quinta-feira, 18 de abril de 2013

BELO HORIZONTE TEM DIA DE DESTAQUE NO URUGUAI

A capital mineira, uma das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, é a cidade anfitriã do Goal to Brasil, em Montevideu, no Uruguai. O evento, que divulga as cidades da Copa nos principais países emissores de turistas para o Brasil, teve início na manhã desta quinta-feira (18/04), com uma coletiva de imprensa com os principais veículos da capital uruguaia. Durante a coletiva, a diretora de Promoção Turística da Belotur e coordenadora do Grupo Temático para as Copas, Stella Kleinrath, destacou que desde 2010, em uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com o Governo do Estado de Minas Gerais, existe um planejamento estratégico, desdobrado em 52 projetos, em todas as áreas de interesse, que possibilitou à capital mineira estar em dia com as obras e os prazos para atender aos turistas de 2013 e 2014. “O nosso Mineirão está pronto e recebendo grandes shows e eventos internacionais, e, já para a Copa das Confederações, 11 novos hotéis estarão concluídos, qualificando ainda mais a oferta hoteleira e possibilitando a captação de eventos para Minas Gerais." Kleinrath destacou ainda que Belo Horizonte tem a of erecer aos uruguaios uma nova opção de turismo no Brasil. “Temos história, cultura, arquitetura e ainda a modernidade de Niemeyer, que complementa e diversifica a oferta dos demais destinos brasileiros”, disse. Também presente no evento, o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, lembrou que na próxima semana, o recém-inaugurado Mineirão irá receber um importante jogo, o amistoso entre Brasil e Chile, que servirá já como um teste para a Copa das Confederações. Patrus destacou ainda que Minas Gerais, assim como o Uruguai, possui a característica da hospitalidade, importante diferencial de um destino turístico.  “Queremos que os uruguaios possam conhecer nossa capital Belo Horizonte e, também, o seu entorno, que em um raio de 150 km, oferece muitas possibilidades para o lazer e o entretenimento em cidades histórias, nos roteiros de natureza e na região das grutas”, salientou. Ainda nesta quinta-feira, dentro da programação do Goal to Brasil, operadores e agentes de viagens do Uruguai conhecerão os principais roteiros turísticos de Belo Horizonte e do Estado.  À noite, o cantor e compositor Vander Lee apresentará aos uruguaios um pouco da cultura e da musicalidade típica de Belo Horizonte.  E, também, um grupo de chefes gastronômicos mineiros, integrado por Eduardo Avelar (Conspiração gastronômico), Caetano Sobrinho (A Favorita), Hendres Almeira (Restaurante Gomide) e Frederico Trindade (Restaurante Trindade) farão degustação de produtos típicos da gastronomia do Estado. Futebol – A maior paixão dos mineiros esteve presente no encontro com os jornalistas uruguaios. O ex-atacante Revétria prestigiou as entrevistas e distribuiu emoção ao falar do tempo que defendeu o Cruzeiro, na década de 1970. Hebert Revetria, que hoje é empresário ligado à seleção uruguaia, atraiu a atenção ao lembrar os quatro gols que fez no Atlético, na final do campeonato mineiro de 1977. O ex-jogador falou do amor pelo Brasil e por Belo Horizonte, onde cultiva grandes amizades. “Vou acompanhar a seleção do Uruguai, na Copa das Confederações, e minha expectativa é que façamos a semifinal, no Mineirão, dia 26 de junho, contra a seleção brasileira”, completou. Para o assessor de Turismo e Cultura da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo (SMCOPA), Glauco Carvalho, o evento está sendo um sucesso. “Impressionante o número de jornalistas, tanto da área de turismo, quanto do esporte, que estiveram na coletiva, pela manhã. Pudemos mostrar como Belo Horizonte e Minas Gerais estão se preparando para as Copas e a grande afinidade entre os dois países”, concluiu. Marcação cerrada - O secretário da SMCOPA, Camillo Fraga, está acompanhado os resultados do evento de Belo Horizonte e ressaltou a importância das ações para divulgar a capital no mercado internacional. “O grande ganho que teremos com os torneios, além dos legados permanentes para a população, é a oportunidade de promoção de BH, que gera visibilidade e atração de turistas e de novos negócios para a cidade”, concluiu. O evento – O Goal to Brasil é promovido pelo Governo Federal, por meio da Embratur, e tem como objetivo destacar cada uma das sedes da Copa do Mundo como destino turístico no mercado internacional. O público convidado é formado por agentes de viagens, operadores de turismo, autoridades locais e mídia geral e especializada. Já foram realizadas outras 10 edições, em países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Canadá e Espanha. Nesta edição no Uruguai, a iniciativa contou com a participação da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo, em parceria com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Turismo e da Secopa. - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário