sexta-feira, 12 de abril de 2013

DESONERAÇÃO DA CESTA BÁSICA ELEVA O OTIMISMO DO SETOR SUPERMERCADISTA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou, em março, 37% de otimismo em relação ao cenário econômico atual e futuro. Isso representa uma elevação de dois pontos percentuais em comparação a fevereiro. Do total de entrevistados que responderam a pesquisa, 25% se mostraram pessimistas. Esse resultado representa uma queda de sete pontos percentuais quando relacionado ao mês anterior. Os que se mostraram neutros representam 33%. A desoneração da cesta básica afetou positivamente a confiança do setor supermercadista, e a tendência é que em abril também haja elevação pelo mesmo motivo. Os indicadores dos próximos meses mostrarão como se comportará a confiança do setor ao longo de 2013. Quando se fala do momento atual, 34,3% dos entrevistados mostraram otimismo, 33,7% pessimismo e 32,1% se mantiveram neutros. Sobre a expectativa futura, os resultados da pesquisa apontam 39,2% de otimismo, 15,7% de pessimismo e 45,1% de neutralidade. O maior índice de confiança para as vendas nos supermercados e ao produto Interno Bruto brasileiro (PIB) em 2013 contribuiu de forma positiva para a elevação do otimismo do setor. Depois do baixo desempenho do PIB em 2012, a expectativa é que haja melhoras em 2013. Isso contribuirá para a geração de empregos e de renda da população e afetará, de maneira positiva, o setor supermercadista. De modo geral, diante da recuperação econômica brasileira, este ano as projeções apontam elevação. NOTA METODOLÓGICA - A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado. – Phábrica de Ideias

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