Inflação já afeta as vendas nos supermercados paulistas
O
Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo
IPS – Índice de Preços dos Supermercados) no conceito de mesmas lojas teve
queda de 4,19% em junho na comparação com maio. As manifestações foram
responsáveis por uma quantidade menor de lojas abertas e, portanto, afetou as
vendas em alguma medida. Aliado a isto, a expectativa de vendas diante dos dias
de jogos da Copa das Confederações não se concretizou, e as vendas não foram
impactadas de maneira positiva, conforme o esperado. Por fim e não menos
importante, a inflação e o menor ritmo de atividade econômica no Brasil já
influenciam o poder de compra da população, o que de alguma maneira afeta a decisão
de consumo das famílias. As vendas nos supermercados paulistas apontam
desaceleração em 2013 quando comparado ao mesmo período de 2012. Em junho de
2012, o crescimento do setor contra junho de 2011 foi de 6,93%. E no acumulado
do ano havia sido de 5,19 contra 0,74% neste primeiro semestre de 2013. Ou
seja, muito aquém do esperado, fruto do desaquecimento da atividade econômica
brasileira. Vale ressaltar que mesmo com o crescimento nominal do setor a
inflação corroeu o faturamento do setor supermercadista neste primeiro
semestre. No conceito de todas lojas houve queda de 4% em junho em relação a
maio. Na comparação anual, houve elevação de 4,7% em junho em relação a junho
de 2012. E no acumulado de janeiro a junho contra o mesmo período do ano anterior
a elevação foi de 1,89%. O Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de
São Paulo em junho teve retração de 4,32% em relação a maio no conceito de
mesmas lojas. Em relação a junho de 2012 houve alta de 12,86%. Já no acumulado
de janeiro a junho contra o mesmo período do ano anterior a alta foi de 12,56%.
No conceito de todas lojas houve queda de 4,14% em junho em relação a maio. Em
relação a junho de 2012 houve alta de 15,06%. E no acumulado de janeiro a junho
contra o mesmo período do ano anterior a elevação foi de 13,85%. Os resultados
verificados no primeiro semestre de 2013 estão diretamente relacionados ao
comportamento das variáveis de emprego e renda que continuam contribuindo para
o desempenho das vendas do setor supermercadista. No entanto, a inflação é um
fator que afeta todo o comércio varejista, incluído o setor supermercadista,
que através da perda do poder de compra da população verifica um crescimento no
volume de vendas em ritmo mais moderado do que em períodos de inflação estável.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor
supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de
abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas. – Phábrica de
Ideias
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