O
Centro de Eventos de Canasvieiras, no Norte de Florianópolis, poderá ser
entregue em abril de 2014. Retomadas em agosto de 2012, as obras estão, hoje,
54% concluídas. Com investimentos de R$ 26,8 milhões do Governo do Estado, por
meio do Pacto por Santa Catarina, o local terá espaço para exposições, lojas,
serviço de alimentação, dois auditórios, além de reaproveitamento da água da
chuva e captação de energia solar. A ideia é oferecer uma estrutura para
movimentar o turismo de eventos no Norte da Ilha fora da temporada de verão. Iniciada
em 2009, as obras previam a construção de um Centro Multiuso, mas foram
paralisadas em 2010 com a intenção de alterar o projeto para Centro de Eventos.
Em 2011 foi criada a Proposta de Readequação da Arena Multiuso de Canasvieiras,
após manifestações dos moradores e comerciantes do Norte da Ilha. Eles
questionaram a construção da arena esportiva que, segundo eles, não atenderia à
expectativa da comunidade. Em agosto de 2012, as obras foram retomadas com base
no novo projeto do um Centro de Eventos. Ainda em 2012, foram aprovados o
alvará da prefeitura, a licença ambiental e os documentos necessários para a
liberação dos recursos da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Segundo o engenheiro responsável pela
obra, Pedro Pereira, toda a cobertura já está pronta e a parte de alvenaria e
reboco das paredes, junto com a parte hidráulica estão sendo executadas. “Desde
o ano passado, as obras seguem normais e dentro do cronograma. Daqui dois
meses, pretendemos iniciar o revestimento dos pisos”, explica. A estrutura
total de 17,1 mil metros quadrados terá dois pavimentos e contará ainda com
reaproveitamento de água da chuva, captação de energia solar e sistema de
tratamento de esgoto. O piso térreo com 7,8 mil m² terá local para exposições,
oito lojas, depósitos, bilheteria, palco, camarins, sanitários, elevadores e
ambulatório. Já no piso superior, com área total de 6,4 m², serão abrigados um
espaço para convenções com capacidade para 3,5 mil pessoas, auditório para 250
pessoas, salas de apoio, administração e sanitários. – Rafael Vieira de
Araujo - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário