A
capital mineira, uma das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, é a
cidade anfitriã do Goal to Brasil, em Montevideu, no Uruguai. O evento, que
divulga as cidades da Copa nos principais países emissores de turistas para o
Brasil, teve início na manhã desta quinta-feira (18/04), com uma coletiva de
imprensa com os principais veículos da capital uruguaia. Durante a coletiva, a
diretora de Promoção Turística da Belotur e coordenadora do Grupo Temático para
as Copas, Stella Kleinrath, destacou que desde 2010, em uma parceria da
Prefeitura de Belo Horizonte com o Governo do Estado de Minas Gerais, existe um
planejamento estratégico, desdobrado em 52 projetos, em todas as áreas de
interesse, que possibilitou à capital mineira estar em dia com as obras e os prazos
para atender aos turistas de 2013 e 2014. “O nosso Mineirão está pronto e
recebendo grandes shows e eventos internacionais, e, já para a Copa das
Confederações, 11 novos hotéis estarão concluídos, qualificando ainda mais a
oferta hoteleira e possibilitando a captação de eventos para Minas
Gerais." Kleinrath destacou ainda que Belo Horizonte tem a of erecer aos
uruguaios uma nova opção de turismo no Brasil. “Temos história, cultura,
arquitetura e ainda a modernidade de Niemeyer, que complementa e diversifica a
oferta dos demais destinos brasileiros”, disse. Também presente no evento, o
secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho,
lembrou que na próxima semana, o recém-inaugurado Mineirão irá receber um
importante jogo, o amistoso entre Brasil e Chile, que servirá já como um teste
para a Copa das Confederações. Patrus destacou ainda que Minas Gerais, assim
como o Uruguai, possui a característica da hospitalidade, importante
diferencial de um destino turístico.
“Queremos que os uruguaios possam conhecer nossa capital Belo Horizonte
e, também, o seu entorno, que em um raio de 150 km, oferece muitas
possibilidades para o lazer e o entretenimento em cidades histórias, nos
roteiros de natureza e na região das grutas”, salientou. Ainda nesta
quinta-feira, dentro da programação do Goal to Brasil, operadores e agentes de
viagens do Uruguai conhecerão os principais roteiros turísticos de Belo
Horizonte e do Estado. À noite, o cantor
e compositor Vander Lee apresentará aos uruguaios um pouco da cultura e da
musicalidade típica de Belo Horizonte.
E, também, um grupo de chefes gastronômicos mineiros, integrado por
Eduardo Avelar (Conspiração gastronômico), Caetano Sobrinho (A Favorita),
Hendres Almeira (Restaurante Gomide) e Frederico Trindade (Restaurante
Trindade) farão degustação de produtos típicos da gastronomia do Estado. Futebol
– A maior paixão dos mineiros esteve presente no encontro com os jornalistas
uruguaios. O ex-atacante Revétria prestigiou as entrevistas e distribuiu emoção
ao falar do tempo que defendeu o Cruzeiro, na década de 1970. Hebert Revetria,
que hoje é empresário ligado à seleção uruguaia, atraiu a atenção ao lembrar os
quatro gols que fez no Atlético, na final do campeonato mineiro de 1977. O
ex-jogador falou do amor pelo Brasil e por Belo Horizonte, onde cultiva grandes
amizades. “Vou acompanhar a seleção do Uruguai, na Copa das Confederações, e
minha expectativa é que façamos a semifinal, no Mineirão, dia 26 de junho,
contra a seleção brasileira”, completou. Para o assessor de Turismo e Cultura
da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo (SMCOPA), Glauco
Carvalho, o evento está sendo um sucesso. “Impressionante o número de
jornalistas, tanto da área de turismo, quanto do esporte, que estiveram na coletiva,
pela manhã. Pudemos mostrar como Belo Horizonte e Minas Gerais estão se
preparando para as Copas e a grande afinidade entre os dois países”, concluiu. Marcação
cerrada - O secretário da SMCOPA, Camillo Fraga, está acompanhado os resultados
do evento de Belo Horizonte e ressaltou a importância das ações para divulgar a
capital no mercado internacional. “O grande ganho que teremos com os torneios,
além dos legados permanentes para a população, é a oportunidade de promoção de
BH, que gera visibilidade e atração de turistas e de novos negócios para a
cidade”, concluiu. O evento – O Goal to Brasil é promovido pelo Governo
Federal, por meio da Embratur, e tem como objetivo destacar cada uma das sedes
da Copa do Mundo como destino turístico no mercado internacional. O público
convidado é formado por agentes de viagens, operadores de turismo, autoridades
locais e mídia geral e especializada. Já foram realizadas outras 10 edições, em
países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Canadá e Espanha. Nesta edição no
Uruguai, a iniciativa contou com a participação da Prefeitura de Belo
Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa
do Mundo, em parceria com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado
de Turismo e da Secopa. - Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário