São
Paulo, 5 de agosto de 2013 - APesquisa de Confiança dos Supermercados do estado
de São Paulo (PCS/APAS) registrou 27% de otimismo em julho, em decorrência do
cenário atual e futuro. Do total de entrevistados, 35% se mostraram
pessimistas. Com relação ao momento atual, 21% estão otimistas, enquanto 42,4%
apontam pessimismo; 36,7% permanecem neutros. Sobre a expectativa futura, 33,5%
estão otimistas, 27,6% pessimistas e 38,9% neutros. O setor supermercadista
apresenta maior confiança quando se trata do seu próprio negócio. Isso quer
dizer que há menor confiança quando se trata da economia de modo geral, e há
maior confiança quando se trata do negócio de supermercados. A expectativa de
vendas é positiva e tem-se otimismo à manutenção ou crescimento de empregos no
setor. Outro aspecto importante, característico na economia brasileira é a
confiança elevada em relação ao futuro, e isso se reflete no indicador de
julho, quando aponta para 21% de otimismo em relação ao momento atual e 33,5%
de otimismo futuro. A economia com crescimento abaixo das expectativas de
mercado associada à inflação elevada em diversos segmentos da atividade
econômica proporciona um ambiente desfavorável tanto para a tomada de decisão
por partes dos empresários, quanto para o desempenho do consumo das famílias. De
modo geral, o otimismo foi afetado de forma negativa em virtude dos resultados
desfavoráveis apresentados no primeiro semestre pelo sistema econômico. Aliado
a isso, a economia internacional também gera incertezas, pois interfere na
condução desta atividade no Brasil. A situação política também poderá
influenciar a confiança nos próximos meses e isso deve se refletir na maior
variação, no indicador, em curto prazo. NOTA METODOLÓGICA - A Pesquisa de
Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada
mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de
2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas,
representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São
Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado
de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos
supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção
atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o
Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos
resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao
reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o
mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção
no mercado. Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o
setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de
abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas. – Phábrica de
Ideias
Nenhum comentário:
Postar um comentário