terça-feira, 6 de agosto de 2013

ATUAL SITUAÇÃO ECONÔMICA REDUZ A CONFIANÇA DO SETOR SUPERMERCADISTA


São Paulo, 5 de agosto de 2013 - APesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou 27% de otimismo em julho, em decorrência do cenário atual e futuro. Do total de entrevistados, 35% se mostraram pessimistas. Com relação ao momento atual, 21% estão otimistas, enquanto 42,4% apontam pessimismo; 36,7% permanecem neutros. Sobre a expectativa futura, 33,5% estão otimistas, 27,6% pessimistas e 38,9% neutros. O setor supermercadista apresenta maior confiança quando se trata do seu próprio negócio. Isso quer dizer que há menor confiança quando se trata da economia de modo geral, e há maior confiança quando se trata do negócio de supermercados. A expectativa de vendas é positiva e tem-se otimismo à manutenção ou crescimento de empregos no setor. Outro aspecto importante, característico na economia brasileira é a confiança elevada em relação ao futuro, e isso se reflete no indicador de julho, quando aponta para 21% de otimismo em relação ao momento atual e 33,5% de otimismo futuro. A economia com crescimento abaixo das expectativas de mercado associada à inflação elevada em diversos segmentos da atividade econômica proporciona um ambiente desfavorável tanto para a tomada de decisão por partes dos empresários, quanto para o desempenho do consumo das famílias. De modo geral, o otimismo foi afetado de forma negativa em virtude dos resultados desfavoráveis apresentados no primeiro semestre pelo sistema econômico. Aliado a isso, a economia internacional também gera incertezas, pois interfere na condução desta atividade no Brasil. A situação política também poderá influenciar a confiança nos próximos meses e isso deve se refletir na maior variação, no indicador, em curto prazo. NOTA METODOLÓGICA - A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado. Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas. – Phábrica de Ideias

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