – sistema do Governo Federal que registra manifestações específicas da
saúde -, as mulheres aparecem como as principais demandantes da OGE. Dos
cidadãos que se identificaram no sistema informatizado da Ouvidoria, 4.695
disseram ser do sexo feminino e 3.291 do sexo masculino. Considerando ainda
somente o sistema da OGE, 6.857 registros foram feitos por pessoa física e
1.992 por servidores públicos. Agentes políticos, empresas e abaixo assinado
somaram 460, 122 e 12, respectivamente. –Secom
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