A
Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS)
registrou, em março, 37% de otimismo em relação ao cenário econômico atual e
futuro. Isso representa uma elevação de dois pontos percentuais em comparação a
fevereiro. Do total de entrevistados que responderam a pesquisa, 25% se
mostraram pessimistas. Esse resultado representa uma queda de sete pontos
percentuais quando relacionado ao mês anterior. Os que se mostraram neutros
representam 33%.
A desoneração da cesta básica afetou
positivamente a confiança do setor supermercadista, e a tendência é que em
abril também haja elevação pelo mesmo motivo. Os indicadores dos próximos meses
mostrarão como se comportará a confiança do setor ao longo de 2013. Quando se fala do momento atual, 34,3% dos
entrevistados mostraram otimismo, 33,7% pessimismo e 32,1% se mantiveram
neutros. Sobre a expectativa futura, os resultados da pesquisa apontam 39,2% de
otimismo, 15,7% de pessimismo e 45,1% de neutralidade. O maior índice de confiança para as vendas nos supermercados e ao
produto Interno Bruto brasileiro (PIB) em 2013 contribuiu de forma positiva
para a elevação do otimismo do setor. Depois do baixo desempenho do PIB em
2012, a expectativa é que haja melhoras em 2013. Isso contribuirá para a
geração de empregos e de renda da população e afetará, de maneira positiva, o
setor supermercadista. De modo geral, diante da recuperação econômica
brasileira, este ano as projeções apontam elevação. NOTA METODOLÓGICA - A
Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é
apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde
junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas,
representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São
Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado
de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos
supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção
atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o
Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos
resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao
reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o
mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção
no mercado. – Phábrica de Ideias
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